O editor Gutenberg está chegando! Ele é uma nova maneira para editar seu site WordPress usando o conceito de dados em blocos.
É seguro dizer que Gutenberg é a maior mudança que a plataforma de código-aberto já fez. No artigo abaixo você terá:
- Visão geral do editor
- Dois pontos sobre Gutenberg que você precisa levar em consideração
- Alterações no conteúdo já existente
Uma visão geral do editor Gutenberg
O editor Gutenberg vai substituir o editor que você tem usado em seu site WordPress. Em outras palavras, criar conteúdo em WordPress será uma nova experiência.
Basicamente ao criar um post no seu blog, você pode começar com um bloco de texto. Depois, adicionar um bloco de imagem e depois adicionar outro bloco de texto.
Cada bloco pode ser editado individualmente, incluindo também a ordem que eles devem estar posicionados na publicação.
Editor Gutenberg – Tudo que você precisa saber como usuário WordPress
Duas coisas que você precisa saber
- O editor Gutenberg é um novo modo de editar conteúdo em seu site mas também existem planos voltados para melhorar a edição de todos os aspectos do site
- O editor ainda está em desenvolvimento e seu lançamento está previsto para Abril deste ano. É importante lembrar que as coisas continuarão a mudar.
Alterações no conteúdo já existente de seu blog
Vamos focar em como o editor afeta o conteúdo já existente do seu site. Vamos lá?
1. Convertendo conteúdo em blocos
Depois que o Gutenberg for instalado, quando você edita uma página, você verá o novo editor. Por padrão o editor irá tratar todas as páginas de conteúdo já existentes como um bloco singular em HTML.
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
É possível deixar a página da maneira como está e para edição, simplesmente editar como HTML. Isto é fácil para usuários que já tem familiaridade em edição em HTML mas e para aqueles que não tem?
Abaixo da aba de editar como HTML tem um item importante: Converter para blocos. Ao clicar, você terá todo o conteúdo convertido em blocos individuais:
Se sua página contêm apenas parágrafos de texto, cada parágrafo se transformará em um bloco de texto. Se você tem conteúdo misturado, como na página de “Contato”, o texto e códigos inseridos também se tornam blocos individuais.
Como você pode ver, o código é agora definido e pode ser editado, assim como qualquer outro bloco:
Vale ressaltar que por mais que a sua área do administrador mudará, os visitantes não verão nada diferente. Para eles, o conteúdo continuará o mesmo que estava antes da conversão.
2. Edição de blocos individual
Com o conteúdo convertido em blocos, você tem habilidade de editar cada conteúdo em seu próprio bloco. Aqui está o real poder do editor Gutenberg.
No exemplo abaixo, está sendo editado o bloco superior de texto.
Você pode ver pelas ferramentas disponíveis à direita que o tamanho de fonte e cor podem ser modificados, como também podem ser adicionadas cores de fundo para o bloco de texto como um todo. Além disso, pode ser acrescentada classe de CSS para o bloco, o que torna mais fácil para adicionar o CSS customizado.
A lista de ferramentas disponíveis à direita pode mudar dependendo em que tipo de conteúdo você está editando. Existem, atualmente, 23 diferentes de tipos de blocos, incluindo:
- Imagem
- Galeria
- Cabeçalho
- Citação
- Lista
- Vídeo e muito mais.
Uma grande mudança não significa mudança ruim
No começo, o editor Gutenberg pode parecer difícil. Porém, as mudanças estão vindo para facilitar e tornar a experiência de edição de conteúdo e de elementos do site, mais fácil.
A mudança para Gutenberg é grande, comparada a qualquer outra que já foi executada dentro da plataforma WordPress. Mas ela traz diversas alterações positivas para uma desenvolvimento de conteúdo mais claro e prático.
Texto traduzido e modificado: How existing content will be affected by Gutenberg WordPress editor
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.