Melhore o SEO de seu site WordPress com palavras-chaves

Quer melhorar o SEO de seu site WordPress? Que tal utilizar palavras-chaves? Conheça aqui tudo que você precisa saber sobre palavras-chaves:

SEO para WordPress

Atualizado em 11/05/2021

Você pode melhorar o SEO de seu site WordPress por meio de palavras-chaves. Para muitos usuários do WordPress, fazer o SEO do WordPress é apenas instalar um plugin – ou o Yoast SEO ou All-in-One SEO Pack.

Se você utiliza o Yoast, você pode preencher o título do SEO e a meta-descrição, escolher uma palavra-chave focada e seguir as dicas de otimização que aparecem na tela.

Este é um bom começo!

Entretanto, enquanto os plugins de SEO podem te ajudar a otimizar seu conteúdo para uma palavra-chave específica, eles não podem dizer quais palavras-chaves você deve escolher.

É neste momento que muitas pessoas ficam estagnadas.

Qual é a melhor palavra-chave? E como achar a palavra-chave certa para meu site?

A resposta: pesquisa por palavra-chave.

A pesquisa de palavra-chave é parte integral para melhorar o SEO e algo que comumente é desentedido, especialmente por iniciantes na plataforma.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

É por isso que nós trazemos para você 2 artigos (sim, 2 artigos!) que vão falar tudo o que você precisa saber sobre palavras-chaves.

No artigo de hoje você confere as informações principais do que são palavras-chaves e para que servem!

Preparados? Então vamos lá!

O que são palavras-chaves e por que são importantes?

Para entender melhor do que estamos falando, vamos dar uma olhada no que as palavras-chaves realmente são. Se você entender isto, se torna muito mais fácil de acertar quais serão as palavras para seu site.

Palavras-chaves não são mágicas

melhorar SEO de seu site WordPress - palavras-chaves não são mágicas

Muitas pessoas tem a impressão que palavras-chaves são o ingrediente secreto. Pensam que se adicionadas aos artigos e páginas farão com que o site vá instantaneamente ao primeiro lugar no Google.

Há muitos anos isto era meio que verdade. As pessoas por toda a web lotavam suas páginas com o máximo de palavras-chaves possível para conseguir uma posição no Google. Entretanto, isto não tem nada a ver com as práticas modernas de SEO.

Os mecanismos de hoje para indexação são mais complexos.

Mecanismos de busca agora compreendem melhor como dar melhores resultados e como reconhecer conteúdo relevante. Como consequência, uso excessivo de palavras-chaves faz com que os buscadores penalizem o site.

Então, palavras-chaves não são um truque ou mágica!

Palavras-chaves são termos de busca

melhorar SEO de seu site WordPress - palavras-chaves são termos de busca

As palavras-chaves são, basicamente, termos que os usuários digitam nos buscadores para conseguir informações, produtos ou serviços que estão precisando.

Como já mencionado, os mecanismos de busca tentam dar os melhores resultados para as buscas. Você pode se perguntar:

Como eles julgam isto?

No caso do Google – um dos mecanismos mais populares – utiliza 200 tipos de fatores para indexação.

Entre eles, as palavras-chaves ocupam um papel central.

Não é apenas importante incluir as palavras-chaves em seu conteúdo, mas também é igualmente importante saber aonde elas devem ser posicionadas.

Por exemplo:

Faz diferença se as palavras-chaves aparecem no meio de um artigo ou como parte do título. Dentro do título é melhor que a palavra apareça no começo do que no final.

Existem tipos diferentes de palavras-chaves

melhorar SEO de seu site WordPress - palavras-chaves tem tipos diferentes de categorias

É também importante saber que nem todas as palavras-chaves são iguais.

Elas normalmente são divididas em diferentes categorias dependendo do:

  • Volume de busca;
  • Competitividade;
  • Dificuldade para indexação.

Vejamos alguns exemplos:

Palavra-chave com apenas uma palavra

Por exemplo: saúde.

Saúde é uma palavra que consegue a maioria do tráfego de busca, porém, tem alto grau de competitividade, o que a torna bem difícil de rankear.

Uma única palavra-chave acaba não sendo específica.

Se você utilizá-la, você pode não atingir o público certo. Quem procura por saúde pode estar procurando por uma academia ou por dicas para uma melhor alimentação. Pode até mesmo estar procurando o siginificado da palavra saúde.

Enfim, as possibilidades são inúmeras. Por isso que utilizar apenas uma palavra-chave não é o mais indicado.

Palavra-chave com 2 ou três palavras

Palavras-chaves mais incorpadas são mais específicas já que utilizam duas ou três palavras.

Por exemplo: saúde para mulher.

Estas palavras possuem um bom tráfego e é mais fácil para entrar na competição. É interessante dizer que dependendo da busca, ela pode apresentar um grau elevado de competitividade.

Palavra-chave de cauda longa

Há também as palavras-chaves de cauda longa. 

Estas são frases de busca com quatro ou mais palavras para uma informação específica.

Por exemplo: dicas de alimentos para melhorar saúde para mulheres.

Embora estas palavras individualmente não gerem muito tráfego, combinadas elas ganham a maiora das buscas na internet.

Palavras-chaves de cauda longa são infinitamente mais fáceis de posicionar e tem uma alta taxa de conversão.

Que tipos de palavras-chaves você deve tentar indexar?

melhorar SEO de seu site WordPress - qual a palavra-certa para usar?

Qual é o melhor tipo de palavra-chave para seu site?

Como já falamos aqui, uma única palavra-chave não é específica o suficiente e tem uma alta competitividade.

Palavras-chaves com duas ou três palavras são uma boa combinação de volume de busca, com uma competição que é possível gerenciar e ter boas taxas de conversão. É uma boa ideia otimizar seu conteúdo com elas.

É claro que palavras-chaves de cauda longa são uma ótima solução. Por esta razão as palavras de cauda longa devem definitivamente fazer parte de sua estratégia com palavras-chaves!

Quer saber como pesquisar pelas palavras-chaves certas para seu site?

O nosso próximo artigo falará exatamente sobre isso!

Fique ligado e descubra quais são as formas de pesquisa pelas palavras-chaves que farão a diferença em seu site!

Texto traduzido e modificado: WordPress SEO 101 – How to find the right keywords for your site

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta