Google Analytics 4: conheça os cuidados que você deve ter ao migrar os dados

O prazo para migrar os dados do seu site para o Google Analytics 4 está acabando! Veja como a mudança afeta seu WordPress e quais os cuidados durante a migração.

Marketing Digital

Atualizado em 27/04/2023

Você utiliza o Google Analytics em seu site? Se você tem um site ou blog em WordPress e costuma monitorar o comportamento dos usuários através do Analytics, você já deve ter recebido um aviso como este: 

“Em 1º de julho de 2023, essa propriedade vai parar de processar dados. A partir de março de 2023, para continuar a medição do site, migre as configurações originais da sua propriedade para uma do Google Analytics 4 (GA4), ou isso será feito por você em uma propriedade atual do GA4, reutilizando as tags atuais do site.”

Pois é, isso mesmo! O Google Analytics vai mudar! A partir de julho de 2023, o Google Analytics Universal como você já conhece se transformará no Google Analytics 4 e essa notícia deixou muitas pessoas de cabelo em pé! Afinal, a gente sabe: mudanças assustam!

Mas para te ajudar a entender melhor toda essa mudança e como se adaptar a este momento, o time de marketing da Yogh preparou um episódio incrível com o tema “Tudo o que você precisa saber sobre o GA4”.

E para abordar esse tema muito importante, pois esta ferramenta pode fazer toda a diferença no seu negócio, uma vez que com os dados você pode entender o comportamento dos usuários, avaliar o desempenho do seu conteúdo, acompanhar o número de conversões e muito mais, o YoghCast contou com a participação de uma convidada super especial.

A mestre dos dados, Eleonora Diniz tirou todas as dúvidas e respondeu todas as perguntas feitas pelas integrantes do time de marketing da Yogh: Ana Liebert e Sandra Peres.

Você pode assistir o podcast completo em vídeo através do canal do YouTube da Yogh. Se preferir, você pode acompanhar o conteúdo em plataformas de áudio como Spotify, Deezer, Amazon Music, Google Podcast e Podtail.

Mas para quem quer saber um pouco do que rolou durante essa conversa, saiba que estamos iniciando uma verdadeira série de conteúdos sobre GA4 para que você possa fazer a migração ou ainda utilizar a plataforma com mais facilidade.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Por isso, neste post você vai aprender:

  • O que é GA4?
  • Quando termina o prazo para realizar a migração do Google Analytics Universal para o GA4?
  • Cuidados que você precisa tomar antes de realizar a migração para o GA4?

O que é o GA4?

O GA4 é a nova versão do Google Analytics e promete transformar a forma como as empresas coletam e analisam dados dos usuários.

Com uma ferramenta mais completa e análises mais avançadas, o GA4 pode ajudar a sua empresa a obter insights valiosos sobre seus clientes.

O Google Analytics 4 foca na privacidade dos dados, de acordo com as tendências dos últimos anos de proteção aos dados dos usuários e de fim dos cookies de terceiros nos navegadores. A ferramenta não depende exclusivamente de cookies e usa um modelo de dados baseado em eventos para medir as ações dos usuários.

Quando termina o prazo para realizar a migração do Google Analytics Universal para o GA4?

O prazo final é 1 de julho de 2023, isso significa que os profissionais de marketing terão que se adaptar novamente para acompanhar e agir sobre o comportamento do público o quanto antes.

Embora o Google esteja forçando a migração do UA para o GA4, esperar muito para começar pode resultar na perda de acesso aos dados históricos da web. 

Sem contar que vai levar mais tempo para você se adaptar às mudanças e entender como funcionará a plataforma.

É importante lembrar que todas as empresas terão que migrar do Universal Analytics (GA3) para o GA4. Por isso, no próximo tópico, você irá conferir 03 dicas para tornar mais leve esse processo de migração de dados e métricas.

03 cuidados que você precisa ter ao migrar seu site para o GA4

Analise todas as métricas definidas

O GA4 está mais moderno e conta com uma tecnologia mais avançada, mas no entanto, há mudanças entre ambas as versões. 

Além disso, ao migrar seu site para o GA4, as suas métricas se transformarão em eventos e você precisará configurá-las.

Por isso, é importante que você olhe para todas as suas métricas, relatórios e dados relevantes que estão disponíveis em sua versão atual. 

Se possível, anote em um documento todos os dados e informações que você gostaria de seguir acompanhando no Google Analytics 4.

Por fim, faça capturas de tela de páginas essenciais para o seu negócio digital. Inclusive, aproveite esse momento para avaliar também as métricas e dados que podem ser removidos.

Desta forma, após a migração, ficará mais fácil configurar métricas, organizar relatórios e informações se você já estiver com todas as prioridades listadas.

Visite a Central de Ajuda do Google 

O Google é uma verdadeira enciclopédia, não somente para quem usa a busca no navegador ou aplicativo, mas também para quem deseja saber mais sobre suas atualizações ou funcionalidades.

E como de costume, o novo assusta e você pode estar preocupado, apreensivo com relação às novas mudanças. 

Até mesmo se sentindo travado com tudo isso, perdido e se perguntando: por onde eu começo? 

Nós entendemos e por isso, uma das dicas para te ajudar neste processo é: leia todos os arquivos disponíveis na Central de Ajuda do Google.

Por lá, você descobrirá mais a fundo todas as mudanças e como elas podem impactar na forma como você captura todos os dados.

E se possível não demore para começar o processo de migração. O prazo final para quem possui versões gratuitas do Google Analytics realizar as migrações está acabando.

Lembre-se que apesar das dificuldades em se adaptar às mudanças, os benefícios de utilizar essa ferramenta são infinitamente maiores.

Fique atento às métricas 

Se você já está passando pelo processo de migração e configuração de todos os eventos e criação de relatórios.

É importante que após a conclusão de todos os ajustes, você fique atento às métricas e funcionamento do Google Analytics 4.

Às vezes podem ocorrer problemas durante toda essa configuração, por isso é essencial que você esteja atento nos primeiros dias após a migração, assim será possível realizar ajustes de maneira mais rápida para que a coleta de dados se torne mais eficiente.

Leia também: 9 ferramentas do Google para posicionar melhor seu site na web.

Conclusão 

Ao longo deste post, você pode ter suas primeiras impressões sobre o que é o GA4, como ele impacta no seu WordPress e como evitar dores de cabeça durante a migração.

Se puder, a nossa recomendação é que você assista ao episódio completo do YoghCast com Eleonora Diniz, pois você terá um panorama ainda mais completo sobre essa ferramenta.

Mas se você tem apenas alguns minutos do seu dia disponível, saiba que estamos preparando uma série de conteúdos incríveis sobre Google Analytics 4 para que essa mudança possa ser feita de forma tranquila.

Para acompanhar mais de perto todos os conteúdos, se inscreva em nossa newsletters no banner abaixo. Assim, você receberá os conteúdos com mais exclusividade diretamente em seu e-mail.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta