Muitos usuários de WordPress ainda veem a plataforma para loja virtual apenas como opção para desenvolvimento de blogs e sites institucionais. Mas o que muita gente não sabe, é que o sistema se desenvolveu tanto nos últimos anos, que se transformou em uma plataforma para loja virtual, que não deixa nada a desejar em relação a outras grandes empresas voltadas exclusivamente para o e-commerce.
Com o crescimento do custo da plataforma para loja virtual no país, uma grande lacuna ficou em aberto, sendo rapidamente preenchida pelo WordPress, em um movimento constante e cauteloso, que já o coloca no ranking entre as principais plataformas de e-commerce usadas no mundo inteiro.
Os motivos para utilizar o WordPress como plataforma para loja virtual são inúmeros, por isso, listamos abaixo os principais itens que farão você o eleger como a solução para os seus projetos no mundo digital:
1 – Estrutura Gratuita
O código da plataforma para loja virtual do WordPress é gratuito, ou seja, é um software de código aberto. Muitas pessoas ao redor do mundo trabalhando juntos para garantir que os códigos sejam seguros, confiáveis, rápidos e incríveis. Outro benefício que faz o WordPress sair na frente, é a liberdade que o usuário conquista para mudar, construir e redistribuir o software como quiser. É possível fazer qualquer modificação, desde que você entenda bem o que está fazendo.
A ferramenta não conta com mensalidades de usuários e não possui limites quanto às quantidades de imagens, produtos e vendas a serem mostrados. A única exigência é uma hospedagem web com suporte PHP e banco de dados MYSQL, que são as bases do sistema WordPress.
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2- Integração e Administração
Um dos principais motivos do WordPress ser eleito como uma das plataformas preferidas para loja virtual, é a sua capacidade de integração com os maiores sistemas de pagamento e entrega usados no mercado brasileiro, como PagSeguro, PayPal, Moip e outros.
3- Plugins e Ferramentas
Existem diversos plugins e ferramentas disponíveis que auxiliam na criação do seu e-commerce e atendem as mais variadas necessidades. Algumas são pagas, enquanto outras oferecem a possibilidade de serem instaladas gratuitamente.
Para loja virtual em WordPress, o plugin mais indicado é o WooCommerce, ele facilita a configuração da loja online, a exposição de produtos, e o cadastro deles. Além disso, é possível gerenciar estoque e consumidores com essa ferramenta.
Uma loja virtual com WooCommerce fornece um painel de fácil navegação, simples, eficiente e supertranquilo de gerenciar. Você consegue facilmente cadastrar produtos, configurar métodos de pagamento, acompanhar pedidos, gerenciar estoque, visualizar relatórios das suas vendas, e muitas outras funções que o plugin é capaz de oferecer.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais plugin utilizar em sua loja virtual, recomendamos a leitura de alguns artigos que tratam sobre o assunto em nosso blog ou, caso queira conhecer um pouco mais sobre o WooCommerce, descubra aqui todas as suas funcionalidades e diferenciais.
Mesmo com todas estas informações você ainda tem dúvida se vale a pena ou não investir no desenvolvimento de um e-commerce? A seguir, separamos algumas vantagens que você deve levar em consideração antes de tomar a decisão de investir em um e-commerce. Confira:
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Flexibilidade de horários: o e-commerce está ligado ao equilíbrio perfeito entre ter um negócio próprio e, ao mesmo tempo, dispor de mais horas disponíveis ao final do dia. O simples fato de não precisar encarar trânsito na ida e volta do trabalho já garante algumas horas extras no final do mês.
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Autonomia: Você decide o layout mais alinhado ao seu produto e aos interesses do seu público-alvo.
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Baixo investimento: ter um negócio online significa, pelo menos no início da operação, não se preocupar com despesas como luz, aluguel e internet. Como falamos, você só precisará de um domínio e servidor de hospedagem.
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Vendas escaláveis: Para realizar uma venda em uma loja física você precisa de um prazo para abordar a pessoa, acompanhá-la enquanto ela avalia os produtos, apresentar suas vantagens e, por fim, realizar o pagamento. Já na loja online o processo de compra é mais dinâmico e você pode realizar várias vendas a partir de um mesmo anúncio e, inclusive, fazer vendas simultaneamente.
No caso de produtos físicos, quanto mais vendas quiser fazer, mais precisará investir para montar um estoque. Mas se você optar por comercializar produtos digitais, aquele item pode gerar retorno enquanto estiver disponível para acesso.
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Não podemos esquecer que, como em qualquer outro negócio, ser gestor da sua própria loja tem também as suas desvantagens, principalmente quando falamos em comercializar produtos físicos. É importante ponderar e saber se os prós valem o investimento. Outro detalhe que precisa ser observado com cuidado é a logística de entrega já que, no Brasil, existem poucos serviços especializados e de qualidade.
Mas, se você já tomou a decisão e vai mesmo desenvolver a sua loja virtual, saiba que é preciso muito mais para se diferenciar no mercado e alcançar o tão sonhado sucesso. Estude as tendências constantemente, entregue valor a sua audiência e tenha parceiros que somarão ao seu projeto, seja com produtos ou serviços de qualidade.
WordPress para outros projetos
A maior parte do nosso artigo foi dominada por lojas virtuais. Mas o WordPress é uma ótima opção para quem também está desenvolvendo outros negócios, sejam plataformas de cursos online, venda de info-produtos, portais de conteúdo e outras ideias que você possa ter. Por ser uma plataforma aberta, está sempre atualizada para atender qualquer demanda da melhor maneira. E o melhor: de forma gratuita!
E se você precisar desenvolver um destes projetos, desde um site institucional até uma loja virtual WooCommerce, com todos os recursos e customizações disponíveis, é só falar com a gente. Somos especializados em soluções de plataforma para loja virtual e podemos te ajudar com implementação e manutenção do seu e-commerce. Clique aqui e entre em contato com a gente.
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