“WooCommerce Brasil”: é assim que a maioria dos usuários procuram pela plataforma de comércio eletrônico mais popular do mundo nos sites de busca. O WooCommerce é um plugin para WordPress que tem o poder de transformar o seu site em uma plataforma extremamente poderosa. O interessante é que tanto o WordPress e o plugin WooCommerce são gratuitos para uso pessoal e comercial, então você pode instalar e começar a usá-los imediatamente.
Apesar do termo correto ser WooCommerce, muitas pessoas acabam buscando por WooCommerce Brasil com o objetivo de encontrar materiais em português sobre a plataforma.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as vantagens em escolher o WooCommerce para a sua loja. Continue lendo e saiba qual decisão tomar na hora de desenvolver o seu e-commerce.
A plataforma de e-commerce comumente chamada por WooCommerce Brasil trabalha bem para atender às necessidades de uma loja virtual, principalmente se você já está acostumado com a interface do WordPress. Oferece uma interface simples, porém muito eficiente. O download é gratuito e necessita de poucos recursos financeiros para mantê-la. Possui ainda uma boa usabilidade que o torna intuitivo e, por isso, fácil de usar. Por ser um plugin do WordPress, ele funciona bem com os outros plugins disponíveis na plataforma e isso gera uma boa experiência de navegabilidade no site.
Leia também: Abrindo um E-commerce: planejamento, frete, tributos, UX e no que mais ficar de olho
Além do que já falamos acima, conheça as principais vantagens em escolher o WooCommerce para sua loja virtual:
1 – Solução simples e eficaz
Através do chamado WooCommerce Brasil pelos usuários é possível vender qualquer coisa, integrar a outras extensões da plataforma, além de outras funcionalidades que proporcionam ao gestor uma visão ampla de sua loja virtual. Trata-se de um plugin open source com recursos como carrinho de compras, filtros de buscas internas, ordenação de preço, ferramentas de gerenciamento de estoque, facilitadores de pagamento, entre outras ferramentas comuns aos e-commerces.
2 – Tenha o controle da sua loja virtual nas suas mãos
Todas as páginas, níveis de estoque, vendas realizadas, contas de seus consumidores podem ser controladas mesmo sem grandes conhecimentos em TI. A plataforma open source dá a liberdade para que o gestor possa integrar e remover extensões, modificar o layout, botões e muito mais. Em outras palavras, você pode alterar as configurações da sua loja virtual do jeito que quiser e quando quiser, de qualquer lugar com internet.
3 – Gerencie de forma simplificada o seu negócio
A interface do WooCommerce é surpreendente e eficiente. Ela permite que usuário possa administrá-la de maneira fácil e o suporte evita dores de cabeça indesejadas. Desde a instalação do plugin até a visualização dos dados de navegação, tudo pode ser realizado e gerenciado de forma intuitiva e prática.
4 – Diversas formas de pagamento integradas
Como a plataforma chamada pelos usuários por “WooCommerce Brasil” é voltada para lojas virtuais, é necessário configurar um ou vários métodos de pagamento. Abaixo estão listados alguns métodos de pagamento que estão disponíveis para configuração na plataforma:
- Pagseguro: a plataforma suporta o método de redirecionamento do PagSeguro, onde o cliente é redirecionado para a página do PagSeguro para concluir o pagamento do pedido.
- PayPall: PayPal funciona como redirecionamento de página, assim como o PagSeguro, onde o cliente é redirecionado à página de conclusão de pagamento do pedido.
- Depósito Bancário: O método de Depósito Bancário necessita apenas das informações de conta para mostrar ao usuário em qual conta ele deve fazer o depósito/transferência.
Leia também: 3 vantagens de você ter um e-commerce
Existem diversos recursos disponíveis para o seu negócio, confira os principais:
Cadastramento de produtos
O “WooCommerce Brasil”, como é conhecida, adiciona um menu de produtos no WordPress, onde é possível criar produtos. A tela de criação é simples e intuitiva, basta preencher os campos como nome do produto, descrição, categorias e tags. Porém, é importante entender bem a seção Dados do Produto, pois cada opção e detalhe altera a forma como este produto será vendido.
Página de Loja
O “WooCommerce Brasil” cria uma página de loja, com a listagem dos produtos, exibidos em um grid geralmente. Essa página pode ser configurada para exibir os produtos em uma ordem diferente, por exemplo. O visitante pode navegar pelo catálogo e entrar nas páginas dos produtos para ver detalhes.
Carrinho de Compras
O WooCommerce permite que os visitantes adicionem ou removam produtos ao carrinho de compras, altere as quantidades, veja e prossiga para o checkout (finalização do pedido e pagamento). Dependendo do tema, que é o responsável pelo design do site, o carrinho pode ser exibido de várias formas, como um ícone no cabeçalho, na barra lateral ou na página própria para o carrinho que o WooCommerce cria.
Cupons de Desconto
O WooCommerce já oferece por padrão o recurso de criação de cupons de desconto. Você pode criar um código e distribuir para dar descontos. É importante configurar o cupom de forma correta, para evitar descontos indesejados!
Taxas e impostos
Caso você precise somar taxas ou impostos extras aos seus produtos e mostrar para os clientes esses valores, o WooCommerce possui recursos disponíveis para isso.
Finalização do Pedido – Checkout
Na finalização de pedido, o cliente preenche os dados pessoais, escolhe o endereço de entrega e a forma de pagamento.
Facilidade na hora da entrega
É possível criar regras de entrega diferentes por área de entrega. Por exemplo, frete grátis para a cidade-base da loja e taxa de R$30 para o restante do país. Métodos de entrega também podem ser adicionados com plugins, como Correios e transportadoras.
Gerenciamento de pedidos
Quando um pedido é efetuado, o administrador da loja visualizará as informações no painel do WordPress. É possível mudar o status do pedido, enviar informações ao cliente, verificar o status do pagamento, entre outras operações.
Com tudo isso que falamos, a conclusão é fácil: vale muito a pena usar o plugin do WooCommerce para WordPress, certo? Além de tudo que citamos, podemos contar ainda com a segurança que o plugin oferece à sua comunidade, afinal, são milhões de empreendedores cadastrados em todo o mundo.
Se você precisa de auxílio para desenvolver a sua loja virtual com o plugin famoso como “WooCommerce Brasil” entre em contato conosco. Podemos te ajudar a fazer sua loja virtual se destacar no mercado. Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos que também querem fazer seus negócios decolarem em 2020.
Nos vemos em breve!