SEO: Menos robôs, mais seres humanos!

Para que serve um mecanismo de busca? A resposta parece óbvia: para encontrar o conteúdo que nós, usuários, precisamos. Mas o foco da otimização por muito tempo não foi o ser humano e sim o famoso robô do Google. Intensas pesquisas foram feitas para se entender como o algoritmo de buscas funciona e métodos eram […]

Marketing Digital

Atualizado em 11/05/2021

Menos robos e mais usuarios no SEO

Para que serve um mecanismo de busca? A resposta parece óbvia: para encontrar o conteúdo que nós, usuários, precisamos.

Mas o foco da otimização por muito tempo não foi o ser humano e sim o famoso robô do Google. Intensas pesquisas foram feitas para se entender como o algoritmo de buscas funciona e métodos eram aplicados em sites para colocá-los no topo.

Acontece que essas páginas nem sempre eram de fato o conteúdo que os usuários precisavam. Entre bons profissionais de SEO que se empenhavam em entregar melhores informações, existiam os manipuladores que otimizavam o site gerando valor apenas para o robô do Google e nada para o usuário. Essa caça a melhor otimização gerou uma inversão de valores e muitas vezes o conteúdo que era de fato bom não era encontrado.

Dualidade na otimização SEO: o que o robô quer versus o que o usuário precisa.

Em 2011 o Google resolveu mudar esse cenário drasticamente com o chamado “Panda update”, penalizando manipuladores de otimização e beneficiando a cada dia mais os sites que ofereciam o conteúdo procurado pelo usuário. Desde essa atualização o mecanismo Google é uma máquina em aprendizado que cada vez consegue entender melhor o que gera valor.

E se eu tenho um conteúdo bom para oferecer aos usuários, o que devo fazer para ser encontrado?

Gere engajamento com mídias sociais

Se o usuário se identifica com o seu conteúdo, certamente vai querer participar de sua causa e interagir com você.

Dificilmente as pessoas acessarão seu site diariamente, mas é bem provável que ela acessará as mídias sociais com muita frequência. A presença nas mídias sociais garante que o usuário interessado no seu conteúdo descubra que você está produzindo mais informações, gere engajamento com seu usuário e entregue o conteúdo que ele precisa, no canal que ele está.

Entregue as informações de forma clara e fácil de navegar

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Assim como o conteúdo, a experiência de acesso a informação vale muito para o seu usuário. Apresente suas informações em um layout de agradável leitura e com navegação fácil de entender, isso manterá seu cliente confortável em seu site e lendo cada vez mais informações.

Distrações no site, como banners ou muitas informações adicionais podem parecer benéficas no início, mas distraem seu usuário e o impedem de consumir o conteúdo mais importante.

Continue estudando SEO

Sempre será muito importante saber como o algoritmo do Google funciona, de nada adianta possuir um bom conteúdo se você não configura seu site para que os usuários te encontrem, siga as boas práticas determinadas pelo Google e acompanhe os resultados de acesso no Google analytics para entender melhor o seu público e como ele chega no seu site.

Por fim, continue entendendo o robô, mas lembre que os holofotes agora estão na geração de conteúdo e na usabilidade para o seu usuário.

Quer aprender sobre SEO para seu site? Confira os artigos:

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