Loja virtual no Facebook: como criar em 8 passos

O recurso de loja virtual no Facebook funciona como uma grande facilitador para empresas que têm o desejo de vender seus produtos pela internet.

O recurso de loja virtual no Facebook funciona como um grande facilitador para empresas que têm o desejo de vender seus produtos pela internet, de maneira mais simples. Diferente de outras redes sociais, o Facebook foi criado com o objetivo de ser multiplataformas. Isso quer dizer que ela pode ser acessada do computador, tablet ou smartphone, com as mesmas funções.

E este é um dos grandes atrativos da rede. Por estes e outros motivos, milhares de empresas em todos os cantos do mundo já perceberam que o Facebook é uma plataforma fundamental para quem deseja aumentar suas vendas. E, por isso, a rede  lançou o seu aplicativo para criação de lojas virtuais, o que já aconteceu há algum tempo e fez com que muitos empreendedores pensassem no assunto como uma possibilidade.

Por isso, neste artigo, vamos te ensinar o passo a passo para criar a sua loja virtual no Facebook e te ajudar a entender se esta é a melhor opção para o seu negócio. Vamos lá?

1º passo – Acesse as configurações da sua página

A primeira coisa a ser feita é acessar as configurações da sua página no Facebook. Afinal, somente lá, você vai conseguir acesso à opção de adicionar uma Guia da Loja Virtual no Facebook. Clique em Configurações e depois em Editar Página.

2º passo – Adicione uma nova guia

Dentro do menu Editar Página, você vai rolar o mouse até o final da página no seu navegador. Você vai encontrar a opção de Adicionar uma Guia. Basta clicar. Agora, procure entre as guias disponíveis a opção Loja e clique em Adicionar Guia.

3º passo – Confira se a opção já está disponível

Ao finalizar o passo 2, você vai ser direcionado para página de Edição novamente.

Certifique-se que a opção de Loja está disponível entre as guias da sua página.

4º passo – Configure a sua loja

Chegou a hora de configurar a sua loja. Vá até a sua página e procure na lateral esquerda a opção Loja e clique nela.

5º passo – Aceite os termos de segurança do Facebook

O primeiro passo para configurar a sua loja virtual no Facebook é aceitar os Termos e a Política do Facebook para vendas na rede social. Leia todos os termos e depois selecione a caixa Eu concordo com os Termos e Políticas do Vendedor. Clique em Continuar.

6º passo – Chegou a hora de escolher o método de compra

Essa é uma etapa muito importante. Aqui, você vai escolher se deseja enviar as pessoas para finalizar a compra no seu site ou por mensagens no Facebook Messenger.

Lembre-se: se você não tem um e-commerce, escolha a opção Mensagem para comprar.

Se você tem um e-commerce e quer finalizar a venda por lá, escolha Finalizar a compra em outro site. Após estes ajustes, você precisará também selecionar a moeda. No nosso caso, o Real Brasileiro.

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7º passo – Chegou a hora de alimentar a sua loja

Agora, você começa o cadastro de todos os seus produtos. Uma coisa bem insatisfatória é que você precisa incluir um por um, e colocar em todos os itens informações como foto, descrição, preço e adicionar se você tem o produto em estoque ou não.

8º passo – Avaliação e finalização

Depois de cadastrar os seus produtos, o Facebook vai validar um por um e te enviar através de e-mail a informação se você seguiu todas as regras ou não. Pronto, loja virtual no Facebook criada. Depois de adicionar seu primeiro produto, você já vai visualizar sua loja.

Loja virtual no Facebook x E-commerce. Qual a opção ideal para o meu negócio?

Poucos Recursos

Se o seu negócio tem a necessidade de um sistema mais robusto, com maior diversidade de recursos, talvez a loja virtual do Facebook não seja uma opção acertada. O aplicativo não oferece algumas funcionalidades e integrações básicas. Isso dificulta o seu negócio até em ações que deveriam ser mais simples, como pagamentos e envios. Então, se você precisa otimizar processos de pagamento, envio, etc, considere ter um e-commerce dentro do seu site.

Uma loja virtual no facebook não é sua, e pode te deixar na mão a qualquer momento

O que isso quer dizer? Quer dizer que a qualquer momento o aplicativo pode deixar de existir e você vai perder todo o trabalho executado até agora. E não é só isso: sua loja virtual no Facebook também pode sofrer com alterações, restrições e mudanças futuras que prejudiquem o seu negócio.

Claro que a rede é uma excelente oportunidade para gerar tráfego, engajamento, vendas e deve sim estar em sua estratégia de negócios. Mas será que é uma boa colocar todas as suas expectativas em uma única plataforma?

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Você se preocupa com o futuro?

Ao escolher um e-commerce dentro do seu site, você possibilita um crescimento e otimização de processos a longo tempo. Isso por um motivo bem simples: toda vez que você cria uma descrição para um produto, um post no blog ou uma campanha de marketing para levar novos usuários para o site, você está contribuindo com o seu SEO ou seja, melhorando o ranqueamento das páginas da sua loja virtual no Google.

Não precisa ser expert no assunto para saber que aumentar o tráfego orgânico em um site é excelente, certo? Afinal, ser facilmente achado nos buscadores sem nenhum investimento em Ads é um sonho que muitos buscam diariamente. Já no Facebook, naturalmente, isso funciona de forma bem diferente, já que o tráfego não é seu, mas sim da própria plataforma.

Concluindo

A escolha entre uma loja virtual no Facebook e um e-commerce agregado ao seu site vai depender do tamanho e estrutura do negócio. Se você pretende desenvolver o seu empreendimento, trabalhar na elaboração de uma boa estrutura e solidificar a sua empresa, talvez uma loja no Facebook não seja uma boa opção.

Mas, se o objetivo for a curto prazo e o seu negócio não demandar algumas funcionalidades a loja virtual no Facebook pode te ajudar. Se ficou alguma dúvida sobre como ter um e-commerce dentro do seu site ou uma loja virtual no Facebook, entre em contato com a gente. Teremos um imenso prazer em te ajudar nesta escolha tão decisiva para o seu negócio virtual.

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