Vale a pena investir em WordPress? Se você pensa em criar um site ou já tem um e deseja migrar para o WordPress, você já deve ter se feito esta pergunta em algum momento da sua vida.
Primeiramente, é importante que você saiba o que é WordPress. O WordPress nada mais é do que um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Tudo começou há mais de uma década, quando a plataforma era especialmente voltada para blogs.
Com o passar do tempo, o a plataforma evoluiu e hoje é um dos CMS mais utilizados por sites, portais de conteúdos, lojas virtuais, sites corporativos, entre outros.
Em 2018, de acordo com uma pesquisa realizada pela W3 Techs, 30% dos sites em todo mundo já utilizavam o WordPress.
De um ano para outro, este número subiu ainda mais e hoje o WordPress é responsável por 35% dos sites presentes na web. Em outras palavras, a plataforma controla mais de um terço da web.
O WordPress cresce cada dia mais. Nos últimos 08 anos, o crescimento registrado variou de 1 a 4% a cada ano. Em 2017, a plataforma estava presente em 13,1% dos sites disponíveis na web. Já em 2019, o número subiu para 35% e a tendência é que este número continue crescendo.
Liderança do WordPress
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Além de estar presente em 35% dos sites existentes em todo o mundo, o WordPress lidera o ranking de plataformas responsáveis pela criação de sites.
Quem ocupa o segundo lugar é o Joomla com 2,6%. Em terceiro lugar, vem o Drupal com 1,7%. Squarespace ocupa o quarto lugar com 1,5%. Em último lugar com números bem parecidos com a Squarespace , está o Wix com 1,3%.
E quando se fala única e exclusivamente de sites que utilizam CMS como tecnologia, o market share do WordPress é ainda maior, onde 62% destes sites escolheram a plataforma. Ou seja, hoje o WordPress tem mais da metade do market share de CMS. Aqui, os seus competidores diretos, na esfera de gerenciadores de conteúdo, são Joomla com 4,6% e Drupal com 3%.
Os dados apresentados até agora mostram que o WordPress é líder em todos os aspectos e que a plataforma também é feita por você e para você!
Por que o WordPress é tão popular?
A resposta é simples: existe vida por trás do WordPress. Todos os dias milhares de pessoas em todo o mundo, entre eles estão os desenvolvedores, que trabalham incansavelmente na criação de novos plugins, novas versões para que você, usuário, possa aproveitar o que há de melhor nesta plataforma.
Além disso, a instalação deste sistema é fácil e rápida. O sistema é open source – código aberto – o que estimula os programadores a desenvolverem novas funcionalidades, como por exemplo, os plugins. Com eles, você pode deixar o seu site com a sua cara.
A plataforma também fornece inúmeros temas gratuitos para quem deseja criar um site, ou seja, você não precisa criar um site do zero, podendo se utilizar de modelos já existentes.
Se você nunca usou este sistema, fique calmo, pois qualquer pessoa pode utilizá-lo, isso porque o painel é super intuitivo e fácil de administrar, onde você pode adicionar conteúdos, imagens, vídeos e muito mais com facilidade.
Para quem quer ser encontrado pelos buscadores, a plataforma também possui ferramentas de SEO, que podem te auxiliar neste processo.
Conclusão
O WordPress é popular e agora você já sabe o porquê! Se você já possui um site em WordPress, é importante sempre mantê-lo atualizado para que você e seus usuários possam ter a melhor experiência ao acessar o seu site! Para manter seu site em dia, você pode contar com os serviços de Suporte e Manutenção de sites e e-commerce em WordPress oferecidos pela Yogh, que possui uma equipe de especialistas em WordPress.
Gostou deste artigo? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos nas redes sociais?
Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.