Você já pensou em revisar a forma como tem produzido seu conteúdo? Nada melhor que aproveitar o começo do ano para fazer de forma diferente (principalmente em áreas que precisam de reajuste e melhorias), não é mesmo?
Ter uma rotina de revisão de conteúdo é importante para garantir que você está desenvolvendo seu conteúdo de forma otimizada.
No artigo de hoje nós vamos falar sobre um aspecto que tem crescido em importância: legibilidade.
Responda: seu conteúdo é fácil de ler?
Você alguma vez já se fez essa pergunta?
A dica mais importante em relação a produção de conteúdo, depois de relevância e informação, é torná-lo fácil de ler para seus usuários. Essa compreensão é valiosa, principalmente na internet, aonde as pessoas buscam informações que sejam úteis e de fácil compreensão.
Abaixo separamos 3 aspectos que vão te ajudar a torna seu texto mais legível e assim, como resultado, atrair mais leitores para seu site.
1. Fique de olho na estrutura
A primeira regra para uma legibilidade otimizada é a forma como você estrutura seu conteúdo. Basicamente, a compreensão se torna mais fácil para o leitor quando seu conteúdo está organizado de forma coesa!
Para estruturação básica do seu conteúdo você pode:
- Usar corretamente parágrafos
- Padronizar – ou manter fluidez – na quantidade de linhas
- Utilizar cabeçalhos (headings)
A visão geral do leitor é o primeiro contato dele com seu material. É aquele momento que ele “bate o olho” em seu texto e daquele ponto toma a decisão de ler ou não.
Se, por acaso, perceber um conteúdo mal organizado, com parágrafos longos e sem equilíbrio de linhas entre um bloco de informação e outro, ele já não conseguirá ter uma compreensão imediata sobre o seu material. As chances são que busque outro conteúdo mais legível.
A forma mais prática para garantir a legibilidade é usando a hierarquia de cabeçalho – h2, h3, h4, h5 … Desta maneira, seu conteúdo estará pontuado e com uma ordem lógica para cada tópico.
Por exemplo: Observe a organização deste artigo.
2. Cuide de suas palavras!
Que tipo de linguagem você usa no seu conteúdo? Esta é uma importante parte para tornar a leitura do seu material mais agradável.
Uma das melhores opções é escolher a linguagem informal. É claro que aqui você deve considerar o seu público-alvo. Mas, de maneira geral, você deve evitar a utilização de palavras difíceis e rebuscadas.
As palavras que você escolhe para desenvolver seu conteúdo conta (e muito!) para que a leitura do seu usuário seja facilitada!
Evite uso excessivo de palavras com mais de 4 sílabas! Incorpore as palavras de transição para trazer mais fluidez na leitura, como: portanto, consequentemente, primeiro, segundo. Ou as que trazem ideia de contraste: em vez disso, contudo, enquanto.
3. Destaque as palavras mais importantes
Uma forma de tornar seu conteúdo mais fácil para o entendimento do leitor é por meio de palavras destacadas. Use o negrito ou itálico para enfatizar algum ponto ou destacar alguma ideia.
Mas cuidado! Não use exageradamente. Pense que essas palavras chamarão mais atenção do leitor quando ele estiver fazendo uma leitura dinâmica. Estas palavras precisam fazer sentido para ele!
Por que é importante ter um conteúdo de fácil leitura?
Ao cuidar da legibilidade de seu conteúdo, você está ajudando o seu site a ter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca já que é um fator de rankeamento. Os motivos para isso é que por meio de uma leitura facilitada, você está:
- Aumentando o engajamento
- Diminuindo a taxa de saída de sua postagem
- Melhorando a experiência a experiência do usuário de maneira geral
Então, sempre revise seu conteúdo para que ele esteja o mais legível possível!
Como deixar seu conteúdo mais atraente para o leitor!
Abaixo trouxemos algumas dicas rápidas e práticas para que você consiga tornar o seu conteúdo ainda mais atraente para seu leitor:
1. Títulos chamativos
O título é a primeira frase que o leitor vê de seu artigo. Por isso seja criativo! Chame atenção do seu leitor para deixá-lo com vontade de ler seu material completo e também, escreva seu título de acordo com a temática do seu artigo. Eles devem fazer sentido!
2. Mídias
Opte por diferentes tipos de mídias para desenvolver seu conteúdo. Seja vídeo, seja imagem ou infográfico. Escolha sempre mídias de alta qualidade! Desta maneira seu conteúdo será mais atrativo aos olhos de quem está lendo e assimilando as informações.
3. Originalidade
Sempre busque um gancho diferenciado para produzir seu conteúdo. Não tenha medo de ser original! Isto cativa atenção do seu leitor e pode ser fator decisivo para que ele permaneça e leia seu artigo.
Conclusão
A legibilidade do seu artigo é um fator para conseguir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
Você precisa estar de olho em todas estas sugestões para otimizar seu conteúdo e tornar ele cada vez mais fácil de ler para seu usuário, sem deixar de ser relevante e informativo.
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