Produzir um bom conteúdo para um site ou blog exige tempo, pesquisa e criatividade. Depois de publicado, o desejo do produtor de conteúdo ou escritor é de que este material informativo ou educativo seja lido e aproveitado pelo maior número de pessoas possível. Para que este conteúdo produzido possa alcançar um bom número de pessoas é importante que ele esteja bem posicionado no Google e em outros mecanismos de busca.
Neste momento, você pode estar se questionando: o que eu devo fazer para que meu conteúdo pulicado no WordPress esteja bem posicionado?
Se você tem um site em WordPress, um plugin chamado Yoast SEO pode fazer a diferença no seu site.
Neste post, você descobrirá o que é este plugin e como utilizá-lo em seu site ou blog para que os seus textos sejam perfeitos aos olhos do Google ou outros mecanismos.
O que é Yoast SEO?
O Yoast SEO é um plugin que pode turbinar o seu site em WordPress. Após instalar este plugin, ele será responsável por avaliar cada conteúdo produzido em suas páginas e posts. Em seguida, após a avaliação ele apresentará uma lista de itens, incluindo o que já está bom e o que precisa ser melhorado com base nas técnicas de SEO. O plugin possui 5 milhões de instalações ativas e está entre os plugins mais populares do repositório oficial do WordPress.
O Yoast SEO possui duas versões: grátis e premium. Para utilizar a premium, você precisa adquirir um plano.
Se você não sabe o que é SEO, clique aqui e descubra.
Conhecendo o Yoast SEO
Depois de instalado, é hora de conhecer todas as funcionalidades que o plugin oferece. Acesse o menu de posts do seu painel do WordPress. Ao lado de cada publicação, você verá um ícone que lembra muito os semáforos usados para controlar o trânsito na maioria das cidades.
Assim como um semáforo, ele possui três luzes nas cores vermelho, laranja e verde. Vamos aos significados das cores:
Vermelho: Desempenho ruim, o seu conteúdo não está seguindo a maioria das regras para obter um bom posicionamento.
Laranja: Ainda há muito o que ser feito para que você alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Verde: Você seguiu todas ou quase todas as regras de SEO. O seu texto pode ser publicado.
Se aparecer a cor cinza, não se desespere isso quer dizer que o Yoast ainda não tem informações suficientes para avaliar o seu texto.
Não consegui seguir todas as regras, o que eu faço?
Na hora de produzir um conteúdo, é importante que você siga ao máximo as regras para obter um bom posicionamento, mas isso não pode interferir na qualidade de um bom conteúdo. Neste momento, é preciso ter bom senso e avaliar se vale a pena ou não alterar o seu conteúdo para seguir uma regra.
Funcionalidades do plugin
Para que o Yoast SEO avalie o seu conteúdo, você precisa inserir uma palavra chave, esta palavra deve se destacar ao longo do texto e estar sempre ligada ao tema.
Título e palavra-chave
A seguir, você verá um exemplo que irá te ajudar na escolha da palavra chave. Ao produzir um conteúdo, você precisará de um título. Veja este exemplo de título: “WooCommerce é a plataforma mais popular do mundo. Neste caso, o artigo irá tratar sobre o plugin WooCommerce e sua popularidade. Então, WooCommerce pode ser a palavra-chave. Sempre que as pessoas buscarem por WooCommerce ou popularidade do WooCommerce, os mecanismos de busca podem direcionar para este conteúdo publicado.
Se você ainda tem dúvidas para escolher a palavra-chave na hora de produzir um conteúdo, você pode utilizar o Google Trends, que é uma plataforma que mostra os termos populares mais buscados recentemente no Google. Nesta plataforma, você pode inserir algumas palavras que tenham a ver com o seu conteúdo e testar a popularidade delas.
Após criar um novo post, inserir todo o conteúdo produzido e definir a palavra-chave, o Yoast SEO exibirá uma lista de itens, que podem se encaixar em “Problemas” ou “Bons resultados”.
O Yoast SEO avaliará desde o tamanho da sua frase ou palavra-chave até se ela está ou não presente no link permanente da sua publicação, por isso a escolha desta frase ou palavra é tão importante.
Meta Description
A Meta Description é outro ponto que deve receber atenção. A Meta Description aparece logo abaixo do título do seu conteúdo. Quando alguém pesquisa algum termo no Google e ele estiver nesta descrição, a chance do usuário clicar neste link aumenta consideravelmente.
Otimização das imagens
Além destes dois itens anteriores, a otimização das imagens utilizadas ao longo do texto podem fazer a diferença. Além de estar no tamanho ideal, é preciso renomear corretamente na hora de salvar cada imagem, veja o exemplo: wordpress-nova-versao. Isso mesmo, todas as letras minúsculas, sem acento e espaço e com hifens entre as palavras.
Após renomear e inserir em seu conteúdo, é hora de atribuir um título à imagem. O título escolhido é lido pelo Google e auxilia na indexação do seu conteúdo. Você também pode acrescentar um texto alternativo, que é utilizado para descrever o conteúdo de uma imagem. Nestes dois campos, é importante que você tente incluir a frase ou palavra-chave escolhida.
Palavras de transição
Por último, mas não menos importante, estão as palavras de transição. As palavras de transição dão sentido a uma frase, oração ou parágrafo. Além de dar sentido, estas palavras trazem fluidez para o texto permitindo que os usuários compreendam o texto com mais facilidade. Levar uma boa experiência para usuário é um dos critérios para ser bem aceito pelo Google ou outros mecanismos de busca.
Yoast Free X Yoast Premium
Anteriormente já foi citado que o Yoast SEO possui as versões free e premium. Tudo que você viu até agora está incluso na versão gratuita. Ou seja, a plataforma oferece dezenas de funcionalidades gratuitamente para seu usuário.
A versão premium é, obviamente, mais completa. Dentre os recursos oferecidos na versão paga, está a possibilidade de inserir cinco palavras-chave por página, ter uma prévia da aparência da sua página no Twitter e também no Facebook. Na versão premium, o Yoast também sugere links internos para enviar os usuários a outros locais do seu site. Ao acessar estes links internos, os usuários permanecerão por mais tempo em sua página. Estas são apenas alguns dos benefícios de utilizar a versão paga.
No momento em que foi publicado este artigo, o plugin premium está sendo vendido por US$ 99 por site.
Como instalar o Yoast SEO?
Se você ainda não tem o Yoast SEO no seu WordPress, saiba que o processo para instalar um novo plugin é simples. Para te ajudar neste processo, nós preparamos um vídeo mais que especial para que você aprenda como instalar, configurar o plugin e avaliar seu primeiro artigo utilizando o Yoast SEO.
Conclusão
Neste artigo, você pode conhecer um pouco mais sobre o que é o Yoast SEO, suas funcionalidades e versões. Ter um plugin que auxilie na indexação do seu website pode fazer toda a diferença, afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Além de seguir as regras de SEO, lembre-se que levar conteúdo de qualidade aos seus leitores ou usuários é extremamente importante nos dias atuais. Bons conteúdos garantem autoridade para sua página na internet.
E se ao longo deste post, você ficou na dúvida de qual versão escolher ou não pode pagar pela versão premium, saiba que o Yoast SEO free cumpre o que promete e pode, sim, turbinar o seu site.
Agora queremos saber: Você já usa este plugin? O que acha dele? Deixe sua opinião nos comentários!
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Até a próxima!