Como criar muitas variações em um produto no WooCommerce?

Quer trabalhar melhor com as variações WooCommerce em sua loja virtual? Trouxemos algumas dicas que vão facilitar sua vida! Leia mais aqui:

Dois meses atrás nós trouxemos para você um artigo sobre Tipos de produtos e variações permitidas no WooCommerce.

Um dos nossos leitores mandou a seguinte pergunta:

“Como eu faço para adicionar muitas variações?

Por exemplo, o cliente irá escolher uma camiseta dentre os tamanhos X, Y, Z; cores X, Y, Z e estampas X, Y, Z, cada um dos termos com um valor diferente.

Eu teria que criar todas as variáveis e ir colocando o valor uma por uma ou existe alguma forma de inserir um valor por atributo e este só ir somando conforme for sendo atribuído?”

A dúvida é extremamente válida e por isso resolvemos trazer a resposta para vocês!

No artigo de hoje você confere qual é a melhor solução para este tipo de situação! Vamos lá?

Produtos com variações no WooCommerce – Quantas variações é possível criar?

Não cansamos de falar que o WooCommerce oferece diversos recursos ao usuário, possibilitando a criação e gerenciamento de loja virtual de forma personalizada e prática.

O WooCommerce permite que sejam criadas quantas variações o usuário entender precisar.

O processo que o nosso leitor mencionou é possível, porém extremamente trabalhoso.

Trabalhoso porque caso for necessário adicionar uma variação futuramente ou modificar preços, será preciso muito trabalho manual.

E hoje em dia, tudo tem a ver com praticidade, não é mesmo?

Por isso que existem algumas opções interessantes para você aplicar neste cenário. Vamos conferir:

Dividir para conquistar

Uma das opções mais simples tem a ver com melhor distribuição das variações.

É mais simples dividir algumas variações em produtos separados. Por exemplo: cada estampa ser um produto, ficando apenas a variação de tamanho e cor.

Assim é possível deixar as variações mais organizadas e fáceis de gerenciar.

Plugin para inserir adicionais no produto

Para evitar um processo manual e  facilitar o gerenciamento, você também pode se utilizar de plugins add-ons. Vamos conhecer alguns exemplos que podem ser úteis:

Yith WooCommerce Product add-ons

O plugin está disponível em versão gratuita mas também conta com uma opção paga que permite configurações mais avançadas: gerar dependência entre atributos e mais tipos de opções, por exemplo.

Em sua versão gratuita é possível disponibilizar opções adicionais para o cliente. Um exemplo é a adição de valor no total do produto.

O interessante é que este plugin pode também ser utilizado para permitir customizações como colocar uma frase customizada na camiseta.

Imagem retirada da página do plugin no WordPress.Org

Extensões

O WooCommerce também conta com vários add-ons que auxiliam no tratamento das variações ou customizações e também, facilitam na organização de acordo com a necessidade da loja virtual.

Entre as opções disponíveis está o Product Add-Ons. 

Com a utilização da extensão você consegue permitir que seu cliente personalize o produto.

Como assim?

Se você vende um produto que pode ser customizado pelo comprador, o Product Add-Ons possibilita esta personalização, seja permitindo que o cliente escolha a mensagem do presente ou que tipo de gravura deve estar no produto, por exemplo.

A extensão também adiciona campos de pré-requisito, áreas para texto, caixa de saída, entradas de preços diferenciados para customização e caixa para upload de arquivo em sua loja virtual.

Na página de edição do produto, os add-ons podem ser adicionados globalmente ou por produto. Eles podem ser descritos por nomenclatura, reordenados e com a opção de preços determinados serem automaticamente adicionados aos produtos. 

Outra opção disponível é Dynamic Pricing.

Esta extensão permite que você configure descontos em massa para os produtos de sua loja ao criar uma tabela de quantidade e quantidades de descontos.

Você pode escolher fazer ajustes em preços fixos, porcentagens ou configurar preço fixo para cada produto. Você pode contabilizar as quantidades baseado na quantidade de produto dentro do carrinho do comprador, por variação individual ou categorias.

Dynamic Pricing é extremamente útil porque permite que você dê descontos baseado na quantidade de produtos que seu cliente está comprando. É possível configurar uma diferenciação de preço de acordo com o nível de usuário que você define para seu cliente, por exemplo: cliente de ouro. 

Abaixo algumas ideias:

Esta dinâmica no preço oferece uma flexibilidade para criar descontos, ofertas e promoções em seus produtos. Você consegue modificar e editar sua mercadoria por categoria simples, avançada ou por nível de usuário.

Conclusão

É sim possível criar muitas variações no WooCommerce.

O jeito como você faz isso é extremamente importante e precisa de toda sua atenção! Utilize as estratégias que citamos aqui para facilitar o gerenciamento de seus produtos e variações.

No geral, a recomendação é manter a organização dos produtos o mais simples o possível, assim a organização no dia a dia será mais ágil e menos suscetível a erros.

O WooCommerce possui diversas extensões (como você pode ver) que ajudam a organizar melhor seus produtos e trazem flexibilidade para seu comércio eletrônico.

Dispor e aplicar das vantagens do WooCommerce farão diferença em sua loja virtual.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor como criar produtos com variações no WooCommerce aplicando em sua loja virtual da melhor e mais simples maneira possível.

Se você gostou deste artigo, clique em alguns dos botões de compartilhar e se tem alguma dúvida, deixe um comentário em nossa seção!

Sair da versão mobile