Como posso ter certeza que minha loja virtual WooCommerce terá sucesso e um sucesso duradouro?
Você deve criar sua loja virtual pensando na longevidade. Caso não fizer isto, você terá alguns problemas conforme o tempo for passando.
Imagine:
Páginas carregando lentamente, extensões parando de funcionar do nada, perda de dados e brechas na segurança.
São situações nada animadoras para seu WooCommerce, você não acha?
Estes cenários podem resultar em um declínio ou perda total de todos seus clientes. E você não vai querer isto!
Para manter sua loja online lucrativa, você precisa criar seu negócio virtual com estabilidade, segurança e performance a longo prazo.
Vamos dar uma olhada em 5 maneiras de construir uma loja WooCommerce que durará meses, anos e terá um sucesso constante:
1. Escolha uma hospedagem confiável e escalonável
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
O sucesso contínuo de sua loja virtual depende bastante em que tipo de hospedagem seu comércio eletrônico está.
Como um plugin para WordPress o WooCommerce herdou a mesma flexibilidade da plataforma: você pode escolher qual empresa deseja hospedar seu site.
Este tipo de flexibilidade é algo muito bom mas também pode gerar algumas complicações se você não tiver uma estratégia bem traçada.
Tudo pode começar bem mas pode desmoronar conforme sua loja cresce e pede mais recursos.
Por que disso?
Se sua hospedagem não tem força o suficiente ou não é responsiva, você pode se frustrar e consequentemente ter perdas nas vendas.
A melhor maneira para evitar esta situação é começar com uma hospedagem confiável que tem a capacidade de crescer junto com você.
Uma boa hospedagem deve oferecer:
- Suporte 24 horas, 7 dias por semana: Assim eles podem te ajudar com qualquer problema que ocorrer – é um bônus o suporte por chat ou outras opções flexíveis;
- Atualizações: Ou planos flexíveis que permitem que você adicione mais espaço, memória ao seu hard drive conforme precisar;
- Opções de hospedagem gerenciada para WordPress: Isto pode dar mais recursos e tirar o peso de atualizações de segurança e outras necessidades específicas do WordPress.
Faça sua pesquisa. Leia avaliações, pergunte a opinião de outras pessoas e contate a hospedagem que você está avaliando antes de tomar qualquer decisão.
2. Reforce a segurança de sua loja desde o primeiro dia
Aqui está algo que pode ser difícil de aceitar, mas precisa ser compreendido: se você é dono de uma loja virtual, você é um alvo. Não importa se é nova, pequena ou em que tipo de nicho seu e-commerce está.
O fato é que você está coletando informações, recolhendo dinheiro e enviando produtos. Isto coloca você e qualquer pessoa que tem acesso com sua loja na mira de indivíduos mal intencionados.
Felizmente deixar sua loja virtual WooCommerce segura não requer muito tempo.
Você pode ficar surpreso em saber que algumas das melhores maneiras para deixar seu negócio seguro são gratuitas:
- Escolher senhas seguras;
- Utilizar autenticação de dois fatores em seus logins (incluindo seu e-mail, mídia social) em qualquer lugar que um hacker pode ter acesso a suas informações;
- Não utilizar o login padrão admin;
- Habilitar os recursos de segurança do Jetpack.
Estas são todas ações que você faz uma vez, não custam nada e deixam você e seus clientes seguros a todo o momento.
No momento que você dificulta o acesso, a probabilidade é dos hackers seguirem em frente para uma conta mais vulnerável.
3. Utilize backups para proteger seus dados
Sua loja virtual está repleta de dados importantes desde informações de clientes a detalhes de produtos e conteúdo criado por você.
O que aconteceria se sua hospedagem sofresse uma queda e perdesse todos estes dados? É assustador pensar sobre isto, não é mesmo? Mas é necessário!
Se preparar para o pior cenário possível relacionado a perda de dados é uma das melhores maneiras de criar uma loja para o sucesso durador.
Faça o backup de sua loja virtual WooCommerce. Você vai garantir que não precisará passar tempo inserindo dados manualmente, configurando produtos ou se desculpando para os clientes se alguma coisa der errada.
4. Escolha add-ons de lugares confiáveis
A beleza de soluções de código-aberto – como WooCommerce – é o quanto são abertos. Se você precisa que sua loja faça algo que atualmente não faz você só precisa achar a extensão certa para sua necessidade.
Nada e nem ninguém vai te impedir de customizar sua loja virtual do jeito que deseja. Mas como dizem por aí “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Isto se aplica a você mas ainda mais para aqueles que desenvolveram os plugins, extensões e add-ons.
Plugins e extensões são a fonte de problemas.
Se uma extensão do WooCommerce não é atualizada ou mantida da maneira certa, pode dar um grande impacto na performance da sua loja virtual, especialmente se você usa bastante esta extensão.
Quando você está escolhendo um plugin ou extensão para usar com WooCommerce, veja as seguintes qualidades:
- Compatibilidade com a versão atual do WordPress ou WooCommerce;
- Uma quantidade considerável de atualizações para manter a compatibilidade, consertar bugs. Não é um bom sinal se o plugin não tiver atualizações em muitos meses ou passar de um ano;
- Suporte de qualidade: Se o plugin é gratuito, as perguntas feitas na página do WordPress.Org são respondidas em um período determinado? Se é pago, você consegue ler as opiniões do tempo de resposta deles?
É recomendado avaliar o provedor de qualquer plugin e extensão do mesmo modo que você avaliaria as capacidades do próprio add-on.
Se suas extensões pararem de funcionar em sua loja depois da atualização e o desenvolvedor não mostrar nenhum interesse de solucionar o problema, você pode potencialmente encontrar problemas maiores.
Ao escolher extensões, escolha aquelas criadas por desenvolvedores já conhecidos. Dessa maneira é menos provável que problemas ocorram.
5. E por último: coloque manutenção como prioridade
Uma última forma de garantir que sua loja virtual dure por muito tempo é fazer manutenção constante.
Com isto queremos dizer: manter o WordPress e WooCommerce atualizado, assim como plugins e extensões atualizadas, verificar segurança e aplicar ajustes para garantir a compatibilidade com cada solução utilizada.
É recomendado separar um tempo para fazer a manutenção geral da sua loja virtual – semanalmente e mensalmente.
Quanto tempo que você dedica para esta manutenção depende do tamanho do seu e-commerce e o número de add-ons que você utiliza.
WooCommerce oferece a base para uma loja virtual de sucesso, é com você garantir que seja
Quando você escolhe construir uma loja virtual WooCommerce, é dado uma base sólida para você começar – uma plataforma livre e flexível que você pode alterar e adicionar o quanto você desejar.
Mas depende de você construir uma loja que permaneça.
Ao manter sua loja atualizada, mantendo a integridade dos dados de sua loja e trabalhando com parceiros confiáveis, você com certeza construirá uma loja virtual de sucesso duradouro.
Texto traduzido e modificado: How to build your WooCommerce store to last
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.