No artigo de hoje você vai conferir algumas razões que mostram o sucesso das lojas virtuais que usam WordPress como plataforma.
Você terá uma visão da magnitude do uso da plataforma WordPress para construção de e-commerce e também verá como o WooCommerce se encaixa perfeitamente nos planos daqueles que desejam ter uma loja online bem-sucedida
WordPress e WooCommerce – um time e tanto!
De acordo com o site de estatísticas BuiltWith, 39% de todos os e-commerce são distribuídos pelo WooCommerce e WordPress – totalizando mais de 1.5 milhões de lojas virtuais.
Some o uso adicional de plataformas e-commerce distribuídas pelo WordPress e você verá que o próprio CMS possui 17.6 milhões de sites ativos – mais de 26% da internet inteira – e bem … são muitos sites, não é mesmo?
Desenvolvedores e donos de e-commerce não escolhem trabalhar com WordPress apenas porque é livre ou pelo fato que “todo mundo está usando“. Existem razões bem convincentes que fazem o WordPress estar no topo das estatísticas e junto com ele, o WooCommerce.
Lojas virutais com WordPress tem numerosas vantagens se comparada a outras plataformas. Estas vantagens permitem que você trabalhe mais rápido, gaste menos dinheiro e no fim, se torne mais sucedido que seus concorrentes.
Abaixo você verá algumas razões para optar pelo WordPress como plataforma para sua loja virtual – e como, ao escolher pelo WordPress, você terá uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
(E claro, se sua loja virtual ainda não faz parte do time WordPress e WooCommerce, confira aqui o porque que você deve entrar para esse time vencedor).
1. De hospedagem a plugins, você tem 100% de controle de sua loja virtual
Quando você opta construir seu e-commerce por meio de uma plataforma alugada, por exemplo, você está pagando para alugar seu espaço para outra pessoa.
Lojas virtuais alugadas podem limitar a customização de seu comércio eletrônico, limitar a venda de tipos específicos de produtos ou serviços.
A beleza do WordPress está justamente no fato que você tem controle total. É você que escolhe onde sua loja deve estar hospedada, é você que decide a aparência e a forma como deseja expandir.
Quando você configura sua loja virtual com WordPress, você tem controle absoluto da experiência.
Você faz o download de seu tema e pode customizar para que se ajuste as suas necessidades. Se sua hospedagem estiver lenta, você pode fazer um upgrade ou simplesmente trocar de serviço de hospedagem.
Você nunca está preso a nada.
Se você decidir que não gosta mais da sua URL, você pode mudar. Se você não quiser usar mais um plugin específico, você pode achar outro que se encaixe melhor.
WordPress não é como as plataformas de lojas alugadas que te dão apenas uma escolha e te prendem a ela para vida toda.
Você realmente não fica preso com o WordPress. Falamos isso porque se você decidir mudar para uma plataforma diferente, não há nada que vai impedir que você leve todos os seus dados com você.
WordPress permite exportar todo o conteúdo, incluindo posts e páginas, no formato XML, enquanto os seus produtos WooCommerce podem ser salvos como CSV.
Não importa quais sejam seus planos, uma vez com WordPress, os dados de sua loja são seus (e somente seus) para sempre.
2. Existem centenas de plugins e extensões para atender cada uma das suas necessidades
Nós já mencionamos que construir um site em território alugado pode limitar sua habilidade de crescer ou expandir. Isto não ocorre com WordPress – você pode adicionar tantas funcionalidades que quiser por meio do uso de plugins e extensões.
O diretório de plugins do WordPress.Org é recheado com centenas de ferramentas gratuitas que você também pode utilizar para expandir seu site.
Desde widgets simples até plugins complexos de SEO. Se você consegue pensar, provavelmente existe um plugin!
Veja abaixo alguns dos plugins mais populares:
- Yoast SEO – Mostra a você modos para aprimorar as páginas de sua loja para que sejam encontradas pelos motores de busca.
- MailPoet – Uma boa maneira de começar a enviar cupons por e-mail para seus clientes e fãs.
- JetPack – Oferece posts relacionados, estatísticas de site e muitos outros benefícios.
Não achou um plugin gratuito para WordPress.Org que se encaixa as suas necessidades? Plugins premium e extensões WooCommerce são também fáceis de encontrar.
3. Lojas virtuais que usam WordPress podem mudar de aparência rapidamente
Algumas plataformas e-commerce podem te oferecer uma loja robusta, porém o design é por sua conta – o que significa que você vai precisar contratar um desenvolver para executar o que você deseja.
Já outras plataformas permitem que você troque entre temas pré-feitos, mas se você quiser fazer alguma mudança? Pode esquecer.
As opções de temas que já vem com WordPress permitem sua loja mudar de aparência como e quando desejar, sem nenhum investimento financeiro.
Quer que sua loja tenha uma aparência diferente? Você pode trocar de tema. Não está feliz com as cores? Mude por meio do menu de customização.
Esta flexibilidade continua uma vez que o dono da loja decide por um layout.
Adicionar uma nova opção de navegação é simples como passar alguns minutos editando uma página de menu; ou colocando um banner promocional na barra lateral ou no rodapé uma simples HTML em uma widget que pode ser arrastada e solta para o lugar certo.
Você não precisa ser um desenvolvedor para construir sua loja com WordPress. Por ser intuitivo, você pode criar seu e-commerce conforme suas necessidades.
4. Gerenciador de conteúdo que permite criar produto e landing pages
Algumas pessoas que conhecem o WorPress como uma plataforma para blog tem suas dúvidas em relação a utilizá-la para construir uma loja virtual.
O que muitas vezes eles não percebem é que as capacidades de publicação embutidas do WordPress é, justamente, uma das razões que a faz ser uma excelente plataforma e-commerce.
WordPress dá a qualquer usuário a capacidade de criar e publicar conteúdo de forma eficiente.
Para uma loja isto se traduz para produtos, categorias e landing pages que podem ser criadas rapidamente com uma aparência sensacional e totalmente editável.
Algumas plataformas de e-commerce necessitam que você possua conhecimento em HTML para criar landing pages. Alguns editores visuais não permitem que você crie páginas de produto em alta qualidade sem que utilize código.
Com WordPress, contudo, você pode usar o editor e as ferramentas que já são familiares, para construir sua loja virtual.
5. A cereja no bolo: com WooCommerce você pode vender tudo, em qualquer lugar
O WooCommerce, o plugin gratuito de e-commerce feito para WordPress, é a melhor escolha para construir sua loja virtual, assim como o mais recomendado. Como você pode ver nas estatísticas mostradas no início deste artigo.
Entre os muitos recursos que o WooCommerce disponibiliza, está a capacidade de vender qualquer produto, para qualquer lugar do mundo.
O WooCommerce te permite vender diversos tipos de produto, incluindo:
- Produtos físicos;
- Itens com variações (diferentes tamanhos, cores, etc);
- Produtos digitais.
Não importa o que você quer vender, você pode fazer isto com WooCommerce e WordPress.
Saiba mais sobre o WooCommerce!
Lojas virtuais com WordPress estão ganhando – a sua está entre elas?
Entre a flexibilidade do código aberto para a disponibilidade ampla de soluções gratuitas e pagas para o gerenciamento de imagem e conteúdo, algo está claro: WordPress dá as lojas online uma grande vantagem.
Se você ainda não utiliza o WordPress e o plugin WooCommerce em seu e-commerce, acreditamos que acabamos de dar várias razões para tentar!
Texto traduzido e modificado: Why stores running on WordPress are winning