Você já ouviu falar no plugin Gutenberg? Ele foi lançado em 2018, desde então, o plugin tem passado por inúmeras atualizações e melhorias. Há uma grande equipe por trás deste plugin que veio para facilitar o dia a dia de quem trabalha com a criação de posts e páginas para seu site em WordPress ou loja virtual WooCommerce.
Este plugin já está em sua versão 11.5 e neste post, você vai conferir as principais novidades desta versão, que é considerada de extrema importância para os usuários, pois deve trazer uma melhor experiência de navegação.
Vale salientar que você só vai ter acesso a todas estas novidades se você utiliza o plugin Gutenberg, que está disponível para download no repositório oficial do WordPress e já conta com mais de 300 mil instalações ativas. Caso, você utilize apenas o editor nativo do WordPress, vai ter que esperar a nova versão do WordPress ser lançada para obter acesso a algumas destas melhorias.
Vamos às novidades?
Confira as novidades da versão 11.5 do Gutenberg?
Entre as novidades desta versão que foi lançada há cerca de uma semana, estão um novo bloco de widgets, melhora a experiência do usuário que utiliza o Gutenberg para editar seus posts e páginas e claro, envolve, correção dos bugs.
Logotipo e título
Você já teve vontade de construir suas páginas com títulos no cabeçalho ou quem sabe incluir sua logo no cabeçalho de forma simples e descomplicada? Com a nova versão do Gutenberg, você pode! A nova versão permite que você insira seu título ou logotipo com apenas alguns cliques e ainda reorganizar os títulos e logotipo de acordo com a sua preferência.
Bloco de ícones sociais
Agora, o bloco de ícones sociais, que estimula os seus usuários a seguirem você em todas as suas mídias sociais, agora conta como uma opção de justificação flexível. Assim, você pode ajustar os ícones de acordo com o layout da sua página.
Na nova versão, é possível optar por lado direito, esquerdo e centralizado.
Blocos de coluna
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
O Gutenberg nesta versão passou a ter suporte para o bloco Gap. Este bloco de coluna permite que os usuários possam escolher a distância entre itens que estão em um mesmo bloco. Ou seja, se você for utilizar botões como na imagem abaixo, será possível deixá-los mais próximos ou mais afastados uns dos outros.
Estilos globais
A equipe por trás do desenvolvimento do editor de blocos liberou durante o lançamento desta nova versão, os estilos globais para que os desenvolvedores de temas possam fornecer para seus usuários cores personalizadas, gradientes e muito mais.
Menu e página de consulta
O menu que você costuma utilizar para criar níveis de hierarquia em seus títulos enquanto produz seus conteúdos foi redesenhado e agora é vertical, assim fica mais fácil escolher entre h2, h3 e assim sucessivamente.
A nova versão também trouxe uma nova configuração que permite que os usuários personalizem os indicadores de próxima página ou página anterior, permitindo a adição de uma seta e muito mais.
Estas foram algumas das novidades desta nova versão. Em breve, haverá novos lançamentos com uma série de novidades, assim, como ocorreu recentemente quando o Gutenberg passou por modificações que foram lançadas em conjunto com a versão 5.8 do WordPress. Mas se você quiser ter mais detalhes sobre cada uma das novidades divulgadas neste post, clique aqui e acompanhe as notas dos desenvolvedores.
Como acompanhar as novas versões do WordPress e Gutenberg
Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo no WordPress, basta acessar o Make WordPress Core. Se você é desenvolvedor ou usuário, aproveite para utilizar este espaço para contribuir com sugestões para aprimorar ainda mais esta plataforma de código aberto, que permite que milhões de pessoas possam seu divulgar o seu negócio utilizando a web.
Conclusão
Ao longo deste post, você pôde conferir as principais novidades da versão 11.5 do plugin Gutenberg. Aos poucos, as modificações realizadas neste plugin, tem trazido melhorias para os usuários e permitindo que eles possam criar seus posts e páginas utilizando apenas o editor nativo do WordPress. Mas antes de finalizar este post, nós queremos saber: você já utiliza o Gutenberg em seu site? Gosta do novo editor? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários.
E se você é do time que quer ficar por dentro das novidades, mas ainda não se encorajou a utilizar o Gutenberg, saiba que é possível utilizar os dois editores em seu WordPress. E se você continua utilizando o editor clássico saiba que o suporte para o plugin que garante esta possibilidade terá o seu suporte mantido até 2022.
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.
Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.