Gutenberg: um editor cheio de possibilidades

Gutenberg: um novo editor do WordPress. Com uma ferramenta rápida e flexível, você pode aproveitar ao máximos os novos blocos e plugins. Saiba como.

Se você já está utilizando o Gutenberg como editor padrão, é hora de conhecer algumas das possibilidades que esta ferramenta oferece para seus usuários.

No início, o novo editor pode causar uma leve confusão em seu cérebro, mas fique calmo, que tudo isso é normal diante de novas mudanças. Como a nova ferramenta é rápida e flexível, logo você irá se acostumar e poderá aproveitar tudo com facilidade. 

Usando o Gutenberg:

Foto: WordPress

No novo editor, os elementos são bem distribuídos e de fácil acesso. Na barra superior estão todos os acessos rápidos para inserir novos blocos, desfazer ações e ver o sumário dos elementos criados. Ainda nesta barra estão as opções de publicar ou atualizar a página, opções adicionais e também a possibilidade de ocultar a barra lateral.

Ainda sobre a barra lateral, é nela que você faz as configurações do documento, como categorias, resumos e imagem destacada. 

É na seção principal que toda a criação de conteúdo acontece. A edição do título é bem similar ao editor clássico, onde você pode trocar o texto e o link permanente. 

Blocos

No último artigo em que o novo editor foi abordado, você pode perceber que são os blocos que dão vida ao Gutenberg. Neste contexto, você tem à disposição os blocos comuns, como textos, galerias, arquivos e imagens de cobertura, que neste caso é um elemento de imagem já adicionado ao post.

Se após inserir um bloco surgir a necessidade de editá-lo, basta você clicar sobre ele e editar o que for necessário. Sabe aqueles elementos que possuem um lugar no seu coração? Então, com o Gutenberg você pode salvar os blocos para reaproveitar no restante do seu site.

Confira mais novidades:

Se ao longo deste artigo, você ainda ficou em dúvida de como o novo editor funciona, você pode ficar despreocupado, pois nós também temos um vídeo explicativo pronto para você visualizar.

E quando se trata de WordPress, as mudanças não param, isso porque o time de desenvolvimento do Gutenberg está lançando novidades com frequência. Vale salientar que ao acessar o blog da Yogh, você fica sempre bem informado sobre as novidades do WordPress. Outro fator importante, é que você mantenha seu WordPress constantemente atualizado para ficar por dentro das novidades. 

Plugins

Se você usa o WordPress, já sabe o poder que tem o plugin. Com eles, você pode cada vez mais, deixar o WordPress com a sua cara.

Com o Gutenberg não é diferente, com a instalação de plugins, você pode turbinar o novo editor e adicionar mais elementos e opções de configuração de página.

Ultimate Addons

Ao adicionar este plugin no Gutenberg, você pode criar colunas com mais opções de configurações, como definições de quebras responsivas, espaçamento e estilos de borda. Também é possível adicionar alguns elementos adicionais, como linha do tempo e botões de conversão, com opções de utilização. 

Atomic Blocks

Já com o plugin Atomic Blocks, é possível inserir elementos ou sessões inteiras de página, como área de descrição sobre a equipe e outros.

Neste vídeo, você confere mais de perto o que pode ser feito a partir da adição destes dois plugins.

WooCommerce

Para quem utiliza o WooCommerce, que é uma ferramenta de loja virtual do WordPress, conta também com um novo plugin. Com ele, é possível adicionar uma sessão específica de blocos relacionados a produtos. É possível criar páginas com produtos destaques, listas de produtos, sessões de busca e até mesmo reviews.

Atualmente com a utilização de page builders na criação de sites, é possível criar páginas atraentes em pouco tempo. O maior problemas quando se usa page builders é que ocorre a adição de muitas ferramentas no site, podendo deixar a página muito pesada. Um carregamento lento gera desistência por parte dos leitores, o que resulta em indicadores ruins de performance, que afetam sua indexação nos motores de busca.

Mas, é óbvio que você não deseja declinar durante a otimização do seu site. Portanto, saiba que você pode utilizar o Gutenberg na criação de páginas. Além dos plugins disponíveis no repositório, é possível codificar os componentes e utilizá-lo no editor, como sessões de botões, abas e outros elementos. Com a codificação é possível criar vários estilos próprios para facilitar a criação de posts seguindo a identidade visual do seu site. Dessa maneira, é possível criar posts atraentes com boa conversão e performance. 

Para concluir, é preciso reiterar que ter sempre a versão atualizada do WordPress, garante que você possa aproveitar tudo o que a plataforma oferece de melhor. Para manter sua plataforma atualizada, você pode contar com os serviços oferecidos pela Yogh, que possui uma equipe de especialistas em WordPress. 

Se você gostou deste post, que tal curtir e compartilhar em suas redes sociais?

Até a próxima!

 

Sair da versão mobile