Se você é programador, com certeza, já está bem familiarizado com o PHP. Mas se você faz parte do time que não trabalha com desenvolvimento de site, mas navega pela internet com frequência, com certeza, já acessou um site que utiliza o PHP como linguagem de programação em seu backend.
E por ser uma linguagem tão popular e que faz a diferença no mundo da programação, neste post, você vai entender melhor o que é essa tecnologia e como estão as estatísticas de uso desta linguagem de programação em todo o mundo.
O que é PHP e para que ele serve?
O PHP foi criado em 1994 pelo programador dinamarquês, Rasmus Lerdorf. Na época, Rasmus utilizou a versão prematura do PHP para monitorar o tráfego de acessos que ele recebia em seu site particular. Mas de uma simples necessidade, surgiu uma grande tecnologia.
Com o passar dos anos, ele foi aprimorando esta tecnologia, o que fez com que o PHP se tornasse o que é hoje: uma linguagem de script open source – código aberto – que é muito utilizada para o desenvolvimento web. Inclusive, o WordPress, que é o CMS mais popular do mundo, utiliza o PHP em seu backend, incrível não é mesmo?
Através desta linguagem é possível criar sites dinâmicos, aplicativos para celular e muito mais.
Atualmente, o PHP está na versão 8.0. A última versão foi lançada em novembro de 2020 e trouxe uma série de recursos poderosos e melhorias de linguagem! Se você ainda não sabe quais são as novidades desta última versão, clique aqui e confira um post recheado de informações!
PHP: a linguagem de programação mais popular
Atualmente, quando o assunto é sites que utilizam linguagem de programação em seu backend, o PHP é líder! 79,1% dos sites disponíveis na internet utilizam o PHP como linguagem de programação! Os dados são do site W3Techs, empresa responsável por monitorar o uso de tecnologias na web.
Em segundo lugar está o ASP.NET com 8,4%. Em terceiro lugar, mas não muito distante, com apenas 5%, está Ruby. Em penúltimo lugar, está a tecnologia Java com 3,6 e com 2%, ocupando o último lugar está a linguagem Scala.
Como você pode ver, o PHP é mesmo líder absoluto!
67,2% dos sites ainda utilizam o PHP 7
O PHP 8.0 já está disponível para download, mas no entanto ainda não é a versão mais utilizada atualmente.
Em primeiro lugar, está a versão do PHP 7, onde 67,2% dos sites utilizam esta versão ou variações dela. O PHP 5 está em segundo lugar com 31,8%. E somente em terceiro lugar, está o PHP 8, com 0,8%. Em penúltimo lugar está o PHP 4 com 0,2% e por fim, ainda há menos de 0,1% que ainda utilizam o PHP 3.
O WordPress já é compatível com o PHP 8?
Sim, atualmente o WordPress já é compatível com a última versão do WordPress, inclusive a Yogh já utiliza o PHP 8 em seus planos de hospedagem.
No entanto, é importante que antes de atualizar o seu PHP é importante que você entre em contato com o seu serviço de suporte ou hospedagem para garantir que não haja nenhum problema grave durante a atualização, afinal, nem sempre todos os temas e plugins ou até mesmo a versão do WordPress utilizada em seu site pode ser compatível com a nova versão!
E lembre-se, antes de qualquer atualização, faça um backup para garantir que não ocorram perdas de dados.
Conclusão
Ao longo deste post, você pode conferir detalhadamente as estatísticas de uso da linguagem de programação PHP. Mas agora nós queremos saber: qual versão do PHP você utiliza em seu site? Conta para a gente nos comentários.
E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Até a próxima!