Quer saber como escolher a palavra-chave certa para SEO de seu site WordPress? Então, você está no lugar certo!
No artigo de hoje vamos ver o que você deve fazer para acertar no uso de palavras-chaves em seu conteúdo!
Vamos lá?
O que é pesquisa de palavra-chave?
De forma bem prática a pesquisa de palavra-chave é o processo de encontrar a palavra-chave certa para o seu site.
São as palavras-chaves e frases chaves que seu público-alvo está ativamente procurando nos mecanismos de busca.
Parece simples, certo? A pesquisa de palavra-chave é uma das mais importantes e valiosas atividades que você pode (e deve) fazer. Sem ela, não há SEO.
A pesquisa de palavra-chave determina a estrutura do seu site, as páginas que você cria e o tipo de conteúdo que você publica.
Utilizar as palavras-chaves certas está diretamente relacionado com a forma como você é buscado na internet e assim, tem a ver com o tráfego, vendas e leads de seu site.
Além disso, a pesquisa de palavra-chave te permite aprender mais sobre seu público-alvo. As pessoas são bastante específicas em suas buscas no Google.
Se você consegue aprender mais, você pode entender seus clientes em um nível mais profundo.
Dessa maneira você é capaz de identificar os medos, esperanças, sonhos, ganhar a confiança e transformar eles em seus assinantes, clientes e compradores.
Como achar a palavra-chave certa para o SEO de seu WordPress
Você pode usar o Planejador de Palavras-Chaves do Google. Por meio dele, você vai descobrir ideias de palavras-chaves que são relacionadas ao seu conteúdo.
Por exemplo: Se você coloca “dicas de saúde” aparecerá “dicas de saúde para mulheres”.
Mas a ferramenta pode deixar algumas palavras-chaves importantes de fora já que não possuem a palavra-chave inicial que você inseriu.
Então, antes de você utilizar uma ferramenta – como o Planejador – é bom você seguir alguns passos para se preparar:
1. Brainstorm
Vamos falar sobre algumas ferramentas que estão aí para auxiliar você a encontrar quais palavras-chaves melhor se encaixam ao seu site. Porém, as ferramentas tem muito a ver com que tipo de informação que você insere.
Por isso, é importante que você pense antes de começar a utilizar qualquer ferramenta de palavras-chaves.
É importante que você tenha uma ideia clara sobre a direção que você quer levar sua pesquisa de palavra-chave. Por esta razão o primeiro passo é fazer um brainstorm.
Siga os seguintes passos:
Defina a missão do seu site
Para achar a palavra-chave certa para seu site WordPress, você precisa primeiro saber qual é o objetivo ou missão do seu site.
O que você promete aos seus leitores? Quais perguntas seu conteúdo responde?
Saber isto é importante para que você defina as palavras-chaves iniciais e termos de busca.
Crie perfis de compradores
Depois de definir sua missão ou objetivo, é hora de dar uma olhada em seu público-alvo.
Uma boa forma de fazer isto é criar um perfil de seus compradores. Assim você pode começar a entender melhor seu público-alvo em um nível pessoal e tentar ver o mundo por meio dos olhos deles.
Confira sites semelhantes ao seu
Especialmente para marketing de conteúdo conferir sites que tem a mesma área de atuação que o seu é muito bom para verificar que tipo de palavras-chaves eles tem utilizado.
Faça uma lista de palavras-chaves iniciais
Também crie uma lista de palavras-chaves para começar.
Escreva o máximo de termos de busca possíveis que você compreenda que se encaixam com aquilo que seu site oferece.
Agora que você investiu tempo para pensar em todos estes tópicos está na hora de passar para as ferramentas.
2. Use ferramentas de pesquisa para palavras-chaves
Com a lista de palavras-chaves iniciais na mão, a próxima etapa é expandir esta seleção.
Neste momento, é uma boa ideia colocar as palavras-chaves em um documento porque daqui a pouco você terá bastante informação graças as dicas de ferramentas básicas abaixo:
Planejador de Palavras-chaves do Google
Esta é a primeira ferramenta que os usuários recorrem para pesquisar palavras-chaves.
Esta ferramenta ajuda você a encontrar novas palavras-chaves e palavras-chaves relacionadas. É bem útil para te dar novas ideias.
A única desvantagem aqui é que a ferramenta não é muito boa para encontrar palavras-chaves relacionadas específicas.
Google Trends
Ótima ferramenta para comparar tráfego para diferentes tipos de palavras-chaves, popularidade em diferentes regiões geográficas e a temporalidade de certas palavras-chaves.
Ainda, o mais importante sobre o Google Trends é que ele consegue dizer se a palavra-chave está crescendo ou diminuindo.
Também dá a você buscas relacionadas a sua palavra-chave.
Google Search Console
Antes conhecido como Google Webmaster Tools, com esta ferramenta é possível descobrir quais termos de busca seu site está sendo buscados e também, por quais ele não está sendo posicionado tão bem.
3. Avalie a intenção comercial
Quais as palavras-chaves que você deve escolher?
A resposta mais óbvia para esta pergunta são aquelas que tem maior volume de buscas. Afinal, é o tráfego que faz toda a diferença!
Tráfego específico é o que você deve prestar atenção.
A situação é que você não quer que as pessoas simplesmente passem pelo seu site e depois saiam. Ao invés, você quer que eles tomem algum tipo de ação. Seja ir até a lista de e-mail ou façam uma compra.
A melhor maneira de julgar isto é dar uma olhada na intenção comercial atrás das palavras-chaves que você está usando.
A intenção comercial significa a prontidão de alguém para fazer uma compra. Então o ideal é buscar por palavras-chaves que tenham uma alta intenção comercial.
Para conseguir isto, você pode dividir suas palavras-chaves em diversas categorias:
Palavras-chaves para comprar agora
Isto incluem palavras como “compre”, “cupom”, “desconto”. Palavras-chaves como esta são usadas por pessoas que estão prontas para fazer uma compra!
Palavras-chaves de produto
São frases chaves que indicam as pessoas que buscam por avaliação de produtos ou produtos específicos.
Usuários que utilizam este tipo de palavra-chave já tem alguma ideia do que comprar e querem mais informações a respeito.
Palavras-chaves para informação
Estas são normalmente as palavras como “como fazer”, “melhor…” que as pessoas usam para fazer comparações ou ter uma visão geral do produto ou do serviço.
Este tipo de comprador ainda está na fase inicial do ciclo de compras.
Palavras-chaves de vitrine
Normalmente são palavras usadas por pessoas que procuram por “gratuito”, “download”. Em sua maioria compradores de vitrine que estão coletando informações para uma compra em potencial no futuro.
Para escolher o tipo de palavra-chave certa, escolha as que possuam maior intenção comercial. Procure pelas palavras-chaves para comprar agora e palavras-chaves de produto.
4. Avalie a competição
Depois que você encontrar um número significativo de palavras-chaves com intenção comercial alta, é hora de olhar para a competição.
Se uma palavra-chave é popular e comercialmente viável, as chances são que outras pessoas também estão tentando ganhar posicionamento com elas.
Para analisar a competição, é necessário olhar os sites que aparecem na primeira página do Google, por exemplo.
Há maneiras bem técnicas de julgar competição.
Mas se você não quiser ir tão profundo, uma boa regra é olhar os resultados de busca do Google e avaliar se você pode ou não criar algo melhor do que as páginas que já estão entre as primeiras 10.
Por exemplo:
Se os primeiros resultados são posts de blog superficiais e você entende que consegue fazer melhor ao criar um conteúdo mais aprofundado, vá em frente!
Outro bom sinal é se os resultados estiverem lotados com páginas do Respostas Yahoo, WordPress.Com, Blogge. Neste caso, você tem uma boa chance de chegar ao topo com uma página bem otimizada, de alta qualidade e dedicada.
Conclusão
Passar pelo processo de pesquisar pelas palavras-chaves é essencial para que você possa aplicar as melhores palavras-chaves para seu SEO.
Utilize essas dicas e otimize seu SEO com palavras-chaves certas, específicas e eficientes!
Texto traduzido e modificado: How to find the right keywords for your site