Redirecionamento: saiba o que é e quando utilizar

Você sabe o que são redirecionamentos de URLs e para que servem? Neste post, você entenderá quando e qual redirecionamento usar em seu site WordPress

Redirecionamento de URs: entenda o que sao e para-que-servem

Mesmo sem perceber, você já deve ter entrado em uma página de um site que já foi redirecionada. Por isso, neste post você vai entender melhor o que são um redirecionamento e para que ele serve.

E mais, você vai ver que para cada situação há um redirecionamento diferente, que pode ser utilizado em seu site em WordPress.

O que é um redirecionamento? 

Neste tópico, vamos entender melhor sobre o que é o redirecionamento ou redirect e como ele acontece.

Quando o usuário está pesquisando no Google e outros mecanismos de busca, ele digitará um termo voltado para o tema que deseja pesquisar. Os mecanismos listarão uma série de sites que abordam o tema pesquisado.

O usuário escolherá um para clicar e navegar pelo site, mas às vezes, assim que ele clica em um dos links, a URL pode mudar de www.meusite.com.br/page-1 para meusite.com.br/page-2, por exemplo. Isso significa que o usuário acabou de ser direcionado para o link que ele deseja acessar. 

Na vida real, o redirecionamento pode ser comparado a mudança de local de uma empresa, por exemplo. Imagine que seu café preferido atendia na rua A, mas precisou ampliar seu espaço para oferecer mais tipos de bebidas e lanches e por isso teve que se mudar para a rua B. Mas você não sabia dessa mudança, passou a saber apenas quando foi à rua A e viu um cartaz alertando sobre a mudança. Para tomar o seu café favorito, você foi redirecionado para a rua B. 

Agora, ficou bem mais fácil de entender, não é mesmo?

Por que os sites usam o redirecionamento? 

Os sites costumam utilizar redirecionamentos quando movem um conteúdo para outra página, quando uma página é excluída ou até mesmo quando o nome do domínio é alterado. 

Com o redirecionamento feito de forma correta, os mecanismos levarão seus usuários para as página correta. 

O redirecionamento ou redirect pode afetar o SEO?

A resposta para esta pergunta é: não. Pelo contrário, o redirect serve para que os usuários façam uma pesquisa, encontrem bons resultados e tenham uma ótima experiência ao navegar pelo seu site. 

Afinal, é muito frustrante para o usuário que está fazendo uma pesquisa encontrar uma página que está apresentando erro, não é mesmo? 

Mas lembre-se de não exagerar nos redirecionamentos e utilizá-los de forma correta. Por isso, no próximo tópico, você vai conhecer os formatos mais mais comuns e quando utilizá-los.

Conheça os tipos de redirecionamento

301

O 301 é um redirecionamento permanente. Este formato é responsável por informar ao visitante que a página que ele acabou de tentar acessar foi movida para um outro lugar permanentemente. Em seguida, o usuário será levado para o novo endereço.

302, 303 e 307

Estes são conhecidos como redirecionamento temporário. Assim, como o nome diz, eles são responsáveis por informar ao usuário que está navegando na internet, que o site que ele tentou acessar está indisponível temporariamente. 

304 

O redirecionamento 304 direciona os visitantes para uma versão em cache da página, uma vez que não houve alterações nela. 

Se você ainda não sabe o que é cache e para que ele serve, leia este artigo: Plugins de cache: 03 opções para o seu WordPress.

308

O redirecionamento 308 é bem semelhante ao 301, pois funciona como um redirecionamento permanente, embora o 301 seja, ainda, a opção mais popular.

Conheça alguns plugins:

Redirection

Redirection é de longe o plugin de redirecionamento mais popular e gratuito para WordPress e é fácil perceber por quê. Essa ferramenta permite que você configure muitos tipos de redirecionamentos, incluindo:

Este plugin também conta com outras funcionalidades, como monitorar automaticamente seu site em busca de alterações no permalink e configurar redirecionamentos para você ao detectar atualizações. Ele também pode manter um registro de erros 404 encontrados pelos visitantes e compartilhar essas informações com você.

Ao monitorar os erros 404, você terá uma lista completa de URLs potenciais para os quais será necessário configurar um redirecionamento.

Outro benefício do Redirection é que ele permite que você determine as condições de cada redirecionamento configurado. Por exemplo, você pode criar redirecionamentos que só disparam com base no status de login de um visitante, idioma, entre outros parâmetros.

Yoast SEO

O Yoast SEO é no momento, o plugin de SEO mais popular de acordo com o repositório oficial do WordPress. Entre os recursos que ele oferece, está o redirecionamento.

O Yoast SEO oferece suporte a vários tipos de redirecionamento, incluindo: 301, 302 e 307.

Se você quer saber mais sobre este plugin tão popular, leia este artigo: Yoast SEO: um plugin para turbinar o seu site.

Conclusão

Ao longo deste post, você pode entender o que são redirecionamentos, para que eles servem e como eles podem afetar o seu site em WordPress.

Mas agora, nós queremos saber: você utiliza redirecionamentos em seu site? Qual o sua experiência com este recurso? Compartilhe com a gente nos comentários.

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Até a próxima!

Artigo traduzido e adaptado: 7 Best Redirect Plugins for WordPress

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