Você já ouviu falar do WooCommerce? Ainda não? Ok. Precisamos mudar isto imediatamente.
Afinal, se você quer que seu comércio eletrônico tenha diversos recursos e soluções para encantar e conquistar novos clientes, o WooCommerce com certeza é uma ótima escolha.
Neste artigo você vai descobrir o que é o WooCommerce e quais são os seus diferenciais.
Vamos lá?
O que é o WooCommerce?
O WooCommerce é um plugin gratuito de e-commerce desenvolvido especialmente para WordPress.
Sim, um plugin! E não uma plataforma.
Você pode pensar nele como um kit de ferramentas que contém todos aqueles elementos para deixar sua loja virtual a melhor que pode ser, como: carrinho de compras, gerenciamento de estoques, estatísticas, entre outros.
Se você já possui um site WordPress, o WooCommerce é o caminho! Com ele, você pode criar sua loja virtual diretamente do seu WordPress.
Hoje a plataforma é extremamente popular.
De todas as lojas virtuais que existem 39% delas são com WooCommerce. O número sempre crescente de downloads do plugin já está em 17,055,702.
Quer saber como é um loja virtual desenvolvida com WooCommerce? Confira alguns cases da Yogh:
Conheça um pouco da história do plugin mais popular para comércio eletrônico
Três entusiastas do WordPress (Mark, Magnus e Adii) desenvolviam juntos temas para a plataforma. Logo, eles perceberam uma oportunidade! O que era uma colaboração, acabou se tornando uma ideia de empresa.
A WooThemes foi criada.
Mal poderiam saber que entre os plugins e temas que desenvolveriam estaria o WooCommerce, o plugin mais popular da atualidade para e-commerce. O WooCommerce foi desenvolvido por Mike Jolly e James Koster para alegria de muitos empreendedores virtuais.
Lá em 2011, no ano de seu lançamento, o WooCommerce teve seu início como uma aplicação de plugin com uma biblioteca integrada de temas WordPress para auxiliar pessoas e empresas a transformarem seus sites em lojas virtuais. Desde o começo, a intenção é fazer do WooCommerce a ferramenta que possibilita a venda de todo o tipo de produto online, acessível a todas as pessoas que desejarem.
WooCommerce – Plataforma completa para e-commerce
Quanto mais completo o plugin, melhor a criação da loja virtual, não é mesmo? A popularidade do WooCommerce não se dá somente pela popularidade do WordPress.
O plugin robusto traz diversos recursos que são extremamente úteis e fazem a diferença na construção de uma loja virtual excelente. Vamos conhecer aqui quais são os diferenciais de uma loja virtual com WooCommerce:
1. WooCommerce é customizável
Você tem ideias específicas para sua loja virtual? Quer que ela seja da maneira como planejou? O WooCommerce vai te ajudar.
Afinal, ele é open source. Isto permite que você desenvolva seu comércio eletrônico do jeito que achar melhor. As extensões, aplicativos e os próprios recursos nativos que o plugin oferece, permitem que você personalize sua loja (veja mais detalhes a seguir).
Quer saber mais sobre as vantagens de uma loja virtual open source? Leia este nosso artigo aqui.
Veja também nosso comparativo entre WooCommerce (open source) e Shopify (solução alugada).
2. Recursos nativos do WooCommerce
Os recursos nativos do WooCommerce fazem a diferença na sua loja virtual. Somente com eles é possível criar um comércio eletrônico com recursos variados e eficientes.
Como o WooCommerce possui diversos recursos nativos, separamos alguns deles para você conhecer:
Interface moderna
O WooCommerce possui uma interface moderna, feita para fluir com temas WordPress, permitindo que sua loja virtual esteja alinhada com as últimas tendências de design.
Integrado com WordPress
Todo o conteúdo e publicação que você disponibilizar em seu e-commerce estará também na plataforma mais popular para gerenciamento de conteúdo.
Controle do processo de check-out
Você pode habilitar e desabilitar o check-out e reforçar a segurança de todos os processos de check-out de sua loja.
Você pode vender para países específicos ou para qualquer lugar do mundo. Também consegue determinar urls específicas de página para administrar ações específicas durante o processo de check-out.
Suporte de geolocalização
O WooCommerce tem geolocalização já incorporada. Dessa forma, sua loja consegue detectar automaticamente o endereço de seu cliente, fazendo com que o cálculo de frete e impostos seja mais simples.
Comportamento do carrinho de compra
É possível fazer o redirecionamento para página do carrinho de compras após uma adição bem-sucedida de um produto. Sim, você tem controle sobre isso também!
Carregamento de página reduzido
WooCommerce usa AJAX nos botões de “adicione ao carrinho”, o que significa que sua loja não precisará recarregar toda a vez que um cliente adicionar um produto ou editar algo no carrinho de compras.
Capacidade de produtos
Desde 1 produto a milhares. O WooCommerce é extremamente flexível com relação ao número de produtos que você pode oferecer. Não limites de quantidades.
Gerenciamento de produtos
É possível adicionar rapidamente produtos à sua loja, assim como selecionar tamanho de imagens para catálogos e thumbnails.
Os produtos podem ser divididos por tipos:
- Produto simples;
- Grupo de produto;
- Produto afiliado;
- Produto variável;
- Produto virtual.
O WooCommerce oferece também uma gama de opções para variáveis, como: controle de preços, estoque, imagem e muito mais.
Por exemplo: Você vende vestuário? WooCommerce facilita. Você pode vender uma camiseta e oferecer três opções de tamanho – P, M, G – assim, as variáveis do produto são os tamanhos pequeno, médio e grande. E para cada um poderá ter um preço diferente e também uma quantidade de estoque específica.
É possível também gerenciar o inventário de sua loja, acompanhar níveis de estoque, segurar estoque por um período de tempo se um pedido é cancelado, receber notificações para um e-mail customizado, esconder itens de estoque e muitos outros.
Envio de produtos
Você pode habilitar a opção de expedição dentro de sua loja, e opcionalmente, esconder custos de envio até que um endereço seja inserido no pedido.
Além disso, existem vários métodos de envio para seu produto: envio internacional, entrega local e até mesmo escolher automaticamente o método de envio mais barato disponível ou oferecer envio gratuito de pedidos.
Mais recursos
Customização do cálculo de impostos, controle de classes de impostos, SEO, códigos de cupom de desconto, avaliação de produto, análise de produto e pedidos; e também, relatórios são mais alguns dos recursos que WooCommerce já possui nativamente.
3. Extensões do WooCommerce
Como os plugins são para o WordPress, assim são as extensões para WooCommerce. Elas servem para deixar sua loja virtual ainda mais completa. Veja aqui algumas das áreas específicas que você pode encontrar extensões:
- Contabilidade;
- Serviço ao cliente;
- Inventário;
- Gerenciamento;
- Marketing;
- Gateways de pagamento;
- Produtos;
- Relatórios;
- Métodos de envio;
- Widgets.
Certamente, se você estiver procurando alguma extensão para algum recurso específico que deseja implementar em sua loja virtual, você certamente encontrará.
Quer saber mais sobre o WooCommerce? Confira nosso artigo.
Gostou deste artigo? Deixe um comentário! Queremos saber de você!