Quais são os tipos de produtos e variações permitidas no WooCommerce? Se você já se perguntou alguma vez isto, você está no lugar certo.
Nosso artigo de hoje existe para trazer clareza e resposta para estas duas perguntas!
Aqui você vai conferir sobre os produtos que o WooCommerce aceita e as variações que são permitidas pelo plugin.
Vamos lá?
Tipos de produtos permitidos no WooCommerce
Não pense que você só pode vender produtos físicos em sua loja virtual WooCommerce. Você também pode disponibilizar para seus clientes produtos digitais.
Sim!
O WooCommerce deixa você vender produtos físicos e digitais! O produto físico, como o próprio nome já diz, são os produtos que você pode enviar aos seus clientes, seja uma peça de vestuário, eletrônico, artigo de decoração, etc. O digital é aquele que é reproduzido virtualmente ou que o cliente pode fazer download.
Dentro destes 2 tipos existem algumas classificações que você precisa saber. Vamos dar uma olhada:
Produto Simples no WooCommerce
O produto simples é aquele que não possui opções a serem escolhidas por seu cliente. Abrange a grande parte dos produtos que são comercializados e podem ser entregues.
Por exemplo: um disco.
Produto Agrupado
É basicamente uma coleção de produtos relacionados que podem ser comprados individualmente.
Por exemplo:
Você pode agrupar produtos individuais – digamos produtos de maquiagem – e vender como um kit.
Produto Externo ou Afiliado
O produto externo ou também conhecido como afiliado é o tipo de produto que você lista (apresenta) em seu site, mas vende em outro lugar.
Por exemplo:
Você pode listar um e-book. A compra não será feita em sua loja virtual, mas sim em um site externo, como o Hotmart.
Produto Variável
Já o produto variável é aquele que possui opções variadas do mesmo produto.
Como assim?
Exemplo:
Uma camiseta que esteja disponível na cor preta ou branca; ou um pôster que pode ser comprado em três dimensões diferentes (pequeno, médio ou grande).
Variações aceitas no WooCommerce
As variáveis de seu WooCommerce sempre tem relação com o atributo que você qualifica ao produto.
Por exemplo:
Você pode atribuir a uma camiseta os atributos de cor e tamanho – se você possuir este produto no estoque com essas variações.
O preto, branco e azul; e P, M e G são as variações dos dois atributos estabelecidos.
Ou seja: você tem um produto que tem 9 variações. Oferecer produtos variáveis é uma boa opção. Dessa forma você tem mais probabilidades de vender para aquele cliente que não compraria por causa do tamanho ou da cor disponível.
A variação que você deseja disponibilizar vai depender também do produto que você vende.
Por exemplo, se você vende livros, dificilmente, você terá uma variação já que o livro é um produto basicamente único. Ou seja, é um produto simples. Nesse caso, não há variação para ser aplicada.
Quantidade, tamanho, cor, tipo de material, medidas são alguns dos atributos que você pode aplicar aos seus produtos.
Conclusão
Como você pode ver o WooCommerce é bem flexível em relação aos tipos de produtos e variações que permite.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a compreender melhor tudo o que você pode atribuir ao seu produto e disponibilizar ao seu cliente!