Google Lighthouse: entenda o que é e como usar em seu site

O Google Lighthouse é mais uma ferramenta gratuita para avaliar a performance do seu site. Confira mais detalhes sobre a ferramenta e como utilizar em seu WordPress.

Otimização de Performance

Atualizado em 22/12/2021

Google Lighthouse: entenda o que é e como funciona

Você sabe o que é Google Lighthouse? O Google Lighthouse é mais uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a melhorar a performance do seu site em WordPress.

Por isso, neste post, você vai conhecer mais sobre esta ferramenta gratuita e como ela pode te ajudar a deixar o seu site ainda mais otimizado e assim oferecer uma melhor experiência de navegação para os seus usuários.

Mas antes de entender o que é essa ferramenta e como utilizá-la em seu site, vamos entender porque é tão importante investir em otimização de performance para o seu WordPress.

Por que investir em otimização de performance?

Guia definitivo sobre otimização de performance

A otimização de performance pode ser a chave do sucesso para o seu WordPress ou loja virtual WooCommerce.

Confira 04 motivos para investir em otimização de performance:

Acesso mais rápido as páginas: de acordo com o Google, o ideal é que suas páginas carreguem em menos de 3 segundos, por isso, a otimização de performance pode te ajudar a diminuir o tempo de carregamento das suas páginas.

Uma nova e melhor experiência para os seus usuários: para que um site tenha sucesso, ele precisa de usuários e para que elas possam navegar em seu site com tranquilidade e agilidade, é importante que seu site esteja otimizado.

Mais indexação nos motores de busca: você quer ver seu site bem posicionado no Google e outros mecanismos de busca? A otimização de performance pode te ajudar.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Maior chance de conversão em seu WordPress ou WooCommerce: todo ama conversões, não é mesmo? Um site rápido pode facilitar o processo de compra de um produto ou contratação de um serviço.

Agora que você já conferiu 04 motivos para investir em otimização de performance, é hora de conferir o que é o Google Lighthouse e como utilizá-la em seu site.

O que é Google Lighthouse?

O Google Lighthouse é mais um produto do Google que pode ser utilizado para medir a performance do seu site ou loja virtual. Essa ferramenta gratuita executa uma série de testes para verificar como está a experiência do usuário ao navegar em seu site.

Após uma análise minuciosa, o Google Lighthouse vai dar notas para o seu desempenho levando em consideração itens, como performance, acessibilidade, melhores práticas, SEO e PWA (Progressive Web Applications).

Em performance, o Lighthouse, vai levar em consideração o tempo que leva para o usuário conseguir acessar a sua página, realizar a sua primeira interação, se os recursos disponíveis em seu site estão otimizados e muito mais.

Já em SEO, a ferramenta avaliará se o seu site possui estrutura, meta-description, mobile-friendly e muito mais. 

Quando o assunto é acessibilidade, entre os itens que serão avaliados pelo Lighthouse estão os elementos de página e idiomas.

Em melhores práticas, como o nome já diz, o Lighthouse irá conferir se você realiza otimização de imagens, acesso via HTTPS, que traz mais segurança para quem navega pelo seu site.

E quando a métrica avaliada é o PWA, o Lighthouse leva uma série de itens em consideração, entre elas está o tempo que o site leva para carregar quando acessado via conexões móveis, como 3G.

Além das pontuações, você recebe um relatório que apontará o que precisa ser melhorado em seu site com relação a performance. 

Após avaliar o relatório, é você quem decide quais melhorias devem ser feitas em seu site. Vale salientar que assim, como o Page Speed Insights e o GTmetrix, o relatório contém uma linguagem mais técnica, por isso, você pode precisar de um profissional da área para te ajudar a entender todas as modificações necessárias.

Em caso de dúvidas, você também pode contar com a Yogh, que possui o serviço de Otimização de Performance, onde você terá um equipe de especialistas em WordPress que cuidará de todos os detalhes para que o seu site possa ter um alto desempenho. 

Agora que você já sabe o que é o Google Lighthouse e como funciona sua avaliação, é hora de entender como você pode utilizá-lo.

Como utilizar o Google Lighthouse?

Ficou interessado (a) nesta plataforma e quer saber como utilizá-la? Você pode fazer isso de duas formas: utilizando uma extensão para Google Chrome ou através do seu navegador do Google Chrome.

Utilizando a extensão do Google Chrome

  • Para utilizar a extensão do Google, você deve ter a versão 52 do Chrome ou posterior.
  • Em seguida, instale a extensão do Chrome do Lighthouse
  • Clique no ícone do Lighthouse na barra de ferramentas do Chrome.
  • Se o ícone não aparecer na barra de ferramentas, ele poderá estar oculto no menu principal do Chrome.
  • Após clicar no ícone, você deverá ver um menu.
  • Se você quiser executar somente um subconjunto das auditorias, clique no botão Options e desative as auditorias que não quiser executar. Role para baixo e pressione OK para confirmar as mudanças.
  • Clique no botão Generate Report para executar os testes do Lighthouse na página aberta no momento.
  • Após a conclusão das auditorias, o Lighthouse abre uma nova guia e exibe um relatório com os resultados da página.

Utilizando o seu navegador do Google Chrome

  • Para avaliar seu site usando o seu navegador, é simples. Basta abrir a página que você deseja avaliar, clicar na tecla F12 do seu teclado ou clicar com o lado direito do seu mouse. Após clicar, aparecerá uma pequena aba com uma série de informações. Neste momento, você deve clicar em inspecionar. 
  • Após estes comandos, uma aba repleta de informações irá aparecer em sua página. Para realizar a análise, clique em Lighthouse .
  • Neste ambiente, você pode selecionar quais categorias devem ser avaliadas e se a avaliação deve avaliar a performance do seu site no desktop ou mobile.
  • Após assinalar o que deseja avaliar, clique em Generate Report. Após alguns segundos, o Lighthouse mostrará a pontuação e o relatório de melhorias.

Quer saber mais sobre otimização de performance?

Otimização de Performance é um assunto em alta e que envolve uma série de fatores, otimização de imagens, cache e muito mais. Por isso se você quer saber mais sobre este tema amplo e de extrema importância, que tal conferir o segundo episódio do YoghCast, que tem como tema otimização de performance.

E mais, desta vez, o YoghCast tem um convidado para lá de especial, é ele: Fellyph Cintra, que participou da gravação diretamente de Portugal. 

Para enriquecer esta conversa, ao lado de Fellyph, estiveram a dupla de desenvolvedores da Yogh, André Ribeiro e Arielle Lucca.

Ao longo dos 42 minutos, os convidados explicam o que é otimização de performance para WordPress e revelam quais os principais cuidados que você deve ter ao otimizar o seu site.

Conclusão 

Ao longo deste post, você pôde conhecer mais de perto o Lighthouse, uma ferramenta criada pelo Google para te auxiliar na busca por um site bem otimizado e que ofereça aos seus usuários a melhor experiência em navegação.

Afinal, uma vez que o seu site oferece uma boa experiência de navegação para os seus usuários, mais chances eles têm de se transformarem em um lead ou gerarem excelentes conversões.

Mas e aí, você já tinha ouvido falar nesta ferramenta? Conta para a gente nos comentários!

E se esse post te ajudou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta