Seu site segue as diretrizes básicas de SEO Onpage?

Montamos aqui um check list com as principais atividades a serem feitas no SEO Onpage de seu site para que ele possa assim ser bem visto pelos buscadores. São atividades simples, mas que bem feitas farão toda a diferença para você ganhar destaque na Internet. Aproveite essas dicas para identificar se seu site já possui […]

Check List de SEO

Montamos aqui um check list com as principais atividades a serem feitas no SEO Onpage de seu site para que ele possa assim ser bem visto pelos buscadores. São atividades simples, mas que bem feitas farão toda a diferença para você ganhar destaque na Internet. Aproveite essas dicas para identificar se seu site já possui essas diretrizes, e se não, comece agora mesmo a aplicá-las em seu site.

Arquitetura do site

Organize a arquitetura de seu website com categorias e subcategorias, facilitando na navegação e a usabilidade do site. A arquitetura é também determinante para mostrar aos buscadores quais páginas são consideradas mais relevantes e devem ser priorizadas.

Exemplo de arquitetura de um website

Urls Amigáveis

Endereços que representem melhor o conteúdo a ser explorado na página são mais confiáveis pelos usuários e melhores indexados pelos buscadores. As urls devem representar exatamente a estrutura existente na página, como o exemplo a seguir.

Exemplo de URL amigável

Exemplo de URL não amigável

No caso das urls não amigáveis, aparecem vários números e códigos os quais não são identificados pelos usuários e nem pelos buscadores.

Títulos das páginas (titles)

Crie títulos para seu site que sejam curtos, com as palavras-chave importantes no início de seu texto tendo a certeza de passar a ideia completa em até 60 caracteres.  Não adianta colocar todas as keywords aleatórias e soltas em seu título, isso não trará a relevância desejada, a frase deverá ter sentido e ser compreendida pelos usuários.

Cada página de seu site deverá ter seu próprio título, sendo assim apresentada para as buscas feitas de modo específico.

O título e meta description são configurados de forma simples direto no HTML do site ou através do sistema de administração (CMS) por exemplo no WordPress. O WordPress têm facilidades adicionais para fazer as configurações de otimização do site que agiliza seu trabalho.

Exemplo de busca feita pela palavra Agênca Digital. Resultado é composto por título e meta description.

Meta Description

O texto que definimos como meta description não fica aparente diretamente no website, mas é utilizada para descrever sua página nos resultados dos buscadores. Escrevê-lo é muito importante para ter a certeza de que as informações desejadas serão apresentadas quando a página de seu site for relacionada nos buscadores. Caso a meta description não seja preenchida, os buscadores apresentarão como resultado qualquer outro texto existente na página que considere mais relevante. Poderá ser informações do rodapé, nomes de imagens, e não exatamente aquela informação que você gostaria de enfatizar para seu clientes.

A meta description também é relevante para apresentar palavras-chave que não necessariamente estão presentes na página em questão, mas na meta description você poderá relacionar ela no tema.

No campo da meta description é possível criar conteúdo com 150 caracteres em média, que serão os apresentados nos resultados das buscas. Utilize este espaço para completar o título de sua página e descrever mais sobre o que ela contempla. Não repita o título de sua página nesta espaço, aproveite para descrever melhor e utilizar suas palavras-chave. Assim como seu título, a meta description também deverá ser única para cada página.

Conteúdo Atualizado

Tenha certeza de ter feito textos de acordo com o seu objetivo de negócio. Utilizando as palavras relacionadas a sua área de atuação, criando um texto único. Alguns pontos são essenciais na criação de um bom conteúdo:

Atributos das Imagens

Assim como os textos devem representar e passar a informação sobre o tema abordado em cada página, as imagens também devem conter nome do arquivo e o título da imagem devem descrever o que contém na imagem. Os atributos da imagem são:

Exemplo:

Imagem de exemplo da página de portfólio da Yogh

Hospedagem e Domínio

Utilize um domínio que represente o que sua empresa é ou faz, que seja de fácil entendimento pelos usuários. Contrate um plano de hospedagem com boa estabilidade, garantindo a permanência do seu website no ar.

Conclusão

Criando e mantendo seu site atualizado e seguindo as regras básicas de SEO ele terá melhor visibilidade e consequentemente mais oportunidades de negócios. Fique atendo a esses detalhes que farão toda a diferença na divulgação da sua empresa na Internet e bons negócios!

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