O que é SEO? SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para os Motores de Busca, e é uma das atividades mais importantes no mundo do marketing digital. As campanhas de SEO tem como objetivo otimizar o site para obtenção de tráfego orgânico, a partir da página de resultados dos mecanismos de busca.
Em outras palavras, SEO é a habilidade de realizar mudanças no design e conteúdo do seu site, tornando-o mais atraente para mecanismos de busca, como o Google. As otimizações são realizadas para alcançar melhores posições nos resultados das páginas de busca de maneira não paga, ou seja, orgânica.
O que é SEO e como funciona?
Embora a otimização de sites para mecanismos de pesquisa seja bastante complexa, já que existem diferentes fatores que afetam sua classificação, o processo básico não é tão difícil de entender. Os motores de busca como o Google, querem fornecer o melhor serviço para seus usuários. Isso significa entregar resultados cada vez mais relevantes para quem está pesquisando.
Para isso, os mecanismos de pesquisa varrem milhões de sites todos os dias. Isso os ajuda a fornecer resultados mais relevantes para aqueles que estão pesquisando determinados tipos de assunto ou palavras-chave. As páginas que forem diagnosticadas com boa navegabilidade, conteúdo e alta relevância, serão recompensadas com classificações mais altas nos resultados de pesquisa.
O SEO é o processo pelo qual as organizações passam, para ajudar a garantir que seu site esteja no topo dos mecanismos de busca para palavras-chave e frases relevantes. Por exemplo, digamos que você tenha um artigo sobre “O que é SEO e como isso pode alavancar o seu site”. Para colocar seu conteúdo no topo, você precisa otimizar sua postagem no blog e fazer com que ela apareça para as pessoas certas.
Muitos são os benefícios do SEO para o seu site. Ao melhorar as suas práticas, você tem chances de expandir sua visibilidade, ajudando a alcançar e envolver mais clientes em potencial. Ao criar conteúdo focado em SEO, você aumenta as suas chances de atrair tráfego orgânico mais segmentado para o seu negócio.
Como alavancar o meu site com práticas de SEO
Agora que você sabe o que é SEO e como funciona, vamos dar uma olhada em alguns dos fatores que podem afetar sua classificação nos mecanismos de busca. Nunca saberemos exatamente como os algoritmos usados para classificar um site funcionam, porém, temos uma boa noção de algumas práticas que influenciam diretamente nos resultados. Veja:
Conteúdo
Marketing de conteúdo é um princípio básico de SEO. O conteúdo precisa ser eficaz tanto para atrair mecanismos de busca quanto para ajudar sua organização e fazer conexões com visitantes do seu site. Caso você queira se aprofundar mais no assunto, temos em nosso blog 5 vantagens para investir em marketing de conteúdo, vale a pena ler.
Quanto mais conteúdo relevante e de qualidade você tiver em seu site, mais chances você tem de alcançar boas classificações nos resultados de busca. É importante que o seu conteúdo envolva os usuários, desta forma mais tempo eles ficarão em seu site trazendo ainda mais benefícios de ranqueamento para você.
O segredo para a criação de conteúdo otimizado é simples: invista na criação de diferentes tipos de conteúdo, com tópicos muito relevantes para o público. A seguir, separamos alguns tipos de conteúdo essenciais para seu site:
- Postagens em blog
- Conteúdo de mídia social
- E-books
- Guias e tutoriais de instruções
- Vídeos
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Separamos 5 tipos de conteúdo para seu site WordPress.
Outro fator importante a ser considerado, são as palavras-chave e frases de SEO na produção do seu conteúdo. Elas precisam ser relevantes e estarem de acordo com o que o usuário está procurando. Quando você cria conteúdo em torno dessas palavras-chave e frases, aumentam suas chances de classificação. Para quem usa WordPress, um plugin excelente para verificar a eficácia do seu conteúdo, é o Yoast SEO. Fica a dica!
Se ainda restou alguma dúvida sobre produção de conteúdo e como ela pode te ajudar a alavancar o seu site nos mecanismos de busca, veja em nosso blog uma lista completa de artigos que te ajudarão a otimizar e a entender ainda mais o que é SEO.
Principais práticas de SEO
As práticas de SEO on-page são todos aqueles elementos que você consegue otimizar para obter resultados a longo prazo. Abaixo, falaremos sobre os principais fatores que te ajudarão a melhorar o ranqueamento do seu site:
- Title tag: A tag de título em cada página informa aos mecanismos de pesquisa sobre o que é seu site. É importante incluir a palavra-chave focada no conteúdo principal da sua página.
- Meta description: informa aos mecanismos de pesquisa um pouco mais sobre o que é cada página.
- Subtítulos: torna seu conteúdo mais fácil para os visitantes, mas também pode ajudar a melhorar seu SEO. Você pode usar tags H1, H2 e H3 para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo do seu site.
- Links internos – criar hiperlinks para outros conteúdos em seu site ajuda a melhorar o ranqueamento.
- Nome da imagem e tags ALT – Isso ajudará os mecanismos de pesquisa a indexar melhor suas imagens.
Ao posicionar estrategicamente suas palavras-chave e frases de SEO em suas páginas, é importante evitar a otimização excessiva. O Google e outros mecanismos de pesquisa, costumam penalizar páginas que utilizam muitas vezes as mesmas palavras-chave em seu conteúdo. Não há número máximo e mínimo, mas os algoritmos do Google são capazes de ‘compreender’ um texto e perceber quando o site está ‘forçando a barra’.
Além disso, concentre seu conteúdo em, no máximo, duas palavras chaves. Assim você garante que suas otimizações serão específicas e relevantes. Tentar otimizar com muitas palavras-chave de uma só vez pode ter um impacto negativo, fique atento.
Se você quer saber mais sobre o que é SEO e como ele pode te ajudar a liderar nas páginas de pesquisa, fique atento as Práticas de SEO para melhorar o posicionamento de seu site no Google.
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