Nosso artigo de hoje vai falar sobre como preparar sua loja WooCommerce para imprevistos de fim de ano.
Se você gerencia uma loja online, o envio de produtos é uma etapa que tudo que você faz é bem tangível ao seu cliente.
Uma época do ano crucial para dar uma boa experiência ao seu consumidor é durante o fim de ano – afinal, provavelmente o produto que seu cliente está comprando é um presente para um amigo ou familiar.
Se você não se prepara ou melhor não prepara a sua loja, você pode estar arruinando as festas de alguém caso o produto comprado tenha um atraso ou até mesmo seja danificado durante o envio.
Perceba o quanto isto é sério e precisa de atenção!
A época natalina também é uma boa oportunidade para consolidar sua marca, aumentar a fidelidade de seus clientes e conquistar novos compradores.
A melhor forma para garantir o sucesso do seu negócio durante a época de fim de ano é aprender a se preparar para os probleminhas mais comuns que podem acontecer em dezembro e janeiro.
Vamos ver aqui como lidar com perda ou danos de produtos durante o envio e também, dar algumas dicas de organização para que sua loja WooCommerce esteja pronta para atender a demanda.
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Pronto para se preparar? Então, vamos lá!
Como agir com perda ou produtos danificados durante envio
Imagine isto: sua região está passando por um período de fortes temporais típicos de fim de ano. Você está tentando o seu melhor para fazer com que todos os seus pedidos sejam processados e enviados.
Com todas as complicações ocasionadas pelos temporais, acontece de alguma mercadoria se extraviar ou se perder.
Seu cliente já entrou com contato com você repetidas vezes e você ainda não possui informações suficientes para determinar a localização da tal mercadoria.
Ao ter que escolher entre enviar um produto substituto ou esperar mais informações do seu serviço de envio, você decide esperar.
Mas enquanto espera, seu cliente faz uma avaliação negativa a respeito de sua loja. Outro consumidor ao ver também escreve um comentário. Deste ponto em diante, as próximas 10 avaliações que você recebe são ruins.
Que situação, não é?
É claro que este é o pior cenário que podemos imaginar, mas acontece.
É melhor estar preparado para o pior para que sua loja e seus clientes estejam protegidos de qualquer falha ou erro.
1. Faça seguro de seus envios
Ter seguro te dará tranquilidade e proteção para seus clientes.
Ao decidir sobre em que dar seguro, considere o valor de cada produto e o risco de perda, danificação ou roubo durante o envio.
Estes são os mesmos atributos que seu cliente considerará ao decidir se deseja ou não adquirir o seguro.
Com riscos mais altos de danos e perda, o seguro da mercadoria vai garantir que os custos estejam cobertos.
2. Certifique-se de oferecer rastreamento do produto
Rastreamento é um dos métodos mais fáceis para atender as expectativas de seus clientes.
A maioria das soluções de envio permitem que você mande e-mails customizados para seu cliente com as informações de rastreamento.
Ou seja: seu cliente pode acompanhar por onde anda o produto que comprou. Dessa forma, se algo acontecer, seu cliente terá uma sensação de controle em relação a mercadoria.
A melhor maneira de se preparar para o fim do ano é utilizar uma solução de envio que permite que você integre todos os seus produtos e dados de envio de seus pedidos.
Isto permitirá que você seja proativo ao invés de esperar algo acontecer e assim, ter que pensar no que fazer.
Prepare sua loja virtual para a correria de fim de ano
Tenha um plano B caso alguma coisa dê errado e você acabe enviando produtos que não chegarão na data marcada.
Você tem produtos suficientes para atender a demanda de Natal?
Para saber isto, reveja os dados do ano passado durante a mesma época do ano e olhe quais os produtos que você considera que serão mais populares.
Leve em consideração seus equipamentos, pessoas e workflow
Estas últimas 3 coisas estão ligadas. Pergunte a si mesmo:
- Seu equipamento é adequado para lidar com a demanda de pedidos durante o Natal?
- Contratar mais pessoas pode impactar seu modo de trabalho para melhor?
- Você precisa de mais equipamentos – como impressoras – para produzir mais rápido?
Talvez a coisa que você mais precise para atender a demanda natalina é contratar mais pessoas. Ter bem planejado esta área facilitará para que tudo vá bem durante o período de fim de ano.
Deixe tudo organizado e aproveite as vantagens de vendas durante o Natal
Nossa última dica é certifique-se que seu envio esteja totalmente organizado – da sua parte e da solução que você contratou.
Tem como você se beneficiar ao utilizar regras de envio, análises e automatização? Então, não tenha medo. E aplique isso!
As festas podem ser uma época estressante. Ao preparar sua loja virtual para perda de mercadorias, por exemplo, você pode evitar algumas dores de cabeça.
Então, prepare-se!
E caso você ainda não tenha se preparado, leia estas dicas e tente aplicá-las não só nesta época de ano, mas durante outras datas comemorativas que possam gerar mais vendas!
Texto traduzido e modificado: Holiday shipping issues
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