Como você sabe, o WordPress é uma plataforma fantástica não só para construir sites, mas também para habilitar lojas virtuais. Isto pode se tornar possível com o auxílio do plugin WooCommerce. Tudo que você precisa para gerenciar e vender os produtos está a seu alcance por meio de uma loja WooCommerce.
Como estamos falando de um ambiente virtual, pode ser difícil distinguir onde inserir um toque mais humano para otimizar a experiência de seu cliente de seu e-commerce. As estatísticas apontam que vendas baseadas no universo online crescerão em até 3.5 trilhões de dólares nos próximos 2 anos.
Então, nada melhor que você construir sua loja virtual priorizando seu cliente, não é mesmo?
5 maneiras que você pode criar uma experiência mais humana em sua loja WooCommerce
Abaixo, você verá 5 dicas para tornar a experiência de seu consumidor mais humana, atraente e logo, dando mais chances de fechar negócio com sua loja virtual. Vamos conferir o que é possível fazer:
1. Sua loja WooCommerce deve ter um design moderno
Dar a melhor experiência para seu cliente significa proporcionar um ambiente confortável e atrativo. Da mesma forma como em uma loja física você espera um espaço agradável e organizado para fazer compras, seu cliente virtual também espera isto ao navegar em seu e-commerce.
Consumidores online desejam uma loja virtual com design intuitivo, objetivo, atraente e de fácil navegação.
Um dos aspectos que são importantes é em relação a qualidade das imagens. Imagens com padrão profissional ajudam a aumentar as vendas em até 9%. Dê atenção a imagem principal de sua loja. Ela deve gerar um impacto emocional e destacar seus produtos e marca.
Em relação as imagens de seus produtos, uma das sugestões é posicioná-las em forma de cartão para que o visitante possa navegar de forma intuitiva entre elas. Existem vários temas que dão suporte e permitem uma loja virtual que proporciona boa experiência de navegação para o usuário.
2. Torne a busca por produtos mais eficiente
Facilitar a busca do produto torna a experiência online mais humana. Transformar o processo de navegação em algo prazeroso, ágil e sem interrupções, fará com que seu cliente se sinta mais confortável em sua loja WooCommerce.
Veja 3 melhores práticas para facilitar a busca:
- Utilização de categorias e sub-categorias: Ter categorias e sub-grupos clicáveis como opções para facilitar a busca é necessário. Isto permite que o cliente processe e visualize os produtos e também, explore outros produtos.
- Filtro de novidades: Assim como lojas físicas colocam novas mercadorias em destaque para alertar o cliente, você também pode ter um filtro em sua loja online que encoraja o consumidor a dar aquela olhada nos produtos mais recentes.
- Páginas com sugestões de produtos: Você pode sugerir para seus clientes produtos que eles possam gostar, dando aquele incentivo para adicionar ao carrinho de compras.
3. Serviço e atendimento para o cliente
No cenário digital, nós estamos sempre tão focados em automação e configuração de serviços para deixar a loja ainda mais otimizada que pode dificultar dar aquele toque mais humano. Por isso o atendimento e serviço ao cliente é tão importante! Ele pode ser o fator que te distingue do restante dos seus concorrentes.
Mire em criar uma experiência de atendimento similar a uma loja física. Pense em maneiras como você pode dar a seu consumidor uma experiência pessoal de atendimento mesmo sendo uma loja online.
4. Gere uma conexão entre seu cliente e sua marca
Para gerar lealdade você precisa engajar seus clientes. A construção da sua marca tem a ver com criar uma ligação emocional de sua companhia e seu produto com seu público-alvo.
Você pode fazer isto de diversas maneiras. Seja:
- Iniciando uma campanha de mídia social
- Respondendo comentários
- Fazendo promoções e abrindo o diálogo mostrando que sua loja é acessível aos seus consumidores.
5. Possibilite uma experiência social
Faça com que a experiência social de seu cliente esteja sempre linkada com sua loja virtual.
As redes sociais tem impacto na jornada do comprador e influência para que ele tome uma decisão a respeito da compra. Garanta que sua loja virtual tenha os botões de mídia social e permita compartilhamento – como painel no Pinterest, repost e assim por diante. Dessa maneira seu cliente pode te encontrar com mais chances nas redes sociais.
WordPress é uma das mais poderosas ferramentas para serem usadas para conectar as redes sociais e engajar seus clientes.
Em resumo
Existem muitas formas de criar uma experiência mais humana em uma loja virtual WooCommerce. Tudo começa com um bom design e desenvolvimento junto com as melhores práticas para tornar a navegação intuitiva e prática para seu cliente.
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Texto traduzido: 5 tips to create a human experience on your WordPress e-commerce site