Você já ouviu falar no Google Analytics? Com ele, você pode monitorar uma série de informações relacionadas ao seu site, como número de acesso, público-alvo, conteúdos mais acessados e muito mais!
Por isso, neste post você vai entender o que é o Google Analytics, para que ele serve e como você pode ter todos esses recursos em seu site em WordPress ou loja virtual utilizando o plugin Google Analytics Dashboard para WordPress!
O que é o Google Analytics e para que ele serve?
O Google Analytics é uma das ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google. Através dele, você pode ter acesso a informações valiosas sobre como o seu usuário se comporta ao navegar pelo seu site, blog, loja virtual e muito mais e tudo em tempo real, ou seja, você pode ver quem está navegando no site a qualquer hora do dia. Atualmente, o Google Analytics separa as métricas em cinco categorias: Tempo Real, Público-Alvo, Aquisição, Comportamento e Conversões. A partir de agora, você vai conferir mais detalhes sobre as principais funcionalidades desta ferramenta espetacular.
Dados demográficos
Com o Google Analytics, você poderá saber onde o seu público está localizado, o gênero, a idade e seus interesses.
Através destas informações, você conhecerá melhor o seu leitor! E conhecer bem seu público-alvo pode fazer toda a diferença no seu negócio.
Por exemplo: se o público que acessa o seu site reside na região sul do Brasil e é em sua maioria do sexo feminino, você poderá vender produtos mais focados no público feminino e investir em mídia paga que alcance especificamente a região Sul do país.
Apesar do exemplo citar uma loja virtual, você pode usar estas informações a seu favor independentemente do nicho em que está inserido o seu projeto virtual.
Conteúdo
Outra vantagem desta ferramenta que é gratuita é a possibilidade de entender quais conteúdos ou páginas atraem mais a atenção do seu leitor, cliente ou até mesmo usuário.
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Assim, fica muito fácil manter o seu leitor ou usuário envolvido e engajado com o seu conteúdo.
Aliás, se você possui uma loja virtual ou site institucional, pense também na possibilidade de criar um blog. Através de um blog, você pode oferecer mais conteúdos para os seus usuários, melhorar o seu posicionamento no Google e ainda mostrar as vantagens dos seus produtos e serviços para seus clientes e usuários.
Além de verificar quais páginas o seu público mais visita, você também pode verificar quanto tempo o usuário permanece navegando em cada página. Este também é um bom indicativo que pode te ajudar a entender o que o seu público mais gosta de ver em seu WordPress.
Ao analisar todos esses dados, lembre-se também de ficar de olho em como estão os acessos em suas páginas de produtos e serviços ou landing pages. Com eles, você pode planejar o que ainda pode ser melhorado em suas páginas, permitindo que elas atraiam mais tráfego para o seu site.
Tráfego
E por falar em tráfego, o Google Analytics também é capaz de revelar informações valiosíssimas sobre como está o seu tráfego. Através dele, você pode monitorar quantos acessos você teve em seu site em WordPress diariamente, semanalmente, mensalmente e muito mais! Se você puder contar com essa ferramenta durante toda a existência do seu site, você poderá ter dados incríveis sobre o crescimento do seu projeto virtual.
Além da possibilidade de monitorar a quantidade de acessos, você também pode monitorar quais dias e horários o seu site é mais visitado e qual a origem do seu tráfego, se ela é orgânica, oriunda das redes sociais ou e-mail marketing, por exemplo.
Dispositivos
Além dos itens já citados, esta ferramenta também permite que você veja qual dispositivo é o mais utilizado pelos seus usuários na hora de navegar pelo seu site, entre desktop, mobile e tablet.
Estas informações são essenciais, especialmente agora, que o uso de smartphones cresce mais a cada dia. Você pode utilizar estes dados para executar melhorias em seu site, tanto na versão desktop e mobile.
E quando o assunto é mobile, é importante que você saiba que o Google prioriza a exibição de páginas que podem oferecer uma boa experiência para o usuário enquanto navega pela web usando o seu celular.
Quer saber mais sobre este tema? Leia este post: Google Page Experience: seu WordPress já está preparado?
Quais as vantagens de utilizar o Google Analytics em um site?
Além de poder acompanhar todas métricas que foram acima citadas, o que já é uma grande vantagem, pois permite que você conheça melhor o seu público-alvo.
Você pode utilizar todos esses dados para se posicionar melhor no mercado, otimizando a produção de conteúdo, ou seja, você poderá focar na criação de conteúdos e venda de produtos que o seu cliente ou leitor tem real interesse em comprar ou consumir!
O Google Analytics além de permitir que você entenda quais conteúdos são mais relevantes para o seu público pode te ajudar a definir estratégias de marketing digital, que vão além do conteúdo, como criação de anúncios através do Google Ads. Todos estes dados também podem servir de inspiração para que você e sua equipe possam executar melhorias em todo o seu site, sejam elas no layout ou landing pages.
Como posso ter o Google Analytics em um site em WordPress?
Depois de entender o que é o Google Analytics e as vantagens que ele pode oferecer, você deve estar se perguntando: o que eu devo fazer para ter o Google Analytics em meu site?
Uma das formas de você usufruir de todas as vantagens é utilizando plugins. Por isso, a partir de agora, é hora de conhecer as principais funcionalidades do plugin Google Analytics Dashboard para WordPress.
Conhecendo o plugin Google Analytics Dashboard para WordPress
O plugin Google Analytics Dashboard para WordPress é gratuito, está disponível para download no repositório oficial e é um dos plugins mais populares para sites em WordPress. Desenvolvido pela empresa MonsterInsights, ele conta com mais de 3 milhões de instalações ativas e classificação 4,5 de 5 estrelas.
Confira as principais funcionalidades deste plugin:
- O plugin permite que você realize todas as configurações de forma fácil e descomplicada.
- Você pode acompanhar todos os dados do Google Analytics através do seu painel do WordPress. Assim, você acompanha todos os dados em um só lugar.
- Com o plugin Google Analytics Dashboard para WordPress, você pode acompanhar todas as estatísticas em tempo real.
- Ele permite ainda que você rastreie automaticamente os cliques em seus links de afiliados, banners e outros links externos através do recurso de rastreamento de links.
- Através deste plugin, você pode obter estatísticas detalhadas para cada postagem e página, assim fica mais fácil acompanhar quais são as páginas, posts e seções mais populares do seu site.
- O Google Analytics Dashboard para WordPress é compatível com o WooCommerce, ou seja, você pode ter acesso a todos os dados da sua loja virtual com apenas alguns cliques.
- O plugin também permite que você torne o Google Analytics compatível com as leis de proteção de dados, como LGPD e GDPR, assim fica mais fácil evitar que dados sensíveis sobre seus usuários sejam coletados.
- Outra vantagem deste plugin é que ele é compatível com outro plugin bem popular, o Yoast SEO, assim, você consegue combinar as informações do Analytics e SEO em apenas um painel.
- E se você preza pelas métricas relacionadas ao seu site, saiba que este plugin também permite a integração com o Google Search Console.
Gostou das principais funcionalidades? Este plugin possui uma versão PRO com recursos extras que pode ser adquirida a partir de $99 através do site da MonsterInsights.
Conclusão
Ao longo deste post, você pôde conferir mais detalhes sobre as principais funcionalidades do Google Analytics. Com ele, você pode produzir conteúdos mais assertivos e conhecer mais detalhes sobre o seu público-alvo e assim traçar as melhores estratégias para o marketing digital da sua empresa ou loja virtual.
E se você quer saber mais sobre como você pode ter o Google Analytics configurado em seu site, leia este post: Como adicionar o Google Analytics no WordPress.
Além de navegar pelos principais recursos do Google Analytics, você pode conhecer mais de perto o plugin Google Analytics Dashboard para WordPress. Ele é o plugin mais popular do repositório oficial quando o assunto é integração com o Google Analytics e possui duas versões disponíveis: gratuito e PRO.
E se você gostou deste post, aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.