O Google está presente na vida das pessoas todos os dias. Você nem percebe, mas quando vê está utilizando o e-mail para se comunicar com pessoas e empresas, utilizando o Google Maps para chegar ao seu destino ou consumindo conteúdos diversos no YouTube.
Independente se você tem ou não um site na web, você utiliza as ferramentas do Google. Mas se você tem um site em WordPress ou loja virtual WooCommerce, as ferramentas do Google podem ser sua aliada na hora de posicionar melhor seu site na web.
Por isso, neste post, você vai conhecer detalhadamente uma série de ferramentas que vai ajudar você e seu time de marketing a turbinar seu WordPress ou loja virtual.
Google Analytics
A primeira ferramenta é talvez uma das mais importantes desta lista. Com o Google Analytics, é possível entender o comportamento do usuário desde o momento em que ele passa a navegar em seu WordPress.
Atualmente, o Google Analytics separa as métricas em cinco categorias: Tempo Real, Público-Alvo, Aquisição, Comportamento e Conversões.
Através desta ferramenta gratuita, você consegue saber até mesmo onde estão localizados os usuários, sua idade e gênero.
Além disso, a ferramenta ainda lista as páginas que recebem mais acessos e também as que despertam menos interesse dos seus leitores. Por fim, também é possível acompanhar o tráfego e as conversões em tempo real e também quais são os dispositivos que os usuários estão utilizando para navegar em seu website.
Todos esses dados podem ser seus aliados na hora de produzir conteúdos que convertem, elaborar novas campanhas ou ainda entender quais produtos chamam mais a atenção dos seus clientes.
Se você ainda não utiliza essa ferramenta, aproveite para ler o post sobre: Como adicionar o Google Analytics no WordPress.
Google Search Console
O Google Search Console também é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Com ele, ficará mais fácil para você monitorar problemas relacionados a indexação das suas páginas no Google.
Nesta ferramenta, você também pode acompanhar dados que revelam como está o desempenho das suas páginas na web e as principais consultas. Ao analisar estes dados, você poderá produzir conteúdos mais atrativos para o seu público.
Além disso, você pode também pode conferir um relatório de experiência das suas páginas, as principais métricas da web e se o site é compatível com dispositivos móveis.
Google Meu Negócio
Assim como o seu site, o Google Meu Negócio é também a vitrine virtual do seu negócio. É através desta ferramenta gratuita que você pode mostrar aos seus potenciais clientes os principais dados da sua empresa, como horário de funcionamento, localização, número de telefone para contato.
Através do Google Meu Negócio, você pode informar as opções de serviço, o link do seu site e ainda incluir fotos e publicações. Tudo isso para que ao encontrar você no Google pela primeira vez, o seu cliente tenha uma boa primeira impressão.
É também neste ambiente que o Google exibe as avaliações deixadas pelos seus clientes. A opinião deixada neste espaço pode ajudar a fortalecer a sua marca, pois gera credibilidade.
Google Maps
O Google Maps é outra ferramenta que pode ajudar as pessoas a encontrarem a sua empresa!
Se você tem um site para divulgar o seu negócio local, o Google Maps pode ser seu aliado. Além de divulgar o seu endereço no Google Maps, você pode incluir o mapa da empresa nas páginas do seu WordPress.
Você pode fazer isso através de plugins como WP Go Maps, que possui mais de 400 mil instalações ativas e permite adicionar mapa, criar marcadores e muito mais.
Google Ads
Se você tem um bom site e bons produtos ou serviços , é claro que você quer ser visto, não é mesmo? O Google Ads é uma ferramenta do Google onde você pode criar campanhas para atrair mais leads e aumentar suas conversões através de anúncios, que podem ser de texto, por exemplo.
No entanto, diferente das ferramentas do Google citadas anteriormente, para utilizar o Google Ads é preciso investir um determinado valor que varia de acordo com os objetivos da sua campanha e o orçamento disponível para investir em anúncios.
Google Trends
O Google Trends é a quarta ferramenta deste post e é ideal para quem produz conteúdo para a internet, mas também pode fazer a diferença no dia a dia de quem possui uma loja virtual. Isso porque com essa ferramenta você pode ver quais assuntos estão em alta no Brasil e no mundo.
De forma gratuita, além de acompanhar os assuntos mais comentados pelos usuários, você pode pesquisar palavras-chaves que estão relacionadas ao seu negócio. Ao pesquisar as palavras, é possível ter uma série de insights que podem te ajudar a planejar novos conteúdos ou até mesmo vender novos produtos.
YouTube
O YouTube é uma ferramenta gratuita que está presente no dia a dia das pessoas. Por lá, as pessoas podem assistir vídeos, shorts, ouvir músicas e muito mais. Além de prestigiar seus canais favoritos, você também pode criar um canal no YouTube gratuitamente, publicar vídeos e alavancar o seu site WordPress. Afinal, o vídeo é uma excelente forma de tornar o seu conteúdo mais atrativo e dinâmico.
E mais, ao conquistar 1000 inscritos e 4.000 horas de exibição, o seu canal pode ser monetizado, ou seja, você pode ganhar dinheiro publicando os seus vídeos.
Quer saber como incorporar vídeo no seu WordPress? Clique aqui e confira um artigo repleto de dicas para você.
Google Page Speed Insights
Como está a velocidade do seu site? Desenvolvido pelo Google, o PageSpeed Insights tem como objetivo revelar para o usuário o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. Ao final da consulta, ele sugere inúmeras ações que podem ser feitas para aprimorar a página.
O PageSpeed Insights avalia cada página com base em práticas comuns recomendadas para melhorar o desempenho. Dentre os itens avaliados, há o tempo de carregamento da página inteira, ou seja, é feito o cálculo sobre o tempo que é levado após o usuário solicitar a abertura de uma nova página até o momento em que ela é totalmente processada pelo navegador.
Estes itens avaliados também fazem parte do Core Web Vitals, que são métricas que visam medir a experiência do usuário.
Quer saber mais sobre como funciona a avaliação desta ferramenta? Confira o artigo: Nova versão do PageSpeed Insights é lançada.
Google Mobile-Friendly Test
Hoje, ao sair em público, é só olhar para o lado e você verá alguém navegando pela internet utilizando o celular. É por isso que ao projetar um novo site ou pensar em melhorias para o seu site é importantíssimo considerar a versão mobile.
Se o seu site não está pronto para ser acessado através de dispositivos móveis, o seu tráfego pode diminuir e consequentemente reduzir suas chances de gerar leads e conversões.
Para saber se suas páginas são compatíveis com dispositivos móveis, você pode utilizar a página do Google Mobile-Friendly Test. Após carregar a página de teste, basta inserir a URL que você deseja testar. Em seguida, ele avaliará se sua página é compatível ou não.
Conclusão
Ao longo deste post, você pode conhecer mais de perto 9 ferramentas do Google para turbinar seu site em WordPress.
Esperamos que com essas dicas de ferramentas do Google, você consiga:
- Entender melhor o seu público-alvo
- Proporcionar uma melhor experiência de navegação para o seus usuários
- Produzir um conteúdo mais atrativo
- Conquistar mais leads e gerar mais conversões
Então, se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.
Até a próxima!