Talvez você já tenha se perguntado quanto custa para abrir uma loja virtual WooCommerce. Talvez você pense que deve ter alguma pegadinha nessa ideia toda de e-commerce de código aberto. Talvez você pense que vale mais a pena investir em uma opção alugada.
No artigo de hoje vamos ver quanto, de fato, são os investimentos para abrir uma loja virtual WooCommerce.
Atualmente, no mundo, 26% dos comércios eletrônicos são feitos utilizando a plataforma WooCommerce. Este número é uma boa representação da confiabilidade do plugin.
Existem muitas razões para a popularidade do WooCommerce, motivos que fazem dele atraente e extremamente eficiente.
Já que ele é o mais utilizado no Mundo, vamos falar sobre os custos de abrir uma loja virtual WooCommerce.
Vamos lá?
Qual é o investimento para abrir uma loja virtual WooCommerce?
Para você abrir sua loja virtual com WooCommerce, você terá sim que investir. É verdade que o WooCommerce é um plugin gratuito e de código aberto. Você não paga mensalidade para utilizar a plataforma. Porém, ao construir sua loja virtual você terá alguns custos sim.
Dependendo do que você desejar instalar em sua loja virtual – algum recurso específico – você pode ter custos mensais como, por exemplo, com um plano de e-mail marketing ou cálculo de frete por transportadora.
Estes investimentos devem ser levados em consideração quando você estiver planejando seu e-commerce.
Vejamos:
1. Custos com hospedagem e domínio
Seus primeiros custos para criação de sua loja WooCommerce envolverão a contratação de um serviço de hospedagem e o nome de domínio.
Se você ainda ainda sabe o que é um domínio, calma, que a gente te explica. O domínio é um nome que serve para identificar endereços na internet. Por exemplo, no site www.yogh.com.br, Yogh é o nome escolhido para o domínio.
Você já sabe que o WooCommerce é um plugin de e-commerce feito para site WordPress.
Então, sua loja virtual será na plataforma WordPress com a utilização do plugin WooCommerce. Seu comércio eletrônico seguirá a mesma lógica da criação de site em WordPress.
Com uma loja virtual WooCommerce, você tem liberdade para escolher qual serviço de hospedagem melhor se encaixa a sua necessidade.
Ao pagar pela hospedagem e domínio, você também terá custos com desenvolvimento e implementação. Você precisará comprar um tema (que melhor se encaixe ao conceito de sua loja) e implementá-lo.
Neste caso, você pode contratar uma empresa especializada para fazer todo este processo para você.
É legal enfatizar que o envolvimento de um profissional sempre é bem-vindo. O olhar técnico e experiência sempre fazem a diferença! Deixar seu site ou loja virtual nas mãos de quem entende no assunto, pode trazer economia de tempo e dinheiro.
2. Custos com gateway de pagamento
Ao planejar sua loja virtual você deve contabilizar o investimento que terá na contratação de um gateway de pagamento. Afinal, seus clientes precisam ter uma forma de pagar pelo os produtos, não é mesmo?
Muitos donos de lojas acabam esquecendo de pensar nos custos com venda e envio de produto (veremos mais sobre este item no ponto 3).
Com o WooCommerce, você tem diversas opções de gateway. Entre eles estão: PagSeguro, Cielo, RacheAqui, GerenciaNet, Vindi.
Vale lembrar que cada uma das opções disponibilizadas tem taxas diferentes para boleto e cartão. Você deve escolher a que mais se encaixa a sua necessidade.
3. Custos para envio de produtos
Outro investimento importante (e que muitas vezes passa despercebido pelos lojistas virtuais) é os gastos com o envio de produtos. Afinal, se você tem uma loja virtual, os clientes desejam receber seus produtos em casa, por isso, ao pensar em criar um WooCommerce, é preciso contabilizar os custos com o envio dos produtos.
No WooCommerce, você pode fazer a expedição de seus produtos via Correios, transportadora de sua preferência ou por meio de soluções como Intelipost, que oferece o cálculo por transportadora no site (o custo varia de acordo com o contrato).
É verdade que seu cliente paga pelo preço do frete. Mas a logística da retirada do produto da loja até o local onde vai ser enviado para o cliente deve ser pensado.
Os gastos com o produto até ser despachado devem ter sua atenção quando estiver planejando seu comércio eletrônico.
Quer saber mais sobre os métodos de entrega disponíveis no WooCommerce? Confira o artigo: Métodos de entrega WooCommerce – Conheça as opções de envio para sua loja virtual.
4. Recomendado: certificado digital SSL
Agora, como recomendação, sua loja virtual ficará mais segura e transmitirá esta segurança ao consumidor com o certificado digital SSL.
Você sabe o que é isso?
O certificado SSL criptografa informações. Ou seja, todas as informações pessoais que você pede ao seu cliente, como CPF, RG, número de cartão de crédito, endereço, são criptografadas para que nenhum hacker mal intencionado possa interceptar e fazer mal uso.
Esta proteção é essencial para que seu cliente confie que os dados que estiver passando para sua loja estarão seguros.
Você pode conseguir seu certificado SSL pela Comodo e RapidSSL. Há também opções de certificados gratuitos como a Let’s Encrypt e Cloudflare, por exemplo. Nossa dica é sempre para você avaliar qual opção melhor se encaixa as suas necessidades.
E se você não quiser se preocupar com a implementação do certificado SSL, é possível buscar um plano de hospedagem que já ofereça este recurso.
É o caso da Yogh, que conta com inúmeros planos de hospedagem que incluem SSL Grátis, backup diário, cache, CDN, suporte e monitoramento 24×7 e muito mais.
Vale ressaltar que lojas virtuais com certificado SSL melhoram seu posicionamento nos mecanismos de busca, como Google e Yahoo e tornam qualquer transição mais segura.
5. Plugins e extensões para loja virtual
O último item que você precisa saber antes de criar sua loja virtual WooCommerce, é que ao ter um e-commerce, você vai precisar investir em recursos que vão turbinar a sua loja virtual, que vão desde plugins que permitem oferecer cupons de desconto, ampliar as imagens utilizadas para ilustrar seus produtos e muito mais.
Por isso, é importante que você separe um tempo para listar os recursos que são necessários para turbinar sua loja virtual e oferecer a melhor experiência de compra para os seus usuários. A partir desta lista, você poderá calcular os gastos relacionados a plugins e extensões.
Para diminuir os gastos com estes recursos, é importante escolher bem aos plugins, afinal, um plugin pode ter mais de uma funcionalidade.
Se você tem dúvidas na hora de escolher plugins, clique aqui e confira um post incrível repleto de dicas que vão te ajudar a escolher o plugin ideal para o seu WooCommerce.
Conclusão
Como você pode ver, os investimentos que você faz para criar sua loja virtual WooCommerce são relacionados a estrutura e funcionalidades.
Na estrutura você tem custos com o domínio, hospedagem, desenvolvimento e implementação de tema. Para as funcionalidades você investe em gateways de pagamento e envio de produto.
Outra recomendação de investimento é adquirir certificado digital SSL, que garante e transmite segurança para seus clientes.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a melhor visualizar quais são os custos de criar uma loja WooCommerce. Gostou? Então, deixe um comentário ou compartilhe este post com seus amigos em suas mídias sociais.
Até a próxima!