O seu website já existe e sua empresa está um passo a frente, refletindo seu posicionamento na Internet. Mas isso significa que você está um passo a frente?
Lembre-se que uma empresa não traz resultados apenas por existir, o mesmo acontece com ela na Internet, se não se atualiza, deixa de inovar, não levará muito tempo para que os consumidores procurem novas opções. Seu site representa seus objetivos, seus resultados são visíveis? Se a resposta for negativa, talvez seja hora de repensar como se posicionar na Internet.
Veja a seguir alguns indicadores de que seu site deve ser atualizado:
Seu site demonstra que está em idade avançada?
Existe um texto no estilo “2003. Todos os direitos reservados” no seu site? Mesmo que esse elemento não esteja presente, um site antigo é facilmente identificado pelos clientes.
Assim como moda, carros e tecnologia, a aparência e funcionamento do site já alertam sobre sua idade, demonstrando em muitos casos fraqueza e falta de movimentação da empresa, podendo ser mais maléfico do que não possuir site algum.
O seu site precisa parecer atual, mais importante que isso, ele precisa representar a sua marca e posicionamento, um bom começo é atualizá-lo com um visual novo e personalizado, que possua as características marcantes da sua empresa, além disso é importante fazer as atualizações constantes, publicando notícias ou anunciando novos produtos ou promoções.
Como anda a sua concorrência?
O objetivo de grande maioria das empresas é estar a frente da sua concorrência, isso não muda na presença digital, se torna cada vez mais comum o fato do site ser a primeira impressão que o consumidor terá da sua empresa.
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Uma breve análise dos sites concorrentes e empresas do mesmo setor já lhe entrega um indicador de quão urgente é a atualização do seu site. Ao fazer a avaliação leve em conta elementos como aparência, facilidade de uso e velocidade, e identifique como você está em relação aos seus concorrentes.
Para trazer o retorno esperado é muito importante facilitar o acesso dos usuários as funções mais importantes do site, seja a compra de um produto ou um simples contato, dessa maneira seus clientes ficarão satisfeitos e o seu site lhe trará resultados.
Você consegue atualizar seu site facilmente?
Uma das chaves do sucesso para que seu site atinja patamares cada vez mais elevados é a capacidade de rápida atualização do site. Inserir novas notícias, produtos e novidades atrai os clientes que você já possui e chama novos, que terão mais facilidade de entender sua proposta e, consequentemente, se identificar com sua empresa.
Você consegue alterar informações facilmente no site ou precisa sempre contatar o desenvolvedor e aguardar para que a atualização seja feita? Com a velocidade que as informações e tecnologias evoluem atualmente, já não é mais esperado que se tenha um site estático, opte sempre por sites editáveis, além de você ter mais controle sobre eles, existirá a facilidade de evoluí-lo constantemente, adicionando novos recursos, modificando detalhes visuais e assim por diante.
Com sites editáveis, a vida útil do seu site pode se estender muito mais, desde que sejam feitas melhorias constantes, para adequá-lo as necessidades da sua empresa e do mercado.
Por exemplo, imagine que você tem uma loja e a necessidade atual dos seus clientes seja apenas saber o seu telefone para fazer pedidos. Agora imagine que daqui há 6 meses a maioria de seus clientes possui computador com Internet e desejam fazer pedidos online, caso seu site utilize uma tecnologia modular como o WordPress não é necessário modificar todo o website, basta adaptar o site para comportar esse novo recurso.
Você está obtendo resultados?
Um website deve ser muito além de uma vitrine da sua empresa, ele deve ser facilmente encontrado e lhe entregar resultados.
Imagine novamente o exemplo da loja, como seu site poderia fazer diferença no reconhecimento da sua empresa, ainda mais, como ele poderia gerar mais vendas? É simples, o seu site deve ser uma ferramenta que lhe auxilie a estar na frente da concorrência, porque você será encontrado mais rapidamente, terá um melhor impacto visual e facilitará a aquisição do seu produto ou serviço.
Se atualmente seu site não trabalha como um gerador de novas oportunidades, este é um grande sinal que ele deve passar por modificações.
Conheça os serviços da Yogh que podem lhe auxiliar nesse processo de atualização:
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Muito legal o post. Muitas empresas fazem o site e deixam lá, achando que por si só ele irá “vender”. Como o site não dá resultado, por não estar atualizado, acaba que desistem da ideia.
Desenvolvo alguns temas para wordpress também e gostaria de saber de que forma vocês fazem para que o cliente mude campos como telefone ou informações no rodapé. Estou estudando os recursos de “opções do tema”, mas existe pouquíssimo conteúdo em português a respeito. Então, resolvi perguntar diretamente para vocês da Yogh, que atualmente são a minha referência em desenvolvimento de websites em wordpress.
Valeu! Abraços!
Vitor existem muitas maneiras de tornar o conteúdo do rodapé editável, seja através de widgets customizáveis, comum em muitos temas como nos temas construídos com o framework Genesis para WordPress. Outra maneira é usar Custom Fields e criar áreas simples onde o usuário poderá editar informações através do painel do WP.
Bacana, Lucas. Me interessei mais pela segunda opção, os Custom Fields. Porém, essa opção não é apenas adicionada a posts/pages? Como eu poderia alterar as informações do footer através dessa opção? Você teria algum tutorial ou algo para indicar? Valeu!
As duas opções são válidas e você pode customizar no código do seu tema o que você precisar!
Outra dúvida. Vocês indicam/utilizam algum plugin pra isso? Ouvi falar muito bem do http://wordpress.org/extend/plugins/advanced-custom-fields/. O que acham?
Muito obrigado pela ajuda, Lucas! Estou me aprofundando no assunto e suas dicas me ajudaram muito.