PHP 8.2 já está disponível. Confira as novidades

Uma nova versão do PHP 8.2 está disponível para uso. Neste post, você confere as principais novidades desta versão que promete melhorar o desempenho!

PHP 8.2

Você sabia que o PHP é usado na criação de sites e até mesmo aplicativos? É isso mesmo, ou seja, a tecnologia criada em 1994 pelo programador Rasmus Lendorf para monitorar o tráfego de acessos em um site evoluiu ano após ano e está presente todos os dias na sua vida, mesmo que você não perceba.

Inclusive, neste momento, você está navegando em um blog feito orgulhosamente com WordPress e que tem em suas tecnologias o PHP, incrível, não é mesmo?

E por falar na evolução do PHP, depois de muita espera, o PHP 8.2 foi lançado no dia 08 de dezembro. Um pouco mais de um ano após o lançamento da última versão. 

A nova versão conta com inúmeros recursos que visam facilitar o dia a dia, entre as novidades estão melhorias de performance e descontinuações de funções.

E neste post, você vai conferir mais detalhes sobre as novidades da nova versão do PHP que já está disponível para todos os usuários.

Confira as principais novidades do PHP 8.2:

A cada ano o PHP se reinventa e traz mais novidades para melhorar a experiência do desenvolvedor e claro, que também impacta o usuário final. Confira as novidades:

Classes para somente leitura 

As classes para somente leitura foram incluídas ainda no PHP 8.1 e agora elas trazem mais uma novidade que permite facilitar o dia a dia dos desenvolvedores, pois agora você não precisará mais escrever readonly em cada variável e poderá definir a propriedade diretamente na classe.

Como era no PHP 8.1:

Como ficou no PHP 8.2:

Extensões de aleatoriedade 

A nova versão do PHP trouxe para os usuários uma extensão “random” que funciona como novo gerador de números aleatórios considerado mais performático e seguro.

Com a classe randomizer que é personalizável, você poderá tornar qualquer coisa aleatória, como a matriz ou uma string, ou ainda gerar um número inteiro aleatório.

Veja como ficou:

Propriedades dinâmicas 

A partir de agora, as propriedades dinâmicas são obsoletas. E em futuras versões, como o PHP 9, elas passarão a não funcionar mais.

Mas caso você deseje continuar utilizando classes com _get e _set, saiba que elas continuarão funcionando por enquanto.

Como era no PHP 8.1:

Como ficou no PHP 8.2:

E aí, gostou dessas novidades? Essas são apenas algumas das melhorias que o PHP 8.2 trouxe para os usuários. Se você é desenvolvedor, você pode conferir todas as novidades detalhadamente através do release oficial

E se já está pensando em utilizar o PHP 8.1, é essencial que confira o manual de migração do PHP 8.1 para o PHP 8.2.

Já posso atualizar o PHP?

A cada lançamento, a gente sabe: você quer testar as novidades, não é mesmo? Mas lembre-se que nem tudo em seu site é compatível com o PHP 8.2, como plugins e temas, por exemplo. Por isso, é essencial que você faça uma série de testes para garantir que tudo seja compatível com o seu site antes de atualizá-lo. Vale salientar a importância de manter o backup em dia e realizar qualquer modificação em um ambiente de testes.

Agora, se você ainda não utiliza as versões mais recentes do PHP, é essencial ressaltar que terminou no fim de novembro deste ano, o suporte ao PHP 7.4. Por isso, se você utiliza esta versão, é essencial que você entre em contato com o seu serviço de hospedagem para atualizar a sua versão do PHP o quanto antes.

Conclusão

Por aqui, você já conferiu as principais novidades da versão do PHP 8.2 e nós queremos saber: o que você achou desta nova versão? Gostou das novidades? Conta para a gente nos comentários!

E se você é um apaixonado por esta linguagem de programação, que tal conferir mais sobre a história do PHP? Neste ano, ele completou 27 anos e nós preparamos um post super legal para comemorar a data.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Sair da versão mobile