Por que e como anunciar no Google AdWords?

Ao iniciarmos uma divulgação na internet, seja ela através de um blog ou site, a primeira coisa que queremos é ter visitas e uma conversão do investimento, independentemente do objetivo de cada um, seja ele trazer mais clientes, vender mais meu produto, ou simplesmente difundir o conteúdo que estou disponibilizando. Para que isso aconteça podemos otimizar o conteúdo para os buscadores (SEO) e/ou também utilizar o Google AdWords, onde criamos anúncios para divulgar o que esta no nosso site/blog.

Ao iniciarmos uma divulgação na internet, através de um blog ou site, a primeira coisa que queremos é ter visitas e uma conversão do investimento, independentemente do objetivo de cada um, seja ele trazer mais clientes, vender mais meu produto, ou simplesmente difundir o conteúdo que estou disponibilizando.

Hoje uma das alternativas que temos para que isso ocorra é aparecer nos resultados de buscas do Google, Bing, Yahoo ou aparecer como “propagandas” em diversos outros canais. Para que isso aconteça podemos otimizar o conteúdo para os buscadores  (SEO) e/ou também utilizar o Google AdWords, anúncios em links patrocinados, onde criamos anúncios para divulgar o que está no nosso site/blog.

Mas por que anunciar no Google AdWords?

A grande vantagem de anunciar no Google Adwords, é que o seu anúncio irá aparecer para quem realmente está procurando o seu produto/serviço. Hoje 75% das pessoas fazem buscas online antes de comprar ou contratar um serviço no mundo real, por exemplo: quem nunca buscou imóvel em tal cidade, Pizzaria, Hotel, Restaurante, entre diversos outros serviços e produtos antes de sair de casa? Devido a isso, quando criamos anúncios no Google AdWords, devemos mapear nosso público alvo e nosso objetivo, além de selecionar qual será a melhor forma para anunciar, pois seus anúncios poderão aparecer  nas Redes de Busca, na Rede Display, ou em ambas.

Anúncios na Rede de Busca

Ao iniciarmos campanhas de anúncios AdWords na rede de busca do Google e dos parceiros, pagamos por palavras chaves. Por exemplo, se eu estou vendendo TVs, eu poderei utilizar como palavras chave: televisão, TV, televisão de LED, entre diversas outras, que condizem com o meu produto. Desta forma, os usuários que buscarem televisão de LED, visualizarem e clicarem no meu anúncio serão com certeza clientes com um potencial forte, porque além deles terem buscado meu produto, eles se interessaram pelo meu anúncio.

Anúncios na Rede Display

Anúncios da rede display funcionam um pouco diferente da rede de busca. Ao iniciarmos campanhas no Google AdWords para rede display, podemos criar anúncios de texto, gráficos ou vídeos que irão aparecer não só nos buscadores, mas também em canais parceiros, como Youtube, Gmail, entre outros.

A exibição dos anúncios na rede display funcionam da seguinte forma: os anúncios serão selecionados e irão aparecer de acordo com o conteúdo que o usuário está visualizando. Dessa forma, os anúncios deverão funcionar como atrativos, ou seja, o usuário poderá estar navegando em um site de eletrônicos e  visualizar o anúncio da sua TV, sem estar buscando exatamente por ela.

É o mesmo que acontece no mundo real, quando passamos em frente de uma loja e esta loja está com alguma promoção, nem sempre precisamos do produto que está sendo ofertado, mas devido ao preço atrativo, ou ao marketing da loja, acabamos levando o produto. Portanto, anunciamos para atrairmos a atenção de clientes em potencial. Assim como nas lojas físicas.

Onde os anúncios do Google AdWords poderão aparecer?

Veja abaixo alguns exemplos de onde seus anúncios poderão ser exibidos:

Rede de pesquisa: Google

Rede de Pesquisa: Parceiros

Rede de Display

Na imagem abaixo do Youtube podemos visualizar dois anúncios gráficos: um  no lado direito – Balão da Informática, e outro em cima do vídeo – Impressora Epson.

Já na imagem do Gmail, podemos ver um anúncio de Notebooks Dell e outro anúncio especial de Eletrodomésticos. Estes anúncios estão aparecendo de acordo com que o usuário está visualizando.

De que forma o meu público alvo será direcionado para meus anúncios?

Os seus anúncios serão direcionados com palavras chave (keywords) que tem a ver com o seu produto. Além das keywords, os anúncios também poderão ser segmentados por sexo, idade, região, horário, canal (sites que seu anúncio irá aparecer), entre outros. Se as campanhas não forem bem direcionadas, elas até poderão ter muitos cliques nos anúncios, mas uma baixa conversão final.

Portanto, cuidado ao anunciar no Google AdWords, pois isto não é apenas um simples anúncio, mas sim um investimento de marketing para sua empresa. A cada clique que o anúncio  receber um valor será pago ao Google. Devido a isso, caso os anúncios sejam feitos de maneira incorreta, você poderá gastar muito sem conseguir a conversão desejada. Uma alternativa é buscar agências especializadas ou manter uma equipe na sua empresa responsável  por criar e administrar as campanhas.

Anuncie no Google com agências especializadas

Criar os anúncios para o Google, não é uma tarefa muito complicada, basta utilizar palavras que chamem o seu consumidor, como: compre agora, não perca, promoção, entre outras. No entanto dominar a ferramenta para ganhar destaque em relação aos seus concorrentes requer um conhecimento mais aprofundado. É importante salientar que da mesma forma que você está anunciando, outras empresas também estão, então não basta apenas criar as campanhas e deixar rodando, é necessário um acompanhamento contínuo, para que seja obtida a conversão desejada.

Dessa forma, a experiência das agências ou profissionais da área é indispensável. Elas saberão como aplicar melhor o investimento e segmentar de maneira correta o público alvo, de acordo com o que está sendo ofertado.

Conclusão:

Antes de anunciar, faça um mapeamento do seu público alvo e defina o objetivo que deseja atingir com seus anúncios. Além disso, se você não tem experiência na área procure agências ou profissionais especializados, eles saberão como segmentar seu público alvo, seus canais, além de gerenciar suas campanhas diariamente, com uma visão mais crítica, buscando a satisfação de seus clientes.

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