Você possui um site em WordPress? Você já está nas redes sociais? Provavelmente em algum momento da sua vida, você já deve ter parado para pensar: site ou redes sociais? qual eu devo investir?
Pois é, a gente te entende! E para te ajudar a compreender melhor as diferenças entre o site e as redes sociais e quais as vantagens de estar presente nestas mídias sociais, continue lendo este post!
Assim, ficará mais fácil para você entender qual é a melhor escolha para você divulgar o seu negócio para o mundo. Afinal, a internet não tem fronteiras!
Entenda o que é um site
Para começar, é preciso primeiro entender o que é um site e o que é uma rede social.
Um site nada mais é do que uma página ou uma série de páginas que são armazenadas em um servidor (hospedagem) e que são divulgadas para o mundo através de um domínio que leva o seu nome ou nome de sua empresa como por exemplo, www.meusite.com.br.
O seu site pode conter textos, imagens, vídeos e muito mais. Tudo vai depender das suas necessidades e do que deseja vender neste ambiente.
Entenda o que é uma rede social
Já as redes sociais são conhecidas como espaços virtuais que permitem conectar pessoas e empresas que compartilham mais do que produtos e serviços, mas também o seu dia a dia, interesses e valores.
Site ou redes sociais? Entenda as diferenças
Agora que você já sabe o que é um site e o que são redes sociais, é hora de ir mais fundo e entender as suas principais diferenças.
Custo
A primeira diferença e talvez a mais importante é que a criação de um site pode ter custos. Apesar do WordPress ser gratuito hoje e sempre. Para que você possa ter um site, é preciso investir em uma boa hospedagem e um bom domínio.
São estes os dois principais fatores que mantêm um site vivo na internet, depois disso, você também pode precisar de um desenvolvedor e de um designer para dar ao seu site, a cara do seu negócio.
Mas estes dois itens são opcionais, afinal é possível aprender a criar um site sem programar gratuitamente.
Já as mídias sociais, você não precisa pagar para estar neste ambiente, mas isso não significa que não haverá custos a longo prazo. Isso porque é preciso pagar para patrocinar posts ou investir na divulgação de anúncios pagos para atingir um público maior de usuário e assim gerar novos leads.
Além disso, você também pode investir na contratação de um social media. O social media é o profissional responsável por administrar as suas contas de redes sociais, que envolve uma série de tarefas, que vão desde a elaboração de pautas até a interação com seus usuários.
Estabilidade
Ao abrir uma empresa, seja ela física ou virtual, tudo o que você deseja é que ela gere lucros, supere suas expectativas e tenha estabilidade para se manter viva e funcionando.
Ao criar um site, você escolhe por quanto tempo ele ficará no ar, o conteúdo que estará nele e muito mais. Você tem total autonomia para fazer o que desejar.
Já nas mídias sociais, você depende da plataforma para existir. Por isso, fica clara a tendência de plataformas e mídias sociais, que tem muitos acessos por um bom tempo, até o momento que seu ciclo de vida gera uma queda e ela eventualmente se torna obsoleta.
Podemos tomar como exemplo o Orkut no passado e plataformas mais atuais, como o Facebook e Snapchat, que vem reduzindo sua audiência drasticamente.
Além da validade das plataformas, outro problema é o controle que elas têm sobre o que é mostrado para seus leitores.
De acordo com as prioridades da plataforma, perfis podem facilmente sair do radar de buscas e o conteúdo que um dia chegava a vários usuários, começa a chegar em apenas alguns. Isso pode afetar o seu negócio.
Estes dois tópicos elencam as principais diferenças entre um site e redes sociais. Neste dois itens, as redes sociais foram campeãs no item custo. Já o site levou a melhor no item estabilidade.
E a partir de agora, você vai conferir as principais vantagens de escolher entre um site ou redes sociais.
Site ou redes sociais? Conheça as vantagens
É claro que há diferenças entre sites ou redes sociais. Mas é claro que há vantagens em utilizar tanto o site ou as mídias sociais a favor do seu negócio.
Vantagens de ter um site para divulgar o seu negócio
O seu site é seu cartão de visitas virtual e com ele você pode:
- Um site permite que você personalize as páginas de acordo com as necessidades da sua marca.
- Você pode ter inúmeras páginas para divulgar seus produtos e serviços e vendê-los através da internet.
- Publicar inúmeros conteúdos que fortaleçam sua marca.
- Utilizar técnicas de SEO para que seu negócio tenha mais visibilidade no Google.
- Um bom site transmite segurança, profissionalismo e confiança para seus usuários.
- Se você está presente nas mídias sociais, o site permite integrar suas redes sociais para aumentar o seu público-alvo.
- Utilizar uma série de recursos para atrair seus clientes, que vão desde a variedade de métodos de pagamento até a possibilidade de traduzir seu site para outros idiomas.
Vantagens de ter uma rede social para divulgar o seu negócio
As suas redes sociais são mais uma forma de você divulgar seus produtos e serviços e com elas, você pode:
- Como já falamos anteriormente, as redes sociais são gratuitas. Ou seja, você não precisa desembolsar dinheiro para estar presente neste espaço virtual.
- Nas mídias sociais, você também pode publicar conteúdos através de vídeos e imagens para fortalecer sua marca e divulgar seus serviços.
- Ficar mais próximo do seu público-alvo. As mídias sociais permitem que você fique mais próximo do seu leitor e interaja com eles. É uma ótima forma de captar clientes.
- Público expressivo. As redes sociais reúnem milhares de pessoas e há pesquisas, como a feita pela empresa NordVPN que mostram que as pessoas chegam a ficar 4 dias inteiros conectadas. Por isso, você tem a chance de alcançar um grande público.
- Distribuição de conteúdo. Você tem um site? Aproveite as mídias sociais para divulgar o seu conteúdo e aumente seu alcance rapidamente.
Essas são algumas das vantagens de estar presente nestes dois ambientes. E aí, na sua opinião, qual a vantagem que mais chamou a sua atenção? Conta para a gente nas mídias sociais.
Site ou redes sociais? Qual escolher?
Ao longo deste post, você pôde compreender o que é um site e o que são as redes sociais, quais as principais diferenças e vantagens. E agora é chegado o momento de decidir: site ou redes sociais? Qual escolher?
A verdade é que só você pode responder essa pergunta. Por isso, é importante sentar e tirar um bom tempo para planejar as melhores estratégias de marketing para o seu negócio. O ideal é que sua empresa esteja onde o seu público está.
E se possível, faça um bom site para receber seus clientes e também esteja nas mídias sociais. Desta forma, os seus produtos e serviços chegarão em mais pessoas, o que aumenta consideravelmente as suas chances de gerar mais negócios.
E aí, este post te ajudou de alguma forma? Se sim, compartilhe com seus amigos e ajude outras pessoas a entenderem se vale a pena escolher um site ou redes sociais.
Até a próxima!