SEO: 10 dicas eficazes para o seu site em WordPress

Quer ficar bem posicionado no Google ou em outros mecanismos de pesquisa? Então, clique aqui e confira 10 dicas de SEO eficazes para seu site em WordPress

Investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) pode fazer com que o seu site seja facilmente encontrado pelo Google e outros mecanismos de busca.

No entanto, com o cenário digital em constante mudança, é difícil encontrar dicas de SEO para sites relevantes e confiáveis.

Mesmo que práticas como o linking building sejam essenciais, você pode se surpreender ao descobrir que networking e mídias sociais também podem aumentar o seu alcance. Além disso, existem alguns outros elementos que podem prejudicar sua classificação sem que você perceba.

Por isso, neste artigo, que é uma tradução de um post veiculado no site “codeinwp”, você vai conferir dez das principais dicas de SEO para melhorar sua classificação no Google. 

01. Escolha bem as palavras-chaves

A primeira dica deste post é: escolha bem as palavras-chave. Como você já deve saber, palavras-chave longas, como frases ou perguntas, geralmente são mais eficazes do que direcionar apenas um ou dois termos. As pessoas tendem a procurar respostas para seus problemas mais comuns, por isso é inteligente pesquisar seu público alvo e ver o que procuram online.

Sites como o Google Trends podem ser seu aliado na busca por palavras-chaves de qualidade. O Google Trends é uma ferramenta gratuita que foi criada em 2006 para acompanhar quais os assuntos foram os mais comentados no mecanismo de busca mais popular do mundo.

Em 2020, por exemplo, o termo “Coronavírus”, foi o termo mais pesquisado. Portanto, se você tem um blog de Saúde, e ainda não abordou temas relacionados a este assunto, é hora de repensar suas estratégias de marketing de conteúdo.

Como utilizar o Google Trends?

O processo é simples, basta acessar o site: www.trends.google.com.br. Após acessar a página, é só digitar o termo que você deseja no campo de pesquisa.

Em seguida, você verá informações relacionadas ao período em que a população mais pesquisou sobre o tema, em quais estados o assunto esteve em alta nos campos de pesquisa e assuntos e consultas relacionadas.

Caso, você não queira digitar nenhum termo específico, na página inicial é possível ver quais assuntos estão em alta pelo mundo, quais os termos mais pesquisados do dia e as principais notícias do dia no Brasil e no mundo. E mais, você não precisa realizar nenhum cadastro para ter acesso as informações.

O que você pode fazer com essas informações?

Criar pautas: utilize os dados para avaliar quais temas são relevantes em sua região ou país e crie pautas para o seu blog ou até mesmo para as mídias sociais.

Conhecer as tendências: você sabe o que está em alta dentro do seu segmento de mercado? O Google Trends pode te ajudar a encontrar o que está em alta no momento. Se você tem uma loja de roupas, por exemplos, você pode utilizar a ferramenta para descobrir quais peças estão fazendo sucesso no momento. Com estas dicas, você pode criar promoções ou até mesmo adquirir novos produtos para a sua loja.

02. Simplifique sua estrutura de URL

Pode parecer que suas URLs não são altamente significativas para o SEO. No entanto, se os endereços de sua página forem muito complicados e não seguirem uma estrutura de URL lógica, é provável que os mecanismos de pesquisa sejam confundidos por eles.

Em primeiro lugar, URLs curtos e organizados, como “seusite.com.br/produtos/nome-do-produto/”, são mais fáceis para os usuários copiarem e colarem em suas barras de endereço corretamente. Isso pode melhorar a experiência do usuário (UX) geral do seu site, que é um fator indireto de classificação. Em segundo lugar, URLs longas e confusas torna o rastreamento das suas páginas mais difícil para o Google, o que pode impactar negativamente o seu SEO.

Portanto, é inteligente evitar práticas inadequadas, como o uso de URLs dinâmicos, símbolos especiais, letras aleatórias ou muitas subpastas. Em vez disso, inclua palavras-chave, use hífens para separar as palavras e certifique-se de que os usuários possam refazer facilmente seus caminhos com base na estrutura do URL.

03. Crie uma estrutura de links internos

A próxima dica de SEO é criar uma estrutura de links internos. Em vez de encaminhar os leitores aleatoriamente para seus outros artigos, certifique-se de desenvolver um plano lógico e segui-lo.

Por exemplo, você pode querer criar uma estratégia de conteúdo hub and spoke em seu site. Resumindo, o hub é a sua página principal e os spokes são tópicos de apoio ou categorias que levam de volta a postagens fundamentais.

Além disso, uma estratégia de links internos eficaz ajuda o Google a entender a relevância de suas páginas, a relação entre elas e o valor que fornecem aos leitores. Portanto, é inteligente pensar em sua estrutura de links como uma pirâmide. Sua página inicial está no topo, suas categorias estão no meio e suas postagens estão na parte inferior.

No entanto, não se esqueça de que enviar usuários para fontes não relacionadas não contribui para uma experiência do usuário positiva, por isso é crucial que seus links nunca estejam fora de contexto.

04. Entre em contato com suas fontes 

Redirecionar seus leitores para páginas relevantes de alta autoridade é uma prática excelente, por isso é inteligente incluir links para algumas para apoiar seus argumentos. Infelizmente, fazer com que outros sites tenham um link para o seu conteúdo é uma tarefa mais desafiadora. No entanto, um backlink de uma fonte confiável pode elevar suas páginas nas classificações, então vale a pena o esforço.

O link building leva tempo e paciência, então não espere resultados venham após uma noite. Ainda assim, existem algumas estratégias práticas que você pode querer experimentar. Por exemplo, você pode entrar em contato com outros proprietários de sites e informá-los quando você criar um link para seus artigos. 

Não se esqueça de incluir um link para sua postagem para que sua fonte possa conferir. Se o seu conteúdo oferece valor e é genuíno, você descobrirá que seus contatos geralmente lhe retribuem o favor.

05. Corrija links quebrados 

Além de otimizar seus URLs, criando uma estrutura de links lógica e ganhando alguns backlinks de qualidade, é uma boa ideia verificar regularmente se há links quebrados em seu conteúdo. Isso pode frustrar seus leitores e desperdiçar um precioso link, então você vai querer consertá-los o mais rápido possível.

Se o seu site for grande, percorrer todos os links externos pode ser demorado. Portanto, é melhor usar uma ferramenta como o Site Explorer do Ahrefs, que verifica seu site em busca de todos os links ativos e corrompidos. 

O site Semrush também é outra ferramenta que pode te ajudar a encontrar links quebrados. No entanto, é preciso pagar para utilizar todos os recursos de ambos os sites, mas a boa notícia é que você pode fazer um teste grátis antes de efetuar a compra.

Normalmente, você pode corrigir rapidamente links externos inativos removendo-os se forem desnecessários, fornecendo uma fonte alternativa ou corrigindo erros de digitação nos URLs. No entanto, você pode não ter muito controle sobre backlinks quebrados, especialmente se a fonte vincular a sua página incorretamente.

Nesse caso, é inteligente usar redirecionamentos 301, que enviam usuários e mecanismos de pesquisa para um novo URL. Este método ainda passa um poder de classificação significativo para a nova página, então vale a pena o esforço. Você também pode usá-lo sempre que remover ou alterar o conteúdo do seu site.

06. Reaproveite conteúdos populares

Reciclar postagens existentes pode não parecer intuitivo. Afinal, você não quer duplicar um conteúdo já existente. No entanto, os usuários têm uma variedade de preferências em relação a como gostam de consumir informações, por isso é inteligente atender a tantos deles quanto você puder.

Por exemplo, a pandemia mudou a forma como as pessoas consomem conteúdo de vídeo, tornando-se uma das tendências digitais mais quentes deste ano. Portanto, se um de seus artigos tiver um bom desempenho, adicionar um vídeo do YouTube à sua postagem pode gerar mais tráfego e aumentar o SEO do seu site.

Você também pode experimentar diferentes tipos de conteúdo e ver o que mais repercute em seu público. Por exemplo, você pode redirecionar seu artigo de classificação superior em um infográfico, um tutorial ou até mesmo um podcast. Essa dica também pode impulsionar sua estratégia de mídia social, pois mais conteúdo significa mais leads, então não tenha medo de sugerir novos ângulos sobre um tópico que você já cobriu.

07. Promova suas postagens nas redes sociais 

Falando em mídia social, se você ainda não a usa para promover seu site, você pode estar perdendo muito potencial de exposição. Embora compartilhar suas postagens no Facebook ou Instagram não contribua diretamente para o SEO, usar esta estratégia pode aumentar o tráfego orgânico. Também pode prolongar a vida útil do seu conteúdo e ajudá-lo a estabelecer autoridade online.

Além disso, as menções nas redes sociais podem ser um fator de classificação de contribuição, embora não contam oficialmente como backlinks. Ainda assim, os compartilhamentos ajudam a direcionar novos visitantes para suas páginas. A mídia social também pode ajudá-lo a construir um público leal que recomende seus serviços a outras pessoas, especialmente se você mantiver uma programação de postagem regular.

08. Considere usar plugins de SEO

Se as páginas não seguirem boas estratégias de SEO, todos os seus outros esforços podem ser perdidos, pois os usuários não conseguirão encontrar você através do Google. Portanto, você precisa criar meta tags e descrições adequadas que contenham as palavras-chave escolhidas.

Felizmente, você não precisa mais realizar essas tarefas às cegas. Se você estiver usando o WordPress, existem muitos plugins de SEO que podem ajudá-lo a otimizar seu site para mecanismos de pesquisa e até mesmo gerar sitemaps XML.

Embora o Yoast seja uma escolha popular para muitos iniciantes, pode não ser suficiente para todos os usuários. Por exemplo, o Rank Math vem com recursos mais avançados, como um monitor que te ajudará a encontrar erros 404, sugestões de links internos e outras recomendações de SEO.

Na dúvida de qual plugin escolher para o seu site? Confira este post que nós preparamos para você: Como escolher um bom plugin? Saiba mais.

09. Aumente a velocidade de carregamento de sua página

Não importa quantas dicas de SEO para sites você implemente, se suas páginas demoram muito para carregar, isso pode afetar seriamente sua classificação. Portanto, você deve examinar algumas práticas para aumentar a velocidade do seu site e ter como objetivo um tempo de carregamento de dois segundos ou menos.

Existem muitos motivos pelos quais seu site pode ser lento. Por exemplo, você pode estar tendo problemas com seu provedor de hospedagem na web ou seu banco de dados pode precisar de uma limpeza. No entanto, sobrecarregar seu site com imagens tende a ser o culpado mais comum.

Gráficos e fotos podem representar até 60 por cento do tempo médio de carregamento de um site. Por isso, é importante que estes arquivos estejam otimizados.

Quer saber mais sobre otimização de imagens? Leia o artigo: As imagens podem afetar a otimização do site? Saiba mais

10. Escreva para pessoas, não para mecanismos de pesquisa

Por último, ao criar conteúdo, você não deve se concentrar muito em mecanismos de pesquisa e algoritmos. Embora os aspectos técnicos do SEO sejam importantes, lembre-se de que você está escrevendo para humanos antes de mais nada.

Forçar palavras-chave em títulos e parágrafos por causa do SEO pode muitas vezes parecer anormal, então é melhor aprender mais sobre as técnicas SEO e assim combinar suas palavras-chave da forma mais perfeita possível.

Além disso, lembre-se de que fornecer conteúdo envolvente, valioso e relevante é provavelmente uma das dicas de SEO mais críticas de que você deve se lembrar. Os mecanismos de pesquisa se esforçam para fornecer experiência de usuário de ponta para seus usuários, portanto, se você escrever postagens úteis, o resto virá.

Considerações finais sobre as dicas de SEO

Ao longo deste post, você pode conferir 10 dicas de SEO para que o seu site em WordPress ou loja virtual WooCommerce possa ficar bem posicionada no Google ou em outros mecanismos de busca.

Mas o mais importante disso tudo, é você se lembrar constantemente de que está escrevendo para pessoas, elas precisam se sentir tocadas com o seu conteúdo. Por isso, se concentre na produção de um bom conteúdo e vá aplicando as técnicas de SEO aos poucos. Assim, o seu trabalho não ficará exaustivo e estressante.

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Até a próxima!

Texto traduzido e adaptado: 10 SEO Tips for Effective Websites: Non-Obvious Tips Proven to Work

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