Seus conteúdos devem ser simples e responder as principais dúvidas do seu público, servir, auxiliar, criar uma experiência para quem está consumindo.
O conteúdo é a base do marketing digital. De nada adianta criar um perfil e não postar conteúdos regularmente, mas também publicar conteúdos sem estratégia é perder tempo.
Tudo deve ser levado em consideração, a persona, as plataformas escolhidas, o formato do conteúdo, o tempo disponível para a produção, o objetivo esperado com as publicações, os concorrentes…
Os principais tipos de conteúdo
É bem comum confundir os tipos de conteúdo, com os formatos: vídeo, imagem, texto, áudio.
Os tipos de conteúdos são a estratégia utilizada para chamar a atenção e atingir interação e engajamento com o público.
Geralmente esse engajamento acontece quando os conteúdos causam:
Identificação, Indireta e Informação
Dessa forma o produtor de conteúdo passa a ser uma fonte confiável de informação fazendo com que seus seguidores, compartilhem e marquem outras pessoas aumentando muito a distribuição de cada post de forma orgânica e confiável.
Identificação
Exemplo de conteúdo:
WordPress é difícil, vou usar esse outro serviço aqui.
Como faz SEO mesmo?
Todo mundo que já precisou de um site já quase caiu na tentação dos serviços “gratuitos” de arrasta e solta, que parecem perfeitos, mas que não rankeiam no Google, ou seja, ao invés do seu site ser um outdoor digital, ele se torna um cartão de visitas, só encontra quem já falou com você e tem o endereço.
Esse post causa identificação principalmente com quem construiu um site assim e perdeu tempo e dinheiro e teve que refazer todo o trabalho.
Indireta
Exemplo de conteúdo:
Empresa que acha que não precisa de um WordPress porque tem redes sociais
Instagram caiu
Esse post muitas agências e produtores de conteúdo fazem para que os empreendedores entendam que fazer posts nas redes sociais é necessário sim, mas concentrar todo seu conteúdo apenas nas redes sociais pode ser um tiro no pé, uma tarde das redes sociais fora do ar e o prejuízo pode ser gigantesco, fora que seu conteúdo pode sumir do dia pra noite.
Informação
Exemplo de conteúdo:
3 formas de integrar seu site WordPress com as redes sociais
Aqui é mais simples, são dicas, notícias, tutoriais, conteúdos que ensinam e informam sobre determinado assunto, lembre se de checar as informações e as fontes antes de publicar para manter a credibilidade do seu perfil.
Aqui citamos um exemplo de sites, mas serve para qualquer nicho, uma loja de roupas pode ensinar como lavar e cuidar das peças, combinar looks, informar sobre lançamentos de coleções e tendências.
Qualquer que seja o seu nicho sempre haverá assunto que poderá ser informado e discutido nas redes sociais e no seu blog, basta pesquisar e conhecer bem sua persona.
Esses são os principais conteúdos que você deve investir nas redes sociais, mas lembre-se que eles são os atrativos e devem ser diferenciados, de preferência em vídeos curtos que chamem a atenção.
Para seu conteúdo ficar aprofundado e você entregar a informação completa para seu público, escreva textos para publicar no seu site, faça vídeos mais longos, crie artigos. Esteja presente em diversas redes sociais desde que faça sentido para sua marca e sejam complementares, as redes sociais deixam as pessoas com vontade de saber mais, de te conhecer melhor.
Encontre o tom de voz da sua marca e busque sempre conversar com seu público, lembre-se do quanto é chato ser interrompido por tanta propaganda o tempo todo, ou então ler uma promessa e encontrar uma venda para ter a resposta.
Seja coerente em seus conteúdos, seja autêntico, seu público sabe quando é forçado e quando é mentira. A audiência é uma construção que é feita dia após dia e esses exemplos de conteúdos irão ajudar a construir uma base forte.
Você já produz conteúdos para as redes sociais?