Talvez uma das maiores preocupações para qualquer dono de site ou loja virtual é ter o projeto web invadido e infectado.
Uma vez que seu site é invadido, dependendo da extensão da invasão, você fica com a tarefa de resolver todos os problemas ocasionados pela infecção e colocar seu site de volta no ar com a mesma qualidade e com proteção garantida para seu usuário.
Abaixo, vamos citar as principais consequências de um site com vírus e o que você deve fazer depois de ter resolvido a infecção:
Consequências de um site invadido
O que pode acontecer com um site que foi invadido? A resposta mais simples é: muitas coisas. Mas para a lista não ficar interminável, nós separamos 3 consequências que farão com que você reforce a segurança de seu projeto web o quanto antes (caso você não tenha isto como prioridade).
Vamos conferir:
1. Afeta o seu posicionamento no Google
Esta é uma das mais graves consequências de um site invadido por falta de segurança. O posicionamento do seu projeto web é o que faz com que você seja facilmente encontrado na internet.
Além disso, ele é um das fatores determinantes para seu usuário entender que pode confiar em seu conteúdo.
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Imagine só perder todo o investimento de tempo e pesquisa para o desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade para ser afetado por algo que é possível prevenir com uma boa rotina de segurança.
Sites identificados com vírus perdem colocação nos mecanismos de busca!
2. Afeta a sua credibilidade
Um site invadido pode apresentar diversos indicativos que foi hackeado. Pode ser uma mudança gráfica na página inicial, pode ser o redirecionamento para algum site inapropriado ou até mesmo uma presença invisível dentro do seu site que roube informações, como dados pessoais de seus usuários.
Outra indicação, bem grave, é quando o seu cliente busca por seu site e no resultados de busca, aparece uma imagem como esta:
As formas são diversas. Tanto as visíveis como as mais escondidas, são extremamente prejudiciais para sua imagem. Se o seu cliente identificar que seu site está com a segurança comprometida, você perderá a credibilidade.
Veja aqui mais sinais que indicam a invasão de seu site WordPress
3. Gastos a mais
Você terá gastos! Principalmente se você não aplica qualquer medida imediata para que o problema seja solucionado com rapidez. É necessário compreender que soluções para fazer a limpeza e recuperar seu site, se assim precisar, variam conforme o grau da infecção.
Vale enfatizar aqui que a melhor coisa para se fazer quando um site está com vírus é agilidade! Quanto mais tempo você demorar, pior ficará a situação.
O que é malvertising e como você pode evitar
Depois de ter limpado o seu site avise o Google!
O que queremos dizer com isso? Sempre que um site tem infecção, o Google coloca um alerta para proteger o usuário do acesso comprometido. Para restabelecer seu posicionamento, você precisa avisar ao Google que seu site já está sem nenhuma brecha.
É necessário que seja feita uma limpeza nos buscadores para o site voltar a ser identificado como seguro.
O processamento de revisão do Google pode levar alguns dias! Para cada tipo de invasão o tempo varia. Neste tipo de situação, sempre há um período de tempo para restabelecer o seu posicionamento.
O que você deve fazer para que seu site WordPress volte a funcionar
Conclusão
Como você pode perceber, um site invadido por hackers e infectado por qualquer tipo de vírus, é prejudicial para seu negócio online.
Entre as muitas consequências da invasão, as principais são o rebaixamento de sua posição nos mecanismos de busca, credibilidade danificada e despesas a mais para solução correta para a restauração.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco melhor as consequências de um site infectado e o que você deve fazer depois da execução de limpeza.
Se você gostou desse artigo, que tal curtir e compartilhar em suas redes sociais?
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
ótimo post , site invadido acontece muito por isso tenho uma segurança no meu site .