Ao criar seu site ou e-commerce, na maioria das vezes, seu objetivo é faturar. Uma boa marca, um layout atrativo são pontos importantes na hora de criar seu site, mas é um site rápido e responsivo que pode fazer a diferença na experiência do seu usuário. Há inúmeras ferramentas no mundo online que medem a velocidade e o desempenho do seu site. Uma das mais famosas e que divide opiniões é o PageSpeed Insights.
Se você não sabe o que é Page Speed Insights. Está tudo bem, pois a gente te explica.
Page Speed Insights
Desenvolvido pelo Google, o PageSpeed Insights tem como objetivo revelar para o usuário o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. Ao final da consulta, ele sugere inúmeras ações que podem ser feitas para aprimorar a página.
O PageSpeed Insights avalia cada página com base em práticas comuns recomendadas para melhorar o desempenho. Dentre os itens avaliados, há o tempo de carregamento da página inteira, ou seja, é feito o cálculo sobre o tempo que é levado após o usuário solicitar a abertura de uma nova página até o momento em que ela é totalmente processada pelo navegador.
Pontuação
Após realizar uma consulta, você recebe uma nota para a página que foi disponibilizada para a consulta. Logo em seguida, aparecerá três níveis de pontuação. O PageSpeed Insights calcula uma pontuação de 0 a 100 que estima o espaço disponível para otimização do desempenho do seu site.
0-59: determina que sua página não foi otimizada e há muito trabalho a ser feito quando o assunto é otimização.
60-79: de classificação mediana, a nota aponta que algumas otimizações comuns de desempenho não foram aplicadas à sua otimização, e que ainda há espaço disponível para executar melhorias na performance.
80-100: Se a nota recebida pela sua página chegou a este nível é porque o Page Speed Insights avaliou que a maioria das práticas recomendadas foi utilizada e a necessidade de efetuar outras otimizações é pequena.
A verdade sobre a nota do PageSpeed Insights
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Ao colocar seu site sob avaliação, é normal que a expectativa é de que seu site receba uma boa pontuação. Porém, quando isso não acontece, pode vir a frustração e a busca incessante pela nota mais alta.
Mas, o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar se a sua página possui ou não uma boa otimização? São muito os itens que devem receber atenção.
Se você ainda está na fase de criação do seu site, a sugestão é de que você trabalhe com o foco voltado para a performance dele.
Caso você já tenha um site em WordPress há um bom tempo, é preciso que você conheça o perfil dos seus usuários para então criar um plano de ação. Vale salientar, que muitas vezes, é necessário ter a mente aberta para executar mudanças profundas dentro da sua página. Tudo isso para que a experiência do seu usuário seja a melhor possível.
Por exemplo, um dos itens que você precisa estar atento é qual o meio mais utilizado pelos usuários para chegar ao seu site: computador ou celular?
Se o celular for o mais utilizado, os cuidados devem ser redobrados, afinal o processamento é mais lento e a conexão nem sempre é boa, diferente de quando seu site é acessado por meio de um computador/desktop.
Ao descobrir a origem do tráfego, o dispositivo utilizado e quais as páginas que mais recebem acesso, então você pode traçar estratégias para melhorar a performance.
Como descobrir qual é o dispositivo mais utilizado?
Uma das ferramentas mais utilizadas no mercado é o Google Analytics, ele traz inúmeras informações sobre seu site: entre elas: dispositivo utilizado, origem do tráfego, páginas mais acessadas, além de idade e sexo dos usuários que visitam seu site.
Se você quiser saber mais sobre o Analytics, confira estes artigos já publicados: Como adicionar o Google Analytics no WordPress e Faça sucesso com seu site WordPress ao utilizar Google Analytics.
Confira algumas dicas úteis para melhorar a performance:
- Atualizações do software do site e servidor utilizado devem ser executadas constantemente;
- Se você é usuário do WordPress, é aconselhável manter também o tema, os plugins, além dos softwares do servidor atualizados frequentemente;
- Estar atento a densidade de conteúdos nas páginas. É preciso ter cuidado para não sobrecarregar cada página com seções que apresentem conteúdos multimídia (imagens e vídeos). Esta sobrecarga pode gerar um impacto muito grande na performance do seu site;
- Ao anexar imagens, você precisa se certificar de que as imagens estão no tamanho correto. Ter este cuidado também permite que seu site se torne ainda mais otimizado. Confira aqui o tamanho ideal das imagens para o seu site WordPress;
- Revisar e verificar a performance dos recursos externos incorporados no site: scripts de ferramentas de marketing digital, scripts de métricas de Ads, banners de anunciantes, scripts de ferramentas de chat, entre outros;
- Remoção de conteúdos e plugins que não são mais utilizados;
- Quanto mais recursos seu site oferece, mais lento é o carregamento. Os recursos utilizados devem estar alinhados com a sua necessidade.
Solução para melhorar a nota do PageSpeed Insights
Se a nota do Google Page Speed Insights te deixa apavorado e você não sabe como colocar as dicas úteis em prática, a melhor solução é buscar profissionais especializados, tanto na área de design ao criar seu site, como na hora de manter toda a plataforma atualizada.
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Até a próxima.
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