Seu site segue as diretrizes básicas de SEO Onpage?

Montamos aqui um check list com as principais atividades a serem feitas no SEO Onpage de seu site para que ele possa assim ser bem visto pelos buscadores. São atividades simples, mas que bem feitas farão toda a diferença para você ganhar destaque na Internet. Aproveite essas dicas para identificar se seu site já possui […]

Marketing Digital

Atualizado em 11/05/2021

Check List de SEO

Montamos aqui um check list com as principais atividades a serem feitas no SEO Onpage de seu site para que ele possa assim ser bem visto pelos buscadores. São atividades simples, mas que bem feitas farão toda a diferença para você ganhar destaque na Internet. Aproveite essas dicas para identificar se seu site já possui essas diretrizes, e se não, comece agora mesmo a aplicá-las em seu site.

Arquitetura do site

Organize a arquitetura de seu website com categorias e subcategorias, facilitando na navegação e a usabilidade do site. A arquitetura é também determinante para mostrar aos buscadores quais páginas são consideradas mais relevantes e devem ser priorizadas.

Exemplo de arquitetura de um website

Urls Amigáveis

Endereços que representem melhor o conteúdo a ser explorado na página são mais confiáveis pelos usuários e melhores indexados pelos buscadores. As urls devem representar exatamente a estrutura existente na página, como o exemplo a seguir.

Exemplo de URL amigável

Exemplo de url amigável

Exemplo de URL não amigável

Exemplo de url não amigável

No caso das urls não amigáveis, aparecem vários números e códigos os quais não são identificados pelos usuários e nem pelos buscadores.

Títulos das páginas (titles)

Crie títulos para seu site que sejam curtos, com as palavras-chave importantes no início de seu texto tendo a certeza de passar a ideia completa em até 60 caracteres.  Não adianta colocar todas as keywords aleatórias e soltas em seu título, isso não trará a relevância desejada, a frase deverá ter sentido e ser compreendida pelos usuários.

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Cada página de seu site deverá ter seu próprio título, sendo assim apresentada para as buscas feitas de modo específico.

O título e meta description são configurados de forma simples direto no HTML do site ou através do sistema de administração (CMS) por exemplo no WordPress. O WordPress têm facilidades adicionais para fazer as configurações de otimização do site que agiliza seu trabalho.

Exemplo de Resultado de Busca por Agência Digital

Exemplo de busca feita pela palavra Agênca Digital. Resultado é composto por título e meta description.

Meta Description

O texto que definimos como meta description não fica aparente diretamente no website, mas é utilizada para descrever sua página nos resultados dos buscadores. Escrevê-lo é muito importante para ter a certeza de que as informações desejadas serão apresentadas quando a página de seu site for relacionada nos buscadores. Caso a meta description não seja preenchida, os buscadores apresentarão como resultado qualquer outro texto existente na página que considere mais relevante. Poderá ser informações do rodapé, nomes de imagens, e não exatamente aquela informação que você gostaria de enfatizar para seu clientes.

A meta description também é relevante para apresentar palavras-chave que não necessariamente estão presentes na página em questão, mas na meta description você poderá relacionar ela no tema.

No campo da meta description é possível criar conteúdo com 150 caracteres em média, que serão os apresentados nos resultados das buscas. Utilize este espaço para completar o título de sua página e descrever mais sobre o que ela contempla. Não repita o título de sua página nesta espaço, aproveite para descrever melhor e utilizar suas palavras-chave. Assim como seu título, a meta description também deverá ser única para cada página.

Conteúdo Atualizado

Tenha certeza de ter feito textos de acordo com o seu objetivo de negócio. Utilizando as palavras relacionadas a sua área de atuação, criando um texto único. Alguns pontos são essenciais na criação de um bom conteúdo:

  • Ser claro e objetivo nas ideias;
  • Deixar um redator profissional auxiliar neste trabalho;
  • Ter originalidade;
  • Usar estilos e formatação mantendo uma organização.

Atributos das Imagens

Assim como os textos devem representar e passar a informação sobre o tema abordado em cada página, as imagens também devem conter nome do arquivo e o título da imagem devem descrever o que contém na imagem. Os atributos da imagem são:

  • Nome da imagem, que é o nome do arquivo;
  • Título alternativo (alt): conhecido com alt da imagem, aparecerá somente se a imagem não carregar na página.
  • Título (title), conforme apresentado na imagem abaixo;

Exemplo:

Exemplo de descrição na imagem

Imagem de exemplo da página de portfólio da Yogh

Hospedagem e Domínio

Utilize um domínio que represente o que sua empresa é ou faz, que seja de fácil entendimento pelos usuários. Contrate um plano de hospedagem com boa estabilidade, garantindo a permanência do seu website no ar.

Conclusão

Criando e mantendo seu site atualizado e seguindo as regras básicas de SEO ele terá melhor visibilidade e consequentemente mais oportunidades de negócios. Fique atendo a esses detalhes que farão toda a diferença na divulgação da sua empresa na Internet e bons negócios!

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