Nada mais apropriado que falar sobre possibilidades de vendas para sua loja virtual WooCommerce em época de fim de ano, não é mesmo?
O que pensamos quando o fim de ano está por perto? Compras e feriados! E com eles oportunidades de divulgar seu e-commerce, oferecer aos seus clientes descontos e promoções.
O melhor disso tudo é que feriados e datas comemorativas não estão restritas a apenas um período do ano. Elas acontecem durante o ano inteiro.
Neste artigo nós vamos te mostrar como você pode vender seus produtos inspirado em datas comemorativas!
Vamos lá?
Feriados e datas comemorativas: Saiba mais como aproveitá-las em sua loja WooCommerce
Com a temporada de compras natalinas chegando no horizonte, é provável que você já esteja refletindo em como você vai atrair, comercializar e vender seus produtos aos clientes, não é mesmo?
Com WooCommerce não há razão para você limitar suas vendas e promoções. Aliás, não somente isso, mas também não há porquê limitar suas vendas a uma única data comemorativa.
Todas as datas comemorativas podem ser uma oportunidade!
Se sua loja virtual WooCommerce tem crescido (ou se você deseja que ela cresça), a temporada de festas é a sua chance!
Com um pouco de pesquisa e com promoções bem programadas, você pode alcançar consumidores por meio de datas comemorativas – e impulsionar suas vendas.
Vamos ver como você pode usar datas comemorativas e feriados para expandir as vendas em seu e-commerce!
Etapa 1: Saiba quais regiões você pode atingir
Antes de você começar, é necessário ter claro para quais regiões você estará comercializando.
O Brasil é um país grande. Além dos feriados e datas comemorativas, existem celebrações regionais e pertinentes que você pode aproveitar para vender seus produtos.
Com o auxílio de um calendário online você pode procurar as datas e locais de feriados e datas comemorativas. Isto vai te ajudar a ter uma melhor ideia sobre:
- Quais locais específicos a data é comemorada;
- Quem celebra;
- Por quanto tempo o feriado ou a comemoração dura.
Entretanto, não é porque você pode enviar seus produtos para qualquer lugar do país que você deve fazer promoções de feriados para todos eles.
Você deve ter um senso claro do porquê você quer atingir essa região com seus produtos e como seu e-commerce e mercadorias se encaixam neste contexto específico.
De forma simples: você não deve apenas saber aonde você vai promover seu e-commerce, mas também, o por que.
Etapa 2: Decida o que você vai vender e quais ofertas você vai disponibilizar em seu WooCommerce
Como acabamos de mencionar, você pode enviar seus produtos para qualquer lugar do país, mas se seus produtos não são um bom encaixe para o tipo de comemoração específica daquele local, claramente, ninguém vai querer comprar seu produto, não é mesmo?
Fazer uma pesquisa sobre cada feriado que você deseja atingir pode prevenir isto.
A pesquisa também pode te ajudar a decidir quais produtos exatamente são a melhor escolha para cada região.
Afinal, não é uma boa ideia oferecer um código de cupom de desconto para sua loja inteira se só alguns produtos são relevantes para aquele lugar, certo?
Para cada região ou feriado que você deseja vender, decida quais (se não todos) produtos são aplicáveis e como você vai fazer com que eles sejam mais atrativos ao seus clientes.
Vai usar um cupom de desconto? Ou abaixar os preços por um curto período de tempo?
Tenha em mente que você pode fazer coisas diferentes para grupos específicos de compradores.
Por exemplo: Se a expedição do produto é mais cara para uma região, porém, nem tanto para outra, você pode oferecer frete grátis como uma promoção de feriado ao invés de oferecer um cupom de 20% desconto.
Etapa 3: Adicione seus planos a um calendário
Agora que você sabe aonde quer ofertar e o porquê, o próximo passo é planejar como essas vendas (aproveitando datas comemorativas) se encaixarão em sua loja virtual WooCommerce.
Um dos melhores modos para manter organizado os feriados e celebrações, atualização de sua loja e assim por diante, é com um calendário editorial.
Muitas lojas usam calendários editoriais para organizar a agenda de publicações de seus conteúdos, mas elas também são úteis para organizar feriados e promoções.
O Google Calendar é uma ótima ferramenta.
Os calendários podem ser feitos rapidamente e compartilhados com outras pessoas. Você pode adicionar lembretes para assuntos que você precisa resolver como: adicionar avisos, mudar preços de produtos, etc.
Independente de qual calendário você utilizar, é importante que você e sua equipe usem este calendário para planejar e organizar cronograma de todos os feriados escolhidos.
Dessa forma todos saberão:
- Quais datas comemorativas estão acontecendo e quando;
- O que está sendo feito na sua loja para estas datas;
- Quem é responsável para cada ação.
Com tudo planejado e programado, você vai perceber que é muito mais fácil manter o que você já fez ou quem está fazendo o quê.
Além disso, você poderá dar uma olhada se existe ainda espaço para mais uma promoção ou cupom de desconto, baseado em quanto você já está produzindo.
Agora que você tem todos seus planos escritos e uma boa ideia do que você vai fazer para cada feriado, é hora de saber qual será a forma que você vai comercializar isto tudo.
Etapa 4: Aumente o conhecimento das ofertas de feriado por meio de anúncios, e-mail e mais
Para atrair clientes, você vai precisar que eles saibam de sua loja virtual WooCommerce e como ela pode ir de encontro as necessidades deles.
Há muitas modos que você pode fazer isto. Alguns métodos que você pode tentar:
Anúncios em mídias sociais
Use o Facebook, Twitter ou Pinterest para promover conteúdo em grupos específicos – consumidores que estão na região específica que você deseja atingir ou que visitaram um tipo específico de site relacionado ao mesmo produto que você vende ou até mesmo que visualizaram produtos similares aos seus.
Remarketing
Você pode mostrar anúncios ou conteúdo para cliente que visitaram ou compraram algo de outra loja, trazendo eles de volta para mais uma compra.
E-mail marketing
Se você já tem uma lista de e-mails criada, você pode promover suas ofertas de datas comemorativas para todos os seus clientes ou em listas segmentadas.
Pay-Per-Click
Crie anúncios que vão aparecer com palavras comuns ou frases que estão sendo buscadas – você paga por clique e recebe por vendas.
SEO
Adicione palavras ou frases que se relacionam com a data comemorativa ou produtos da sua loja, fazendo sua loja aparecer mais em resultados de busca destes compradores.
Com qualquer combinação destes métodos de marketing, você pode trazer novos compradores para sua loja WooCommerce e também fazer com que eles saibam o que você está oferecendo para datas específicas.
Etapa 5: Atualize sua loja virtual para dar informações aos seus clientes
O passo final que você pode tomar é dar para cada grupo de compradores as informações certas.
Garanta que cada comprador (não importa o feriado que esteja celebrando ou o que esteja planejando comprar) saiba quando o pedido deles será enviado, como será enviado e quanto tempo levará para ser recebido.
Checar como estão as suas páginas (como FAQ e políticas de envio) são uma ótima maneira de verificar se suas informações estão no lugar certo.
Quer saber mais sobre páginas no WooCommerce? Veja aqui!
Com WooCommerce você pode configurar avisos da loja ou usar uma extensão como Cart Notices para informar os clientes sobre envio e prazos de pedido. O Cart Notices te permite mostrar mensagens dinâmicas para seu comprador enquanto ele está fazendo o check out.
Por exemplo:
É possível encorajar seu cliente a adicionar mais um item no carrinho com uma mensagem oferecendo frete grátis baseado na quantidade de itens já adicionados. Ou criar uma sensação de urgência com um aviso “Faça o check out nos próximos 10 minutos e seu pedido será enviado hoje”. Os avisos e mensagens podem ser diversos e de acordo com sua disponibilidade e critérios.
O Cart Notices é uma extensão útil que informa seu cliente e também ajuda você a vender mais!
Outra maneira é você também trabalhar com um designer para criar imagens especiais para mostrar suas promoções relacionadas a datas comemorativas. Use estas imagens na página de sua loja, na mídia social, em emails ou em qualquer lugar onde seu cliente estará buscando informação.
Com feriados, festas e celebrações, seja criativo! As oportunidades de vender aproveitando estas datas comemorativas são infinitas.
Com o planejamento certo, você pode acertar nas datas comemorativas desta temporada – não só no fim de ano
Por que se limitar há apenas uma comemoração? Com um pouco de pesquisa e preparação, você pode oferecer aos seus clientes promoções e ofertas inspiradas em datas comemorativas todo o ano.
Seja se você optar por código de cupom de desconto, descontos ou produtos gratuitos , ao utilizar os conselhos dados neste post, você será capaz de alcançar mais consumidores!
Agora que você se preparou, qual data comemorativa que você está planejando atingir e como? Comente!
Texto traduzido e modificado: How to sell to shoppers celebrating international holiday