Se a notificação de “atualizações disponíveis”, em seu painel WordPress, te deixa um tanto apavorado, você não está sozinho.
Atualização de plugins, temas e também, a própria atualização WooCommerce e de suas extensões pode ser um processo fácil – apenas alguns segundos de espera e você está pronto – mas também pode envolver backups, testes, atualizações adicionais e até mesmo a necessidade de um suporte. Basicamente, pode se tornar um trabalhão que ninguém gosta. Ou ao menos, pode ser visto desta maneira.
Porém evitar ou adiar esse “trabalho ocasional” pode colocar sua loja online em risco e não só isto, mas também, afetar seus clientes.
Então, apesar de você nem sempre achar o processo de atualização WooCommerce interessante, existem razões mais que suficientes que provam que ela é necessária.
No artigo de hoje vamos dar uma olhada na importância de atualizar sua loja virtual.
Por que o WooCommerce é atualizado?
Nada é perfeito na primeira tentativa. Isto é extremamente verdade sobre softwares e aplicações. Por mais que tentem, desenvolvedores não conseguem prever todas as incompatibilidades e erros que a plataforma pode, eventualmente, gerar.
Um dos melhores métodos descobertos por desenvolvedores para resolver isto é procurar proativamente e agir conforme feedback dos usuários. Assim, de pouco a pouco, o desenvolvedor consegue aperfeiçoar seu produto.
Esta é parte da razão que o WooCommerce é atualizado: usuários pedem novos recursos e mudanças na plataforma. Para atender a estes pedidos são necessárias atualizações.
Há também outro motivo: para manter o WooCommerce confiável e seguro é preciso manutenção regular e atualizações de segurança.
A equipe do WooCommerce monitora por bugs, conflitos entre extensões e plugins, ameaças em potencial, riscos a segurança e outros fatores que podem afetar velocidade e estabilidade de seu e-commerce.
Resumindo: O WooCommerce é atualizado porque quer manter os dados e as lojas seguras. Então, o que pode parecer uma incomodação para o usuário, na verdade, é bem crucial para manter seu e-commerce funcionando.
Sem atualização WooCommerce: Sua loja virtual em risco
Apesar da atualização WooCommerce consumir um pouco de tempo (principalmente se você tem instalado diversas extensões), evitar o processo pode colocar sua loja em risco.
Como já mencionamos, nenhum software ou plataforma é perfeita. Novos bugs são descobertos a todo momento. É verdade que com cada atualização e melhoramento aplicado para cada parte de sua loja, existe uma chance de conflito.
Porém, evitar atualização pode ocasionar ainda mais problemas.
Uma loja virtual WooCommerce sem atualização pode ficar em risco se existir uma ameaça a segurança do WordPress, por exemplo.
Existem aqueles hackers que vão procurar por lojas que não estão com atualizações em dia para invadir. Isto vale, especialmente, para os e-commerces que deixaram não só uma, mas várias atualizações WooCommerce passarem batidas ou até mesmo, não atualizaram extensões, tema e etc.
Com acesso a sua loja, alguém pode tentar roubar seus dados privados, interferir em seu WooCommerce ou causar problemas indesejados. E isto não afetaria somente você – também afetaria seus clientes.
Ao evitar atualização WooCommerce você coloca seus clientes em risco
Você não é o único que pode ser afetado por uma tentativa de acesso a sua loja, caso não atualize.
Apesar do WooCommerce nunca armazenar informações de crédito, endereço físico e e-mail podem ser armazenados – e consequentemente, ser roubados.
Isto pode não parecer muito como um risco, mas informações de endereço (seja físico ou eletrônico) podem ser usados para invadir contas online, utilização indevida de dados e assim por diante.
Também é ruim para os clientes ouvirem que seus dados foram acessados.
Além disso, e-commerces que estão com software desatualizado se tornam lentos, geram conflitos entre extensões e até bugs podem aparecer durante o processo de compra. Isto afeta negativamente a experiência do seu consumidor e pode resultar no abandono do carrinho de compras.
Resumidamente: Evitar atualizações pode ser o caminho para a perda de confiança. Mesmo se seu cliente não saiba que seu software desatualizado é o motivo que sua loja não está funcionando bem, eles vão perceber que não estão tendo a melhor experiência de compra.
Faça uma agenda de atualizações
Não faça as atualizações de sua loja virtual esporadicamente ou “quando você estiver com tempo”. Uma dica prática para manter as atualizações necessárias em dia é reservar um tempo específico semanalmente ou mensalmente para que as atualizações sejam prioridade!
Se você não faz da manutenção de sua loja uma prioridade, você está negligenciando uma ação extremamente importante para o sucesso de seu e-commerce.
Crie um calendário regular para as atualizações de seu WooCommerce.
A quantidade de ocorrências destas atualizações devem ser baseadas na quantidade de extensões que você possui e quando, em sua agenda, a atualização é mais conveniente.
Apesar de parecer um pouco estranho encaixar a atualização de forma tão organizada, você logo vai perceber que este processo se tornou uma rotina, naturalmente. Backups, atualizações e outras tarefas relacionadas a manutenção não vão interromper o seu cronograma de trabalho normal.
Atualização WooCommerce pode parecer um trabalho, mas é realmente necessário
Nós sabemos que pode consumir tempo – e algumas vezes pode ser irritante – passar pelo processo de atualização com sua loja ou extensões.
Mas isto vale a pena, porque é assim que você vai manter seus dados e clientes seguros, sua loja virtual funcionando bem e seu lucro crescendo.
Texto traduzido e modificado: The importance of keeping your store updated