O WordPress é líder no mercado. Há anos, que o market share do WordPress vem mostrando que ele é o CMS mais utilizado no mundo pelas pessoas na hora de dar vida ao seu projeto virtual. Desde 2016, que a ferramenta apresentava um crescimento considerável, superando, sempre, todos os seus concorrentes. Mas neste ano, os dados mostram que o market share do WordPress vem oscilando.
Apesar de períodos de queda registrados ao longo do ano, o WordPress se mantém estável.
Por isso, neste post, você vai conferir mais detalhes de como está o market share do WordPress em 2022 com tudo o que você precisa saber sobre os números por trás do CMS e seus principais concorrentes.
Os dados por trás do WordPress em 2022
Em janeiro de 2022, dados do W3 Techs, plataforma responsável por monitorar o uso de tecnologias na web, mostravam que o WordPress ocupava 43,2% do mercado. Em fevereiro, houve um pequeno crescimento e a plataforma passou a ocupar 43,3%. Em março, os números se mantiveram.
Já em abril, foi possível registrar uma queda brusca. A participação de mercado baixou para 43%. Em meados de maio, o número caiu ainda mais e o WordPress voltou para a casa dos 42%.
Em junho, o WordPress apresentou um pequeno crescimento, o que permitiu que o CMS mais querido do planeta voltasse para a casa dos 43%. Este número se mantém desde então.
A pergunta que não quer calar é: O que tem causado o declínio? O WordPress continuará crescendo? As teorias são muitas. Inclusive, nós queremos saber a sua opinião. Conta para a gente nos comentários como você vê o crescimento do WordPress.
Mas o que é visível aos olhos, é que os concorrentes têm apresentado um pequeno crescimento. De janeiro a agosto, o vice-líder, Shopify foi de 4,4% a 4,1%. Mas o Wix que em janeiro ocupava 1,9% do mercado, agora ocupa 2,3%.
Além do Wix, o Squarespace também apresentou crescimento e foi de 1,8% em janeiro para 2,0% em agosto.
Joomla e Drupal ficam mais para o fim da lista. Joomla vem logo atrás do Squarespace com 1,6%. Já o Drupal encerra a lista de concorrentes citados neste artigo com 1,2%.
Market Share do WordPress em 2022
E quando se trata exclusivamente de sites que utilizam CMS como tecnologia, o Market Share do WordPress é ainda maior. Mas de janeiro para a agosto, o WordPress e seus concorrentes também viram seus números cair.
Em janeiro, 65,2% dos sites utilizavam o WordPress para dar vida ao seu site. Em agosto, este número caiu em 1% e agora 64,2% utilizam a plataforma.
Quando se trata de market share, os seus competidores diretos, na esfera de gerenciadores de conteúdo, são Shopify que foi de 6,7% para 6,2% e Wix que foi de 2,9% para 2,3%.
Conclusão
Apesar das instabilidades, o WordPress segue sendo o CMS mais utilizado no mundo. E fica fácil entender porque o WordPress se mantém na liderança.
Ele é um CMS de código aberto e possui inúmeras vantagens:
- Plugins: o WordPress conta com milhares, isso mesmo, são mais de 50 mil plugins que permitem que você agregue inúmeras funcionalidades em seu site que tornarão seu site mais atraente e seguro para os seus usuários.
- Temas: assim como os plugins, os temas permitem que seu site tenha um layout bonito e moderno para dar vida a sua marca no mundo virtual.
- Crie sua loja virtual: O WordPress possui um plugin chamado WooCommerce. Com ele, você pode criar uma loja virtual do jeitinho que você sempre sonhou em apenas alguns cliques.
- Atualizações constantes: para manter o CMS em constante evolução e permitir que seus usuários tenham um site sempre seguro e com alta performance, o WordPress passa por atualizações constantes.
- SEO: O WordPress é compatível com plugins de SEO e possui URL amigável, assim, ficará mais fácil para você produzir conteúdos que deixarão o seu website na primeira página do Google e outros mecanismos de busca.
E aí, agora ficou mais fácil compreender por que o WordPress é responsável por 43% dos sites na web, não é mesmo? Se você tem um site com essa tecnologia, conte para a gente como tem sido sua experiência.
Se gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas mídias sociais.
Até a próxima.