A primeira pergunta que você deve fazer é: qual é o objetivo do meu primeiro site? Este é o passo mais importante e, a partir daí você pode dar início ao seu novo projeto. Por ser a sua primeira experiência, é importante que o seu primeiro site seja simples, funcional e profissional. A princípio, pontos básicos podem fazer toda a diferença no resultado final. Você pode não saber ainda, mais alguns detalhes influenciam diretamente no posicionamento e acessibilidade.
O que nós sabemos é que ter um site, hoje em dia, é essencial para todos os tipos de empresa. A internet já faz parte do processo de aquisição e, mesmo quando optamos por finalizar a compra em uma loja física, a chance de realizarmos pesquisas online e descobrir mais sobre o produto e a empresa são grandes. E é aí que necessidade de ter um website se torna explícita. No entanto, muitas pessoas acham que construir o seu primeiro site é um processo muito complicado e com alto investimento.
Por isso, separamos abaixo alguns pontos importantes para o seu primeiro site. Vamos lá?
Leia também: 5 dicas infalíveis para ter um site profissional [Rápido e Efetivo]
1 – Planejamento
Antes de tudo, você precisa definir exatamente o que precisa estar dentro do seu site. Uma boa dica é pesquisar na própria internet. Pesquisa os seus possíveis concorrentes, o que eles estão fazendo, destaque pontos positivos e negativos, questione a exposição das informações e a qualidade das fotos que são apresentadas. Durante este processo, você deve pensar paralelamente em como quer que os seus elementos funcionem na sua página.
Pense em textos, galeria de imagens, páginas internas, menus e em todos os aspectos que você julga ser importante em seu primeiro site. Não esqueça de pesquisar também ferramentas para atendimento, como chat e meios de pagamento online.
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Pense também na atualização. O planejamento de conteúdo é essencial. Defina claramente a sua meta, o seu público-alvo, o que ele procura e quais são os seus objetivos. Após responder essas perguntas, aí sim você poderá passar para o próximo passo na construção do seu primeiro site.
2 – Deixe claro o seu ramo de atividade
Logo após a sua decisão de abrir uma empresa, a primeira escolha que precisa fazer é quanto ao seu ramo de atividades. Essa definição pode acontecer antes mesmo da ideia de empreender, já que está diretamente ligada ao seu conhecimento técnico sobre a atividade. O ramo de atividades de uma empresa é a determinação do que ela faz para gerar valor aos seus clientes.
O problema é que alguns empreendedores estão tão envolvidos com o seu negócio que para eles o produto ou a especificação de um serviço é muito óbvia. Fique atento a isso: o consumidor pode não entender o que você está oferecendo. Por isso é muito importante fazer com que o usuário entenda o negócio da empresa assim que tiver o primeiro contato com o site.
3 – Seja simples e objetivo
O usuário quer eficiência e resultados rápidos em sua pesquisa pela internet. Por isso, não tente impressionar através de uma escrita muito técnica e rebuscada. A linguagem utilizada em seu primeiro site deve ser simples e similar ao que os usuários pesquisam. Escolha ser objetivo e muito claro em seus títulos e menus.
Leia também: Os 12 melhores temas de WordPress do ano
4 – Primeiro, pense micro
Reforce a sua atuação no bairro ou cidade onde mora. Comece conquistando as pessoas da redondeza, são elas que potencializam os micro e pequenos negócios. As chances do sucesso são muito maiores para as empresas que reforçam a sua atuação em ambientes já conhecidos. A recomendação é ir do micro para o macro: bairro, cidade, município e assim por diante.
5 – Conteúdo exclusivo
Vamos combinar uma coisa: mesmo que a princípio seja mais trabalhoso, se dedique em textos e material exclusivo. A internet está repleta de plágios e materiais elaborados sem nenhum propósito. Os textos replicados, além de serem muito inconvenientes prejudicam o seu posicionamento em sites de busca. Se você quer que o seu primeiro site seja um sucesso, invista em conteúdo!
Essas dicas são muito importantes e com certeza te ajudarão a planejar e pesquisar sobre as melhores práticas a serem aplicadas em seu primeiro site. Agora, vamos listar alguns itens que você não pode deixar de lado na execução do sua página. Confira:
1 – Domínio
A escolha do domínio do seu primeiro site tem uma influência grande! Um bom nome, de fácil memorização, trará benefícios futuros e facilitará que o seu site seja encontrado mais facilmente.
2 – Layout
O layout de um website pode ser comparado diretamente a uma vitrine de shopping, onde milhares de pessoas passam todos os dias. Quanto mais atraente e dinâmico for, maiores são as chances de as pessoas prestarem atenção. Se a aparência do seu primeiro site for convidativa, certamente o internauta vai se interessar pela navegação. Invista tempo na criação do layout do seu site, afinal, ele é a porta de entrada para os seus possíveis clientes.
3 – Mobile
Aposte em um site responsivo, que seja compatível com celulares. É muito provável que a maior parte dos acessos ao seu site será por smatphones. Se possível, tenha uma versão mobile para o site.
Leia também: Quanto custa um site responsivo e porque você precisa de um
4 – Formulários
Mantenha a comunicação com o seu cliente afiada. Formulários de contatos com informações básicas e campos para newsletters são essenciais para manter os usuários informados sobre promoções, novidades e pedidos de orçamento.
5 – Redes Sociais
As redes sociais fazem parte do dia a dia de praticamente todas as empresas da atualidade. Podemos afirmar que as mídias sociais se tornaram o canal mais importante de comunicação entre consumidor e empresas. Ficar de fora é deixar de lado opiniões importantes que podem colaborar muito para o desenvolvimento do seu negócio. Por isso, adicionar botões de compartilhamento e comentários em seu primeiro site é uma excelente sugestão.
E então, pronto para colocar a mão na massa e começar a desenvolver o seu primeiro site? Para mais informações e outras sugestões, conte com a gente. Até a próxima.
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.