Uma pergunta rápida: Como o envio de e-mails tem melhorado a experiência do usuário em sua loja virtual WooCommerce?
Se ficou difícil responder esta pergunta, não fique constrangido.
A tendência é pensar que e-mails enviados para clientes são a última etapa no processo de venda ou da interação necessária para que novos pedidos sejam feitos.
Mas estas mensagem podem – e devem ser – muito mais que isso.
Com os recursos certos, todo e-mail que você envia para seu consumidor pode proporcionar uma boa experiência para seu cliente.
Pense só: recibos de pedido podem aumentar a confiança, notificações de envio podem solucionar problemas e até mesmo mensagens de propaganda podem aumentar o senso de encantamento.
Vamos dar uma olhada em alguns ações que você pode tomar relacionada ao envio de e-mails em sua loja virtual WooCommerce e como esta experiência pode fazer com que seus clientes sintam-se bem comprando de você.
Vamos lá?
Pensar no design das mensagens de e-mail é fundamental
Uma das primeiras coisas que você vai ouvir quando o assunto é criação de e-mail bem sucedida é que devem ser atraentes.
Mas beleza não é tão importante quanto eficiência!
Artes gráficas e fontes bem escolhidas não significam muito se o e-mail não é eficaz para reproduzir a informação que o cliente busca.
Aqui vão algumas dicas sobre o design de e-mail que sua loja virtual WooCommerce deve priorizar, desde a criação de um e-mail de recebido até uma campanha de marketing:
Para que seu e-commerce tenha e-mail bem-sucedido ele deve ser compatível com todos dispositivos
Teste, teste, teste.
Ao criar e-mails que serão enviados para seus clientes ou possíveis compradores, você deve testar previamente para ter certeza que tudo está no lugar que deveria estar – a grafia, artes gráficas e a mensagem como um todo.
Uma dica para a sequência de testes é ter em mente como o e-mail pode ser visualizado pelos clientes.
Sempre pense:
O e-mail de recibo de pedido pode ficar ótimo em um monitor grande, mas em dispositivos móveis com tela menor ficará bom também?
Ou o e-mail marketing mensal pode ficar lindo e funcionar perfeitamente se aberto no G-mail. Mas será que terá o mesmo impacto se visto por meio do Outlook?
Uma recomendação para o sucesso dos envios de e-mail de sua loja virtual é testar o máximo que puder para garantir que:
- Suas mensagens não estejam muito longas para telas menores;
- As imagens estão nas dimensões apropriadas para que possam ser visualizadas em qualquer dispositivo;
- O template e o código sejam compatíveis em tipos diferentes de e-mail e navegadores.
O sucesso do e-mail de seu WooCommerce tem a ver com acessibilidade
Quanto mais acessível melhor!
Sabemos que há diferentes maneiras para o acesso a internet. É preciso pensar que nem todos os clientes de sua loja virtual acessam seu WooCommerce da mesma maneira.
Existem algumas maneiras para tornar seus e-mails mais acessíveis.
Para começar você pode incluir uma versão plain text. Esta versão exclui todo código e imagens, pode ser lido em qualquer tipo de dispositivo e tela e também, pode ser visualizado com o uso de tecnologia de leitor de tela.
Quase todas as ferramentas de e-mail automaticamente geram uma versão plain text para qualquer mensagem feita em HTML. Mas ainda é recomendado garantir que a versão está ok – fácil de ler, alinhamento correto e assim por diante.
Outra dica é adicionar a opção de visualizar mensagem pelo navegador.
Este link permite que seus clientes visualizem a mensagem de maneira apropriada se uma imagem não carregar. É importante aqui deixar o link de visualização bem destacado – na parte superior tanto à direita como à esquerda são tipicamente os melhores lugares para posicionar.
Atraia mais cliques para os e-mails de sua loja WooCommerce com conteúdo
Depois de você ter elaborado o design de suas mensagens de e-mail em todos os pontos citados acima, está na hora de focar no conteúdo dos seus e-mails!
Afinal, o que seria de uma mensagem de e-mail sem mensagem?
Conteúdo é aquilo que os clientes investem tempo lendo.
Abaixo vamos passar algumas dicas para que seu e-mail seja lido, clicado e seja um meio de trazer o comprador mais vezes a sua loja WooCommerce.
O conteúdo de seu e-mail deve ser claro e direto no assunto
Uma linha muito longa de e-mail pode prejudicar suas chances de conseguir a leitura pelo seu cliente, caso ele esteja visualizando seu e-mail em algum dispositivo com uma tela pequena.
Se uma pessoa em um relance não saber por que seu e-mail é importante, é mais provável que ele não seja aberto.
Algumas dicas para evitar que isto aconteça:
- Elabore o assunto de seu e-mail focando em responder: Por que deveria abrir esta mensagem? Ou o que há de interessante ali dentro?
- Desafie-se a usar o mínimo de palavras possível para deixar sua mensagem clara.
- Experimente adicionar as palavras Novidade ou Promoção no começo de suas mensagens. Elas chamam atenção e também deixam claro para o leitor o assunto da mensagem.
A inclusão da identidade de sua loja WooCommerce deve estar em cada mensagem
Sua loja virtual WooCommerce deve ter uma “voz” em cada mensagem enviada. A forma como seu e-commerce se comunica é uma característica que consolida a identidade de sua marca e mais: é o que os clientes mais prestam atenção.
Por exemplo: Se você investe tempo e energia nos e-mails marketing mas não coloca tanto esforço nos e-mails enviados após a conclusão de compra (como notificação de pedido ou recebido de compra) a impressão que fica é que sua loja só tem interesse de personalizar a experiência do comprador até a compra.
Todos os e-mails que sua empresa enviar devem ter uma voz personalizada e consistente.
Seja se o e-mail é para confirmar um pedido ou oferecer um desconto. Esta é a mesma voz que deve estar presente na descrição de seus produtos, nas mensagens de mídia social e assim por diante.
Essa identidade deve ser simples, como se fosse uma pessoa falando com a outra. Se esforçar para dar toque personalizado mostra consistência mas também mostra atenção de sua parte.
Se importar com a voz de seu e-mail mostra aos seus clientes que você se importa com o tipo de experiência que eles tem tido ao acessarem sua loja ou lerem seus e-mails.
Deixe seus clientes encantados com o e-mail de seu e-commerce
Utilizar e-mail pode não parecer o canal mais apropriado para encantar seus clientes. Talvez o envio de e-mail sem elaboração não seja. Mas existem algumas coisas que é possível acrescentar às mensagens para gerar encanto ao seu comprador.
Utilize arte gráfica simples e agradável
Ninguém gosta de ler uma parede de texto, certo?
Até mensagens curtas tendem a parecer entediantes sem algum tipo de decoração anexada.
Adicionar ilustrações simples ou imagens em seu e-mail é uma maneira de quebrar o texto e tornar a leitura mais agradável.
Você pode editar imagens colocando uma simples frase de agradecimento: “obrigado pelo seu pedido”. Dependendo do template que você utiliza é possível incluir o thumbnail do produto ou a imagem da logo de sua loja.
Mas lembre: Deixe os tamanhos dos arquivos pequenos para que as imagens carreguem rapidamente para aqueles clientes que acessam em dispositivos móveis ou possuem uma conexão lenta com a internet.
Surpreenda e encante seu cliente com cupons e promoções por e-mail
Em datas comemorativas por que não dar um desconto ou frete grátis para seus produtos?
É ótimo para experiência do usuário um e-mail com um cupom surpresa ou um presente só porque o cliente gastou um determinado valor na loja.
Ofertas específicas para datas comemorativas é um meio prático e fácil de encantar e potencialmente personalizar a experiência de compra de seus clientes
Temos algumas ideias para você pensar a respeito:
- Utilize os eventos de sua empresa – como aniversário, milésima venda e assim por diante – e mande e-mails com algum tipo de agrado.
- Ofereça um vale de 10 reais para clientes que não fazem uma compra a algum tempo. Este é um bom modo de trazê-los de volta.
- Se você consegue rastrear quais clientes tem gastado mais, envie uma mensagem personalizada de agradecimento com um desconto ou vale-presente.
Com estas dicas, seu e-mail fará cada interação com seu público especial
Aqui estão dicas de como melhorar a experiência do usuário através do e-mail.
Antes de encerrarmos, lá vai mais uma dica:
Se você está começando sua loja virtual WooCommerce, não se sinta pressionado para implementar todas estas dicas de uma vez só. Você, no momento, pode ter assuntos mais urgentes para resolver antes de começar a organizar os e-mails de seu e-commerce.
Assim que puder, aplique estas dicas! Temos certeza que sua loja virtual fará mais sucesso!
Texto traduzido e modificado: 8 email features to add for a great customer experience