O boleto sem registro está com seus dias contados. Sim, essa forma de pagamento disponibilizada pela maioria das lojas virtuais não será mais permitida a partir de Janeiro de 2017.
Se você possui um e-commerce, este artigo é para você com toda a certeza. Trouxemos de forma bem prática os pontos principais que você precisa compreender sobre o fim do boleto sem registro. Neste artigo você vai saber:
- O que é o boleto sem registro e porquê ele chegou ao fim;
- Qual a diferença entre o boleto sem registro e registrado;
- O que significa esta nova configuração de pagamento para as lojas virtuais.
Então, vamos lá, porque janeiro está quase aí!
[Confira mais informações sobre o boleto sem registro neste artigo aqui]
O que é o boleto sem registro?
Boleto sem registro, também chamado de boleto simples, é uma das formas de pagamento mais oferecidas por e-commerce aos seus clientes.
A opção popular entre os lojistas virtuais se dá por diversos motivos, mas é possível compreender que o principal deles é a praticidade e o custo.
Os boletos sem registro não são acompanhados por uma instituição financeira e com isto possuem menos taxas ao longo do processo de pagamento. Também permitem a emissão de novos títulos sem burocracia.
Por que o boleto sem registro chegou ao fim?
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou em 2015 o projeto Nova Plataforma de Cobrança. Como parte do projeto foi estabelecido o fim do boleto sem registro. O objetivo é que o mercado de pagamento seja mais transparente.
A partir de dados divulgados pela Febraban, no Brasil, aproximadamente 3,6 bilhões de boletos são emitidos anualmente, e deste número, 40% são sem registro.
Como já falado aqui a regra será aplicada em Janeiro de 2017. Ou seja: as lojas virtuais precisam se adequar a nova regulamentação de pagamento. Então, se você tem uma loja WooCommerce, por exemplo, você precisa estar atento!
Com esta regra, os bancos também diminuem o prejuízo vindos de fraudes com boletos deste tipo. A matemática é simples: sem boleto, sem prejuízo. A alteração do número de códigos de barras e desvio do pagamento para outra conta, feitos virtualmente, é uma das principais formas que pessoas mal intencionadas utilizam para fraudar os boletos sem registro.
Qual a diferença entre o boleto sem registro e o boleto registrado?
Como já falamos aqui, o boleto sem registro possui menos taxas e com isso, menos burocracia. O banco só identifica o boleto a partir do pagamento efetuado através dele, desta forma só boletos pagos geram a taxa cobrada pelo banco.
O boleto registrado, por outro lado, possui algumas exigências. Qualquer modificação deve ser repassada ao banco que lança todas as informações no sistema.
Desta forma, com o boleto registrado há um acompanhamento detalhado das transações. O boleto com registro é mais seguro tanto para a empresa como para o cliente.
Desde o momento em que o boleto é gerado, o banco identifica a existência dele, geralmente, havendo a cobrança da taxa pela geração.
O que o fim do boleto sem registro significa para sua loja WooCommerce?
Não é porque o boleto sem registro chegou ao fim que a forma de pagamento por boleto também chegou. As lojas virtuais que oferecem a opção de pagamento por boleto devem estar cientes que esta forma só será permitida se for por boleto registrado.
Então só basta fazer a transição de boleto sem registro para boleto registrado?
Basicamente, sim. Ao menos, esta é uma das alternativas. A opção de boleto registrado tem sua vantagem, mas também tem lá suas desvantagens especificamente para e-commerce.
Para registrar boleto é obrigatório constar o CPF ou CNPJ do pagador tanto no documento de cobrança como no registro bancário pela internet.
Como já falamos aqui, o boleto registrado é mais seguro por todas as informações cadastrais que requer para ser emitido.
A desvantagem aqui para os e-commerce são as taxas cobradas pelo banco: taxa por inclusão de boleto (independente se ele for pago ou não), taxa por pagamento em atraso, taxa por liquidação, taxa por baixa manual de boleto não pago e assim por diante.
WooCommerce – Como sua loja virtual pode se adequar ao fim do boleto sem registro
Então, o que fazer agora que o boleto sem registro está prestes a deixar de existir? Você tem algumas opções em seu WooCommerce.
Se o boleto registrado se tornar uma opção cara demais para seu comércio eletrônico, um das alternativas é também oferecer as alternativas de pagamento como: cartão de crédito e cartão de débito.
Além disso, o WooCommerce possui, como extensão, outras opções de gateway de pagamento que fornecem geração de boleto. Vamos ver algumas delas:
Nestas opções as taxas são menores se comparadas ao banco.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer o que significa o fim do boleto sem registro!
Gostou desse artigo? Deixe um comentário!