Para quem é fã de tecnologia e quer saber mais sobre o WordPress, que é uma plataforma cheia de funcionalidades e possibilidades. O WordPress foi um dos destaques da edição de número 97 da revista Locaweb do mês de fevereiro.
A reportagem traz um apanhado geral sobre a plataforma com o objetivo de fazer o leitor entender porque o WordPress cresce tanto e como ele pode ajudar pequenos ou médios empreendedores a amadurecer na internet.
Um dos entrevistados é o consultor WordPress da Yogh, Lucas Simões de Carvalho, que revela detalhes importantes sobre esta plataforma que tem ganhado mais usuários a cada dia que passa.
Confira alguns trechos da reportagem:
WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), que abocanha 61% do setor em que atua, de acordo com o WT3Techs – entidade que mensura dados a respeito do uso de tecnologias web.
Apesar de ter sofrido muito preconceito no início de sua trajetória, a plataforma era responsável, até o fim de 2019, por rodar cerca de um terço dos sites. Entre eles, páginas de gigantes, como The Walt Disney Company, Sony Music e BBC América.
Na prática, o WordPress se propõe a democratizar a criação e edição e edição de conteúdo na internet, sem a necessidade de que o usuário tenha conhecimento de linguagem de programação. A proposta é que qualquer pessoa que deseje desenvolver um site ou blog profissional encontre na plataforma uma solução.
Para atender a diferentes usuários e necessidades, a plataforma conta com duas versões. O WordPress.com é um serviço de hospedagem gratuito com o uso do software da empresa.
Já a WordPress.org é um aplicativo de código aberto que pode ser baixado e instalado gratuitamente em qualquer outro servidor.
Várias facetas
“O WordPress dá flexibilidade e independência ao usuário, pois faz com que ele não fique preso aos formatos pré-prontos”, diz Dennis Lima, analista de marketing de produto na Locaweb.
O profissional explica ainda que, por contar com um formato transigente e que independe de desenvolvedores, o sistema foi idealizado para facilitar a vida de quem o adota.
O CMS também não tem barreiras de entrada. Por isso, pode ser configurado de maneira descomplicada e gerido com simplicidade. “Ele tem um painel de controle que guia o usuário, de maneira intuitiva, na personalização do que precisar. Dá para usá-lo com a ajuda de uma empresa especializada ou mesmo sozinho”, conta Lucas Simões de Carvalho, consultor WordPress da Yogh.
Outro fato que contribui para a popularização da plataforma é ela permitir não apenas a customização, mas também escalabilidade. Isso porque foi projetada para evoluir e acompanhar a em empresa conforme ela cresce adaptando-se a novas necessidades. Outro ponto positivo é a grande quantidade de templates e plugins colocados à disposição.
Eles permitem aos empreendedores desenvolver sites mais completos e repletos de funcionalidades.
Parte desse acervo se deve ao trabalho da comunidade WordPress, a brasileira, inclusive, é uma das maiores do mundo. Ela é formada por desenvolvedores engajados que criam uma séries de temas e ferramentas posteriormente oferecidos de maneira gratuita para os usuários. “Com código aberto, a plataforma adotou um modelo de negócio que se autodesenvolve e faz com que ela cresça de forma rápida e comunitária, com uma solução bastante rica”, afirma Dennis.
Por ser essencialmente uma ferramenta de blog e sites de conteúdo, a plataforma dispõe ainda de muitos recursos de criação e edição de texto. “Isso oferece ao usuário tudo o que o Google precisa para indexar bem as páginas em seu mecanismo de busca”, destaca Lucas. Essa característica, segundo o especialista também consolidou a plataforma como uma ferramenta cumpridora para estratégias de content marketing.
Ao longo dos últimos anos, essa versatilidade, o crescimento rápido e a paixão da comunidade do WordPress transformaram a solução em algo que vai além de um simples Cms. O serviço pode, inclusive, ser encarado como um framework, pois permite às empresas adicionar diversas aplicações para as mais variadas necessidades. Isso torna a plataforma cumpridora tanto para um blog, quanto para um grande e-commerce.
Veja mais
Você pode conferir a entrevista completa ao acessar a versão online da Revista Locaweb.
Fonte: Revista Locaweb.