Ter um site responsivo tem se tornado essencial para o sucesso de seu WordPress.
No artigo de hoje nós explicamos para você o que é um site responsivo, mostramos a diferença entre responsividade e versão mobile e listamos 5 vantagens ao optar por um site responsivo.
O que é site responsivo?
Ajustável.
Talvez esta seja a palavra que melhor define o que é um site responsivo. Hoje existe muito mais que uma opção para acessar conteúdo na internet. Seu cliente pode visualizar seu site por desktop, smarthphone ou tablet, certo?
Cada um destes dispositivos possuem dimensões e tamanhos diferentes. Ou seja: para que o conteúdo do seu site se ajuste a todas estas medidas é necessário que ele seja responsivo.
O site responsivo é projetado para se adaptar as resoluções sem qualquer distorção. Seu conteúdo é visto da mesma maneira em todos os dispositivos.
Isto não é sensacional?!
Afinal, ninguém gosta de acessar um site por celular, por exemplo, e ter que ficar aplicando zoom para ler conteúdo, certo? Um design responsivo vai se ajustar perfeitamente a qualquer resolução facilitando a leitura do usuário.
Site responsivo é diferente de um site em versão mobile
Pode existir uma certa confusão entre site responsivo e site em versão mobile.
Já avisamos: eles não são a mesma coisa.
O site responsivo é desenhado para se adaptar a qualquer tipo de tela facilitando assim, o acesso e leitura do usuário nos dispositivos desktop, smartphone e tablet.
Já ter uma versão mobile de seu site é possuir um segundo site feito somente para ser aberto em dispositivos móveis.
Ou seja: o site responsivo é um único projeto desenhado para que seja adaptável a todos os dispositivos. Ter uma versão mobile é ter um segundo site exclusivo para dispositivos móveis.
O mais recomendado é criar seu site WordPress optando por um projeto responsivo.
Vantagens de ter um site responsivo
Agora que você sabe o que é um site responsivo e a diferença com a versão mobile, você precisa saber algumas das vantagens do design responsivo.
Veja abaixo 5 vantagens para seu site WordPress:
1. Experiência do usuário
Seu cliente e visitante é o que mais importa, certo?
Oferecer uma boa experiência ao usuário é fundamental para que não somente seu conteúdo seja visto, mas também, que o leitor permaneça em seu site, independente em qual dispositivo esteja usando.
De acordo com estatísticas há 61% de chance do usuário desistir de seu site se acessar sua página em dispositivo móvel e não encontrar o que procura.
Já aquele que tem uma experiência agradável, os números mostram que há 67% de chance de converter na compra de seu produto ou serviço.
Se os números não te convenceram, pense em você mesmo: qual é a sua reação quando entra em algum site por celular e encontra o conteúdo desajustado?
2. Adaptação ao crescimento de acesso mobile
O número de acesso a internet, no Brasil, por meio de dispositivos móveis (smartphones, tablet) tem crescido significativamente.
De acordo com dados estatísticos (2015) 79 milhões de brasileiros utilizam dispositivos para checar sites e conteúdos na internet.
Ter um site que se adapte a celulares e tablets é o caminho para conquistar mais clientes na tendência de acesso que tem tudo para continuar se consolidando nos anos que virão.
3. Velocidade da página
Já falamos em nosso blog o quanto a velocidade de carregamento de página é importante para um site WordPress bem-sucedido.
Não só é fator de posicionamento nos mecanismos de busca mas também se torna fator decisivo para os visitantes ficarem ou não em seu site.
É recomendado que o conteúdo de site aberto em dispositivos móveis seja carregado em menos de 2 segundos.
Um site sem responsividade não conseguirá seguir estas recomendações. A demora no carregamento resulta em uma má experiência do usuário e consequentemente, desvantagem para o tráfego de seu site.
4. Aumento nas vendas
Dados estatísticos mostram que a população brasileira tem optado em fazer compras através de dispositivos móveis.
Não ter um site que seja adaptável se torna um erro para qualquer site ou loja virtual.
O site feito para ser responsivo é otimizado e mais leve, proporcionando ao usuário que escolhe comprar produtos ou serviço por meio de celular ou tablet, uma experiência mais prática e eficiente.
Apostar na responsividade só ajudará em suas vendas!
5. Compartilhamento nas mídias sociais
38% da população acessa as redes sociais por meio de dispositivos móveis.
Ter um site que se ajusta aos dispositivos só ajudará no compartilhamento do seu conteúdo em mídias e redes sociais.
Dar ao usuário uma boa experiência de navegação enquanto ele está utilizando um celular, por exemplo, só é vantajoso para o seu negócio.
Se seu site é visualizado por um visitante utilizando tablet e estiver com tudo alinhado, as chances de compartilhamento são altas!
Ao apostar na responsividade, você está respondendo a uma parcela da população que navega pelas redes por meio de dispositivos móveis.
Conclusão
Ter um site responsivo é muito vantajoso para seu negócio.
Além de consolidar sua marca, um site responsivo é essencial para um bom posicionamento nos buscadores e assim, ótimo para tráfego de seu WordPress!
Quer ter um site em WordPress responsivo? A Yogh pode te ajudar!