O que é MVP e como o WordPress pode ajudar a criar o seu

Se você está aqui é porque busca informações sobre o que é MVP, certo? MVP é a sigla para Minimum Viable Product (produto mínimo viável) e consiste em uma prática administrativa onde empresas lançam produtos ou serviços com o menor investimento possível, a fim de testar o negócio antes de grandes aplicações. Então, como criar […]

Se você está aqui é porque busca informações sobre o que é MVP, certo? MVP é a sigla para Minimum Viable Product (produto mínimo viável) e consiste em uma prática administrativa onde empresas lançam produtos ou serviços com o menor investimento possível, a fim de testar o negócio antes de grandes aplicações. Então, como criar um MVP com o auxílio do WordPress? Continue lendo!

Bem, se você está inserido no lançamento de um novo negócio, produto ou serviço já deve ter esbarrado com este nome por aí, principalmente se a sua empresa for da área de inovação e tecnologia da informação. Afinal, testar a viabilidade do negócio antes de executá-lo pode ser a grande chave para o sucesso e, por isso, saber o que é MVP é tão importante. Com o MVP, você pode lançar o produto ou serviço com as funcionalidades mais básicas, permitindo a análise dos principais requisitos para o qual ele foi planejado e assim solucionar problemas antes de grandes investimentos.

Com o produto mínimo viável, você consegue testar a usabilidade, aceitação, eficiência e comparação com determinados produtos e serviços já existentes no mercado. Após esta etapa de validação, o produto volta a ser desenvolvido e aprimorado, para só depois disso ganhar o mercado propriamente, com investimentos mais altos. Entretanto, o MVP não serve apenas para testar produtos e recursos de sua empresa, ele também é útil para aplicar testes em seus usuários. Mas, cuidado: fique atento aos componentes que permitem a validação de oportunidades de negócio, esta escolha é determinante para o sucesso ou fracasso do processo.

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Quem pode usar o método MVP?

 

Agora que você já sabe o que é MVP, talvez tenha dúvidas se este modelo é o ideal para sua empresa e queira saber como criar um MVP, certo? Então, a boa notícia é que qualquer pessoa pode usar o conceito do MVP para criar testes de serviços e produtos.

Como criar um MVP?

O primeiro passo de como criar um MVP é ter em mãos um protótipo, que responda a determinados requisitos, como: qual o segmento de clientes, quais os canais, relacionamento, fonte de receitas, recursos, parceiros, atividades, estrutura de custas e proposta de valor.

Com um pouco e planejamento e produto definido, é hora de captar os primeiros leads que utilizarão o piloto no processo de validação. Atualmente, muitas empresas utilizam a estratégia de landing pages em WordPress para apresentar produtos ao mercado pela primeira vez e captar e-mails de potenciais interessados com o perfil procurado.

Após esta captação, é necessário pegar todas os feedbacks dos primeiros clientes e formular hipóteses de teste e métricas que serão usadas para validação do seu MVP.

Como criar um MVP através do WordPress

Como já falamos em artigos passados, o WordPress é a plataforma mais utilizada atualmente e conta com um amplo suporte na internet. Sendo assim, seu Produto Mínimo Viável pode se beneficiar de diversas vantagens da plataforma, veja:

Criar uma landing page em WordPress oferecendo um produto é uma das maneiras mais conhecidas de MVP. Através desta página, são solicitados dados de contato como e-mail e telefone dos usuários que manifestaram interesse no produto apresentado. Então, a partir daí se inicia o desenvolvimento do produto.

Blogs em WordPress também são uma excelente maneira de viabilizar o seu MVP. Através dele, você consegue gerar audiência e medir o engajamento do público com determinado assunto.

Páginas de reservas e pré-lançamento são uma excelente alternativa para medir o interesse do público em seu produto, e você pode criá-las através do WordPress. Por meio delas você pode fazer uma projeção da demanda, analisar sua precificação e coletar feedbacks dos consumidores.

Como criar um MVP através de um e-commerce sem altos investimentos? É simples, através do WordPress desenvolva uma página básica para dispositivos móveis, com uma listagem ou catálogo de produtos para compra, uma página de checkout e algumas informações institucionais. O MVP aliado a um bom teste A/B torna-se uma excelente maneira de aumentar os acertos em relação à concepção e evolução de seu e-commerce.

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EXTRA: Exemplos de MVP que foram um sucesso!

Facebook – inicialmente, a plataforma pretendia conectar jovens de universidades norte-americanas e facilitar a troca de mensagens. O teste começou em Harvard e, devido a sua simplicidade, a expansão se tornou inevitável. Este foi o MVP da rede social mais conhecida no mundo!

Amazon.com – A Amazon começou como uma livraria que tentava apresentar uma solução mais prática para clientes. Antes, o mercado era dominado por livrarias físicas e, para testar, a Amazon criou um site com design bem simplificado e vendia apenas livros a preços baixos.

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Dropbox – No início, o DropBox não ofereceu nenhum produto! Apenas criou um vídeo de 30 segundos onde explicava facilmente do que se tratava o projeto e sugeria que os interessados deixassem o seu contato para, assim que fosse lançado, tivessem prioridade no teste. Com o grande sucesso do vídeo (mais de 70 mil e-mails), foi fácil perceber que a ideia era perfeita. O primeiro produto lançado era bem simples e continha a principal função: armazenamento seguro de arquivos para pessoas.

Aprendemos que a técnica do MVP é muito importante para direcionar o desenvolvimento de um produto e, por isso, é necessário que o melhor caminho seja definido para este projeto. São muitas as possibilidades: seja por landing pages, anúncios, vídeos ou e-commerce é recomendado que seja feito um estudo para identificar quais são as melhores formas para validar a sua ideia.

Ficou alguma dúvida sobre o que é MVP e como viabilizar o seu projeto através do WordPress? Venha falar com a gente e conheça as soluções que temos para desenvolver a sua ideia. Até a próxima.

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