Neste mês de fevereiro de 2021, você confere uma série de dicas incríveis para ganhar dinheiro usando a plataforma de CMS mais popular do mercado: o WordPress. Na última semana, você pode conferir um post recheado de dicas para você criar uma loja virtual e ganhar dinheiro com o WordPress. Já a dica desta semana é: venda cursos online.
Essa forma de ensino tem se tornado mais popular a cada dia que passa. Afinal, durante a pandemia, o uso da internet se tornou ainda mais fundamental.
As pessoas usam a internet para trabalhar na modalidade home office ou para se comunicar com amigos e familiares. Através dela também é possível fazer compras e receber os produtos no conforto do seu lar, e mais, estudar sem precisar sair de casa.
A possibilidade de estudar quando e onde quiser é o que tem chamado a atenção de quem quer melhorar o seu currículo sem precisar se deslocar para um ambiente escolar.
Por isso, investir na venda de cursos online pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro com o WordPress.
Mas antes de você colocar as suas mãos no dinheiro, é preciso estar atento a algumas questões.
Planejamento
Antes de mais nada, é importante que você faça todo o planejamento referente ao curso que você deseja vender, como por exemplo:
- Qual será o tema do seu curso?
- Será ao vivo ou gravado?
- Haverá testes para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos?
- O curso será ministrado por uma ou mais pessoas?
Estas são algumas das perguntas que você deve responder antes de começar a criar seu site e divulgar seus cursos para as pessoas.
Otimize seu tempo ao escolher um bom plugin
Agora que você já sabe qual será o tema do seu curso e como pretende desenvolvê-lo, é hora de escolher um plugin que será seu aliado na criação deste curso.
Quem já é usuário do WordPress, sabe que existem dezenas de plugins que podem turbinar um site em WordPress ou loja virtual WooCommerce. Quando o assunto é educação, o plugin Sensei pode te ajudar.
Este plugin foi desenvolvido pela Automattic e está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Com ele, você pode criar um curso com diversos módulos e ainda emitir o certificado de conclusão de curso. Em cada módulo, é possível incluir vídeos, textos e muito mais.
Além disso, com o plugin Sensei, você pode avaliar seus alunos através de testes de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, por exemplo.
O plugin também é compatível com o WooCommerce, o que significa que você poderá utilizar a loja virtual do WordPress para cobrar pelos cursos oferecidos.
Quer saber mais sobre este plugin? Leia este artigo que preparamos para você: Plugin Sensei: o que é e o que tem de novo
Tenha uma bom ambiente para gravações
1,2,3.. Gravando! Pois é, antes de dar o pontapé inicial, é importante que você tenha um bom ambiente para realizar as gravações. Você deve estar se perguntando: é preciso investir muito para ter um bom ambiente? A resposta é não! Escolha um ambiente bem iluminado e silencioso, longe de ruídos.
A iluminação, por sua vez, pode ser a luz natural. Caso as gravações sejam realizadas à noite, você pode contar com o auxílio de um abajur para melhorar a iluminação, por exemplo. Paredes em tons claros também podem melhorar a luminosidade, pois refletem a luz. No entanto, se o fundo é claro, evite roupas claras.
Já o som, escolha um ambiente silencioso para gravar. Se não puder escolher um ambiente específico, evite gravar em momentos em que os ruídos são mais altos. Se possível, invista em microfones de lapela.
Invista em materiais de apoio
Ofereça materiais de apoio para os seus alunos para que eles possam aprender mais de formas variadas. Você pode utilizar imagens, textos, vídeos complementares ou até mesmo preparar um e-book para que os alunos tenham acesso a mais conteúdos. Dependendo do curso oferecido, você pode indicar músicas e filmes para que os seus alunos possam fixar o conhecimento.
Além dos materiais já citados, você também pode criar um blog em seu site em WordPress. Neste ambiente, aproveite para divulgar artigos relacionados ao tema do curso oferecido. Os artigos podem servir como material complementar para os seus alunos, bem como para atrair novas pessoas que estão em busca de cursos profissionalizantes.
Mantenha o contato com os alunos
Dê fim na distância com um clique! Você pode utilizar o telefone, e-mail, formulários de contato, chat, WhatsApp e redes sociais para ficar mais próximo dos seus alunos.
Assim, é possível acompanhar de perto a evolução dos seus alunos e também sanar as dúvidas que possam surgir ao longo do curso.
Invista em divulgação
Atualmente há inúmeras formas de divulgar seus produtos e serviços na internet. De forma orgânica, você pode apostar nas redes sociais para divulgar os cursos. Além das redes sociais, é possível utilizar o e-mail marketing.
Se você tiver disponibilidade, é possível divulgar seus cursos através de posts patrocinados em redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo.
Outra ferramenta que pode alavancar o seu negócio é o Google AdWords. Com ele, você pode anunciar no Google, o que permite que as pessoas encontrem a sua empresa com mais facilidade.
Mas, você também pode divulgar os seus cursos em jornais, rádios e televisão, por exemplo.
Utilize depoimentos para atrair novos alunos para os cursos online
Você pode usar depoimentos de alunos que já concluíram um ou mais cursos oferecidos pela sua empresa. O depoimento de um aluno e cliente satisfeito pode atrair o olhar de outras pessoas que também são alunos em potencial.
Estes depoimentos trazem notoriedade e credibilidade para sua marca. Você pode divulgar os depoimentos em seu site e também nas suas redes sociais para atrair mais alunos para os seus cursos.
Crie promoções e descontos
Todo mundo ama promoções e descontos, não é mesmo? Por isso, esta pode ser uma boa estratégia para divulgar seus produtos e gerar mais conversões.
Vai lançar um novo curso? Que tal aproveitar este momento para criar uma nova promoção ou oferecer descontos?
Confira alguns exemplos:
- 10% de desconto para quem se inscrever no dia do lançamento.
- Indique um amigo e ganhe desconto.
- Compre o curso X e ganhe desconto na compra do curso Y.
Além das promoções, gere senso de urgência e escassez, como:
- Inscrições limitadas!
- Últimas vagas!
- Você tem apenas 24h para se inscrever no curso X!
Assim, você estimulará seus potenciais clientes a comprarem seus produtos e serviços no momento em que estão vendo o anúncio.
Conclusão
Ao longo deste artigo, você pôde conferir dicas para criar cursos online e ganhar dinheiro com o WordPress. Além de conhecer um plugin que pode te ajudar neste processo, você também teve acesso a dicas de marketing digital para atrair alunos para os seus cursos.
Se você já tem um site em WordPress, basta instalar um plugin para dar início a criação dos seus cursos online. Agora, se você ainda não tem um site em WordPress, nós podemos te ajudar!
A Yogh lançou recentemente o Curso Online Grátis: Criando seu site em WordPress sem programar. São 06 aulas, totalizando 120 minutos, para você ver e rever quantas vezes quiser, de onde quiser.
Além de assistir ao curso online, você também poderá fazer o download de um e-book totalmente gratuito para consultar qualquer informação sempre que precisar.
Ficou interessado? Clique aqui e inscreva-se!
E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender formas de ganhar dinheiro com o WordPress.
Até a próxima!