Profissionais de outras áreas de formação no mundo de TI é tema do YoghCast

O novo episódio do YoghCast mostra que profissionais de outras áreas de formação também podem se destacar no mundo de TI e utilizar o WordPress em seu dia a dia.

Profissionais de outras áreas de formação no mundo de TI

O YoghCast chegou ao seu terceiro episódio e tem como tema “Profissionais de outras áreas de formação no mundo de TI”. E para falar sobre esse assunto, o YoghCast recebeu Ralden Souza, que há muitos anos contribui com a comunidade WordPress e hoje atua no suporte do plugin WP Forms.

Para acompanhar o Ralden neste bate-papo, o YoghCast também contou com os convidados Filipe Simões, consultor WordPress da Yogh, a Assistente de Marketing, Ana Liebert e a Analista de Marketing da Yogh, Aryane Kautnick, que neste episódio além de contribuir com o seu conhecimento sobre WordPress também atuou como mediadora.

Neste episódio que tem cerca de 30 minutos, cada um pôde contar um pouco sobre sua experiência com o CMS e como é trabalhar com o WordPress em sua profissão todos os dias.

O objetivo deste episódio é mostrar que qualquer pessoa, independente de seu nível de experiência com tecnologia, pode utilizar o WordPress em seu dia a dia ou em sua profissão.

A relação dos participantes com o mundo de TI

Para dar início a esse maravilhoso episódio, é hora de conhecer melhor a relação de cada um dos convidados com o mundo de TI.

Ralden se formou em Psicologia, mas com o passar do tempo passou a trabalhar na área de T.I e hoje atua no suporte do plugin WP Forms.

Na década de 90, quando Ralden fez vestibular, precisou passar por uma prova geral que exigia conhecimentos de todas as áreas. Se aprovado nesta prova geral, o candidato ainda precisava passar por mais duas provas específicas. “Em 95, um ano antes do vestibular, eu comecei a descobrir a tecnologia, eu tive meu primeiro contato com o computador que foi um IBM, eu gostei disso tudo, mas o que aconteceu é que quando eu fui escolher qual vestibular fazer, eu olhei para tecnologia e vi que as específicas eram História e Física. Em Física e Geometria, eu era uma negação, odiava decorar aquelas fórmulas, então acabei indo para outras áreas”, recorda.

Com seu histórico de familiares que atuavam na área de saúde, Ralden acabou optando pela psicologia e foi nos corredores da faculdade, que ele encontrou o laboratório de informática e conheceu a internet, os navegadores e também aprendeu a trabalhar com HTML. “Quando eu me formei, eu fui psicólogo na maior parte do tempo e às vezes, eu fazia um freelas como criador de sites”, comenta.

Foi em 2017, que ele tomou uma grande decisão e decidiu trabalhar com TI na maior parte do tempo e às vezes, atuava na área de psicologia. 

Já Ana, que atua como Assistente de Marketing, cursou História, mas sua paixão sempre foi a comunicação e por isso hoje atua na produção de conteúdo para a Yogh. 

Ana sempre foi muito falante e desde sempre amava escrever e se comunicar. Nascida em uma cidade pequena, no interior de Santa Catarina, ela acabou optando pelo curso de História, pois se identificava com a matéria desde a época de escola. Mas nem chegou a atuar na área, pois desde o seu primeiro emprego, já atuava com comunicação e atua até hoje.

Seu primeiro contato com tecnologia se deu na escola, onde participou de um curso sobre Power Point ainda na época da escola. Na época, o curso tinha como objetivo criar apresentações para trabalhos de escola. Para salvar os trabalhos, disquetes eram usados.

Com o passar do tempo, ela foi ficando cada vez mais apaixonada por computador e em meados de 2010 criou seu primeiro blog para registrar suas poesias. 

E também no time de marketing, está a Aryane que é formada em Administração. A história de Aryane com a tecnologia também passou pela criação de um Blog usando a plataforma BlogSpot do Google, que hoje chama-se Blogger. Mais tarde, ela decidiu cursar Administração, mas sempre teve aptidão para diversas áreas, incluindo a área de TI, onde ela pôde aprender a programar usando tecnologias como Java Script. 

Filipe Simões que hoje atua na Yogh como Consultor WordPress no time comercial é Bacharel em Ciência e Tecnologia e Engenheiro de Minas.

A história de Filipe até adentrar ao mundo da tecnologia tem semelhança com a trajetória de Ralden, pois parte de sua família também atua na área da saúde. Portanto, no passado, o grande sonho de Filipe era fazer Medicina. “Eu sempre tive vontade de fazer medicina, mas chegou um tempo que eu percebi que isso não era para mim e fui para a área de Engenharia”, relembra.

Para realizar o sonho de se tornar Engenheiro, Filipe foi para a universidade para se tornar Bacharel em Ciência e Tecnologia. Este curso tem como base o estudo de Engenharia de Minas, Ambiental e Química. Ao concluir o curso, ele optou por seguir na área de Engenharia de Minas, mas não conseguiu ingressar no mercado de trabalho em decorrência de rompimentos de barragem, como Brumadinho.

E foi assim que Filipe acabou entrando para a área comercial e hoje atua na Yogh. Mas durante o episódio, ele contou que sempre gostou de usar computador para jogos e já chegou até a desmontar e montar um computador para entender melhor seu funcionamento.

O primeiro contato com o WordPress

Depois de entender como cada um dos convidados teve seu primeiro contato com a tecnologia, é chegado o momento de saber como cada um deles conheceu o WordPress.

Na época em que criava sites, Ralden trabalhou muito com HTML e CSS. E foi nesse período que ele buscou uma ferramenta que pudesse tornar o seu trabalho como criador de sites ainda mais produtivo. Foi em meados de 2005, que ele passou a usar o CMS Joomla em seus projetos. “Mas com o Joomla foi complicado, pois para customizar o visual, era preciso mexer no código. Era complexo”, relembra.

Depois desta experiência, Ralden conheceu o WordPress, trabalhou em projetos com o auxílio de temas. “Mas o que fez eu me apaixonar pelo WordPress foi o Elementor. Quando eu passei a usar o Elementor, tudo ficou mais fácil”, conta.

Se você ainda não conhece o Elementor, ele é um construtor de páginas que veio para facilitar o dia a dia de quem trabalha na construção de sites. Quer saber mais? Leia este post: 06 vantagens de utilizar o Elementor para construir seu site.

Depois de se aventurar na criação de sites, usando a combinação de WordPress e Elementor, Ralden deixou de lado o page builder e passou a estudar mais sobre como utilizar a plataforma de código aberto para criar sites com foco em segurança performance. “Eu comecei a usar o WordPress em 2007, ainda estava na versão 2”, recorda.

Já Ana, diferente de Ralden, conhece o WordPress na prática há quase 02 anos. Mas mesmo com tão pouca experiência, ela já pôde perceber o quão o WordPress é apaixonante para produtores de conteúdo, pois dispõe de ferramentas de imagem e de SEO, que facilitam todo o trabalho que vai desde a produção do conteúdo até a divulgação.

Assim como Ana e Aryane, Filipe passou a conhecer mais profundamente a plataforma WordPress quando passou a trabalhar na Yogh. “Eu não tinha conhecimento sobre WordPress, apenas programação que obtive na época da graduação. E cada dia que passa, eu adquiro mais conhecimento sobre WordPress. Eu vejo que é uma plataforma bem didática e maleável, assim qualquer pessoa pode usar. Uma pessoa leiga, que não tem tanto conhecimento consegue ter a oportunidade de já criar seu site ou blog”, destaca.

Como é o dia a dia dos profissionais de outras áreas de formação no mundo de TI

Para todos os participantes deste YoghCast três palavras são capazes de definir como é o dia a dia de quem trabalha com o WordPress que é uma plataforma abrangente, são elas: desafio e aprendizado constante. “Trabalhar com suporte para WordPress é desafiador, pois cada site é único e você precisa olhar para todas as variáveis envolvidas para entender qual é a origem do problema”, conta Ralden.

Em seu dia a dia, Ralden que atua no time de Suporte do plugin WP Forms, precisa avaliar o site de cada cliente para entender suas necessidades. É neste momento também que ele se sente maravilhado com a criatividade exposta nas páginas de cada site. 

Para ele, mais do que ter muito dinheiro para adquirir plugins e temas premium na hora de criar seu site, é preciso que quem deseja criar site saiba qual é seu objetivo ao criar seu site e como você pode alcançar seu objetivo através dele.

Ainda para entender melhor a plataforma, Ralden possui sites de testes. Assim, pode conhecer todas as possibilidades e até mesmo encontrar bugs. “O WordPress possui infinitas possibilidades. Se você for criativo ou tiver um capital disponível, você consegue fazer qualquer coisa. É uma plataforma que depois que você conhece, você se apaixona”, declara.

Para Ana, o que mais lhe encanta em seu dia a dia é poder conhecer os plugins e produzir conteúdos sobre eles. “Porque é uma variedade imensa, você pensou em uma possibilidade, já tem um plugin para isso. E saber que você pode ter vários recursos em seu site com apenas alguns cliques é isso que torna a plataforma ainda mais versátil”, analisa.

Como os participantes avaliam o crescimento do WordPress

O WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo na hora de criar sites. Hoje, 43% dos sites disponíveis na web são feitos com WordPress. Com base nesses dados e na evolução desta ferramenta gratuita, ao final do YoghCast, os participantes puderam avaliar o crescimento da plataforma e também contar o que esperam do WP para o futuro.

Para Ana, o Gutenberg, que é o novo editor do WordPress deve proporcionar ainda mais crescimento para a plataforma, uma vez que ele se têm se desenvolvido ano a ano e na versão 5.9 que chegará em breve, o WP deve contar com o recurso Full Editing Site. Este recurso permite que todo o site possa ser editado usando o novo editor.

Filipe acredita que com o fortalecimento da internet nos últimos anos, o WordPress deve se manter crescendo e permitindo que surjam cada vez mais profissionais da área, como desenvolvedores e novos sites.

Ralden concorda com os demais participantes que a plataforma deve continuar crescendo. Ele também atribui esse crescimento a comunidade do WordPress, que está sempre disposta a trabalhar em prol da evolução da plataforma.

Esse foi um breve resumo do que rolou durante esse bate-papo animado. Para conferir toda a conversa, basta assistir o episódio completo através do nosso canal no YouTube ou através do Spotify

E lembre-se de se inscrever em nosso canal ou nos seguir em nossas redes para ficar por dentro de todo o conteúdo, incluindo os novos episódios do YoghCast.

Confira os episódios anteriores

Gostou deste episódio? Aproveite e assista ao primeiro episódio do YoghCast. O tema do primeiro episódio foi “A paixão pelo WordPress” e contou com a presença do Consultor WordPress, Lucas Carvalho e os desenvolvedores André Ribeiro e Arielle Lucca.

Além disso, você também pode conferir o segundo episódio sobre Otimização de Performance. Neste episódio, você terá acesso a dicas incríveis de como deixar o seu WordPress mais rápido. Ao longo dos 42 minutos, os convidados explicam o que é otimização de performance para WordPress e revelam quais os principais cuidados que você deve ter ao otimizar o seu site.

Se você leu esse post, queremos deixar o nosso muito obrigada! E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Sair da versão mobile