Aviso de Site não Seguro? Descubra o que esse aviso significa

Cada vez mais se fala em termos uma internet mais segura para os usuários, por isso, o Google vem se preocupando e agindo contra os sites não seguros. Com o objetivo de aumentar a segurança, a empresa vem promovendo muitas mudanças em seus produtos, fazendo com que todos os sites utilizem o protocolo HTTPS. As […]

Cada vez mais se fala em termos uma internet mais segura para os usuários, por isso, o Google vem se preocupando e agindo contra os sites não seguros. Com o objetivo de aumentar a segurança, a empresa vem promovendo muitas mudanças em seus produtos, fazendo com que todos os sites utilizem o protocolo HTTPS. As principais mudanças vêm ocorrendo no Google Chrome.

Entenda as diferenças entre HTTP e HTTPS

HTTP é sigla de HyperText Transfer Protocol que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto”. É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores.

Já o protocolo HTTPS oferece mais segurança com o Certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para acessá-lo. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em e-commerces e sites que exigem cadastro ou login.

Leia também: Site WordPress seguro com Certificado SSL

O que é Certificado SSL?

A sigla SSL significa Secure Socket Layer, uma tecnologia desenvolvida para oferecer mais segurança na troca de informações entre o usuário e o servidor do site. Na verdade, o objetivo do Certificado SSL é impedir que pessoas de má fé possam capturar informações restritas dos usuários, tais como dados bancários, senhas e logins de acesso, etc.

Existem algumas categorias de Certificado SSL, conheça:

Certificado de Validação de Domínio

Este é o mais simples e o mais fácil de ser emitido, levando em média 30 minutos para sua ativação. Por oferecer um baixo nível de validação de dados, o seu valor também é mais baixo. Este Certificado SSL oferece um selo fixo que mostra aos seus usuários que o seu site é seguro.

Certificado para validação organizacional

Para obter este Certificado SSL você precisará de um pouco mais de informações. Dados como telefone, CNPJ e nome fantasia são fundamentais para você não ser classificado como site não seguro. Este Certificado SSL demora 2 dias e você receberá um selo dinâmico para inserir no seu site, informando dados sobre a sua empresa.

Certificados para validação estendida

A validação estendida é ideal para você quem quer manter a classificação de site não seguro longe. É o melhor dos certificados e, além de segurança, ele também proporciona um certo status de segurança digital.

Com o envio de documentos físicos a sede da certificadora, sua emissão leva em média 5 dias, a contar pela data de entrega dos documentos. O Certificado SSL de verificação estendida é o mais caro das opções disponíveis para site não seguro.

Certificado SSL Grátis 

Para quem busca uma opção grátis, o Lets Encrypt é a opção. Esse certificado SSL é completamente gratuito e faz sucesso entre os internautas, além de ter uma instalação mais fácil do que os demais.

HTTPS e o ranqueamento do Google

Os sites com Certificado SSL possuem vantagem no ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google. Claro que o HTTP não garante que o seu site seja exibido em primeira posição, mas pode ser um fator decisivo na hora de desempatar dois sites concorrentes. Vale dizer que um site sem o HTTPS dificilmente ocupará as primeiras posições orgânicas nas pesquisas de um buscador.

Não possui Certificado SSL e a mensagem site não seguro está sendo exibida? Saiba porque isso acontece:

Como falamos no início do texto, o Google está de olho na segurança e promovendo diversas alterações em seus produtos. Essas alterações começaram a ser feitas em 2017, quando a empresa começou a identificar sites em HTTP como site não seguro. Esta mudança afetou principalmente sites que, de alguma maneira, coletavam informações do usuário como senhas e logins.

Em seguida, o Chrome foi atualizado e passou a exibir a mensagem “site não seguro” em todas as páginas que promovessem qualquer tipo de interação com o usuário, como formulários de contato, cadastro de e-mail e outras atividades bem comuns na internet. Em julho de 2018, as atualizações foram drásticas e afetaram todos os sites que não aderiram ao protocolo HTTPS.

Atualmente, o que vemos no Google Chrome é a exibição de um cadeado cinza. Como a tendência é cada vez mais sites utilizarem o HTTPS, o aviso de “site seguro” ficou para trás.

Vale a pena ter o Certificado SSL?

A resposta é: com certeza! A concorrência na internet é grande e você precisa estar à frente. Contratando um Certificado SSL você garante a segurança da sua empresa e de todos os seus usuários, gerando credibilidade e confiança.

Leia também: Como o seu site pode ser punido pelo Google sem o Certificado SSL (HTTPS)

 Como adquirir um Certificado SSL e ficar com o site seguro?

A implementação dos Certificados SSL deve ser feita pela empresa onde o seu site está hospedado. Além da opção de certificado gratuito, existem diversas outras modalidades pagas, que oferecem diferenciais bem interessantes, como testes de invasões e outros. Vale a pena conhecer e entender as diferenças, por isso, contratar uma empresa especializada é fundamental.

Se você precisa de ajuda para implementar o Certificado SSL e acabar com o aviso de ‘site não seguro’, Entre em contato com a gente. Temos diversas opções que vão garantir a segurança do seu site. Ah, e não esqueça de compartilhar esta informação nas suas redes, nosso objetivo é que existam cada vez menos sites não seguros por aí. Até a próxima.

Sair da versão mobile