Loja virtual de código aberto – uma boa opção ou não? Se esta dúvida está na sua cabeça, você está no lugar certo. Abaixo nós trouxemos alguns mitos que cercam a criação de um comércio eletrônico com software livre e também listamos as vantagens em optar por este tipo de solução.
Vamos lá?
Mitos sobre plataformas de código aberto
A verdade é que existem muitos mitos relacionados ao software open source – ou código de aberto, se preferir. Seja em termos de valor, quando pode ser usado ou se é ou não é uma boa opção para negócios online.
1. As soluções de código aberto servem apenas para pequenos negócios?
Em outras palavras: a solução open source pode escalonar para negócios de grande porte? Sim, o WooCommerce é escalonável. No código aberto você tem controle sobre o código para fazer aprimoramentos, ajustes e modificar sua loja conforme a necessidade.
Aqui vão alguns fatos sobre o WooCommerce e sua capacidade como plataforma livre:
- 5 pedidos por segundo
- São 20 mil pedidos a cada hora e meio milhão por dia
- De 4 mil a 6 mil compradores simultâneos dentro do site
Ser escalonável tem muito mais a ver com uma função do hardware, caching e outros aprimoramentos de performance.
Você terá um investimento para aumentar sua loja virtual em código aberto ao adquirir mais recursos do servidor, porém, o software em si não será um fator limitador.
2. Afinal, o software de código aberto é gratuito ou mais barato para usar?
O software open source é comumente conhecido como código livre ou aberto. Estes termos tem relação com a forma de construção e disponibilidade do software e não com o preço. Ou seja: embora a estrutura seja livre (gratuita para ser utilizada), você terá investimentos em relação a hospedagem e domínio, como também, com extensões que deseja incluir em sua loja virtual.
Enquanto o código aberto tem um custo-benefício mais atraente do que um projeto de soluções pagas, você terá sim, investimentos como já citados acima.
Ao utilizar o WooCommerce você paga pelas “responsabilidades” que plataformas alugadas iriam absorver, como hospedagem e serviços de suporte. Em resumo plataformas abertas podem ser mais baratas para utilização, mas isto não é regra. Tudo depende de sua necessidade e seu plano de trabalho.
3. WooCommerce é mais difícil de usar que uma plataforma alugada?
Nada sobre o software ser aberto o torna inerentemente mais difícil de usar. Em vez disso, a maioria das dificuldades relacionadas a este tipo de plataforma é em relação ao tipo de hospedagem que você decide utilizar em sua loja virtual.
Quando você tem uma hospedagem própria, é possível se beneficiar da flexibilidade oferecida pela plataforma já que ninguém mais tem controle sobre seu e-commerce. No entanto, isto significa que você precisa ter algumas habilidades técnicas. Você precisará lidar com:
- Registro do nome de domínio e hospedagem
- Configuração do site com o provedor
- Utilização do acesso FTP
Vantagens do open source
Onde o WooCommerce realmente brilha? Por que empresas acabam escolhendo o open source a plataforma alugada?
1. Propriedade sobre os dados
O que acontece se você está em uma plataforma alugada e eles decidem sair do mercado ou apenas decidem remover você? Mesmo que você não tenha violado termos de uso, a incapacidade de acesso direto aos seus dados e pedidos não te dão controle sobre o que é seu.
Não apenas isto, pense em todos os dados que você tem a possibilidade de perder:
- Descrição de produtos
- Imagens
- Rastreamento de pedidos
Utilizar uma solução alugada faz você dependente de um sistema e incapacita a chance de extrair do sistema o seu site para outra plataforma.
Na plataforma open source os seus dados são seus. Você também não será cobrado por mais produtos ou mais pedidos que receber porque você está com controle do código que faz sua loja funcionar.
2. Flexibilidade e liberdade
Talvez a melhor parte de uma solução em código aberto. A liberdade e flexibilidade fornecidas pelo open source é o motivo mais comum para ser a escolha certa para negócios online.
Outro motivo é a capacidade de customização e conserto que o sistema oferece. Não somente você tem liberdade para em termos de uso, mas você também tem a liberdade em termos de desenvolvimento.
Liberdade de uso:
Significa que você não terá restrições em relação ao número de produtos, variações, imagens, pedidos e outras partes de sua loja virtual. Você também não será limitado em relação ao que você pode ou não vender. Você tem controle sobre o seu e-commerce, então você não tem restrições em termos de propriedade de sistema e muito menos poderá ser removido de seu próprio e-commerce.
Liberdade de desenvolvimento:
Significa que você pode construir na plataforma e customizar de acordo com suas necessidades!
3. Comunidade
Sustentabilidade é sempre uma questão importante para o código aberto. Você quer ter a garantia que o software que você está contando será mantido por um bom período de tempo para que seu negócio possa depender dele, não é mesmo?
Ao ter um projeto com um comunidade ativa e engajada, como a da WooCommerce, e contribuidores financiados por entidades comerciais, diminui as chances da plataforma deixar de existir de uma hora para outra.
A real força do e-commerce aberto
O poder de um e-commerce aberto vem da liberdade disponibilizada e de uma comunidade ativa.
O usuário tem a liberdade para usar a plataforma da maneira que escolher, com ferramentas que fazem mais sentido para ele. Tem a liberdade também de usar a plataforma conforme o tempo que desejar sem ter o risco de ser removido ou perder todo o trabalho já executado na loja virtual.
Desenvolvedores tem a liberdade para construir e contribuir para a plataforma conforme desejarem. A plataforma traz uma enorme flexibilidade e baixos riscos. Principalmente se você tem um bom especialista WordPress para te ajudar a impulsionar e otimizar os recursos que a própria plataforma já traz.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado e tirado suas dúvidas em relação ao e-commerce em código aberto.
Se você gostou, que tal curtir e compartilhar em suas redes sociais?
Texto traduzido e modificado: Myths, strenghs, weakness open e-commerce